Recommended Posts

Publicado

boas

queria fazer uma pergunta e saber a vossa opniao, se calhar fiz asneira :

comprei um medidor de ph digital, no EBAY, ficou barato, mas so depois vi quando ja tinha comprado,

aquilo é preciso fazer a calibração do ph com 2 liquidos e nao vem com eles, consigo cá

comprar isso, ou é especifico da marca ?

Publicado: (editado)
boas

queria fazer uma pergunta e saber a vossa opniao, se calhar fiz asneira :

comprei um medidor de ph digital, no EBAY, ficou barato, mas so depois vi quando ja tinha comprado,

aquilo é preciso fazer a calibração do ph com 2 liquidos e nao vem com eles, consigo cá

Boas!

Não tem de ser da marca. No fundo basta ter o pH que deve (é um buffer. Para o que nós queremos até nem tem de ser muito rigoroso basicamente aquilo tem um pH, o aparelho lê uma diferença de potencial no eléctrodo e tem de saber qual o valor de pH que vai apresentar no display...)

Certamente que o deves encontrar por aí. (até se podem fazer "aproximações", mas não sei se vale a pena).

Só para ficares a conhecer melhor, vê aqui

depois é uma questão de procurares onde se vende - ou que alguém te deixe "mergulhar" o eléctrodo numa solução com pH próximo...

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Boas,

Eu tenho uma caneta de medição e para a calibrar só utilizo um líquido calibrador (pH 7.0). Se utilizares dois buffers para fazer a calibração, por exemplo, 4.0 e 7.0, certamente que os resultados dentro deste intervalo vão ser mais fiáveis, mas com apenas 1 já consegues ter resultados.

Tens aqui um exemplo: iks calibration liquids ph; na Aquaristic tens lá mais opções. Para quiseres arranjar isto por cá, penso que em qualquer loja de aquariofilia minimamente especializada encontras à venda (ainda na semana passada os vi à venda em Setúbal na Aquarioreef, mas não sei o preço...).

... ou que alguém te deixe "mergulhar" o eléctrodo numa solução com pH próximo...

Deve-se calibrar regularmente o medidor (as intruções da minha caneta recomendam calibrar a cada 10 utilizações ou quinzenalmente), por isso, a opção de arranjar alguém que "empreste" só é viável se for o vizinho do lado... :crazyeyes:

Publicado:
Boas,

Eu tenho uma caneta de medição e para a calibrar só utilizo um líquido calibrador (pH 7.0). Se utilizares dois buffers para fazer a calibração, por exemplo, 4.0 e 7.0, certamente que os resultados dentro deste intervalo vão ser mais fiáveis, mas com apenas 1 já consegues ter resultados.

Tens aqui um exemplo: iks calibration liquids ph; na Aquaristic tens lá mais opções. Para quiseres arranjar isto por cá, penso que em qualquer loja de aquariofilia minimamente especializada encontras à venda (ainda na semana passada os vi à venda em Setúbal na Aquarioreef, mas não sei o preço...).

Deve-se calibrar regularmente o medidor (as intruções da minha caneta recomendam calibrar a cada 10 utilizações ou quinzenalmente), por isso, a opção de arranjar alguém que "empreste" só é viável se for o vizinho do lado... :crazyeyes:

Boas Jorge.

Desconheço o modo de funcionamento da tua caneta, pois trabalho essencialmente com eléctrodos "não portáteis". No entanto, os aparelhos com os quais tenho trabalhado exigem sempre dois pontos de calibração. Se estamos a medir na zona ácida, calibramos com pH=4 e pH=7 (mais ou menos isto) e se é na zona básica com 7 e 9. Isto porque o "software" do aparelho tem de possuir dois pontos de referência, para fazer o ajuste da recta e estimar os restantes valores proporcionalmente. (o aparelho mede aquilo em mVolt, e nós é que dizemos que aquela diferença de potencial corresponde a pH=7, a outra a pH 4).

Com um só ponto estamos a deixar sempre o outro por calibrar, presumo que venha "por defeito", ou algo parecido, o que não é lá grande calibração (especialmente se tivermos em conta que recomendam calibrar cada 10 utilizações, o que me parece um exagero!!!).

Cumps

Publicado: (editado)
Com um só ponto estamos a deixar sempre o outro por calibrar, presumo que venha "por defeito", ou algo parecido, o que não é lá grande calibração (especialmente se tivermos em conta que recomendam calibrar cada 10 utilizações, o que me parece um exagero!!!).

Boas Aníbal,

Pois é, eu tenho utilizado apenas um líquido calibrador, que já vinha com a caneta. Provavelmente, é por isso que acho que a medição não é muito exacta, mas como nas instruções não dizia que eram necessários dois, fiquei a pensar que afinal estes medidores não são assim tão bons... :(

A tua explicação convenceu-me, lá vou eu comprar o calibrador 4.0... :?:

Editado por Jorge Goncalves
Publicado:
Boas Aníbal,

Pois é, eu tenho utilizado apenas um líquido calibrador, que já vinha com a caneta. Provavelmente, é por isso que acho que a medição não é muito exacta, mas como nas instruções não dizia que eram necessários dois, fiquei a pensar que afinal estes medidores não são assim tão bons... :puppydogeyes:

A tua explicação convenceu-me, lá vou eu comprar o calibrador 4.0... :blush:

Quando eles descrevem o processo de calibração falam nos 2 ou só em 1?

Publicado:
Quando eles descrevem o processo de calibração falam nos 2 ou só em 1?

Suponho que referem que é necessário fazer a calibração, sem especificar se é 1 ou 2. À noite, já vejo isso nas instruções...

A caneta que tenho é igual a esta: Caneta pH EZDO (o kit que comprei é igual ao que aparece na foto, com o líquido calibrador, a pilha e a caneta dentro da caixa).

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!