Ajuda Num Principiante "à Força"


konq

Recommended Posts

Ora Boas,

 

Preciso mesmo de umas dicas/ajuda, apesar da leitura extensiva que fiz deste grande forum continuo com algumas dúvidas.

 

Passando ao problema:

 

O meu irmão tinha um aquário altamente negligenciado que deixou em casa quando se mudou, estava cheio de algas para não lhe chamar verdete com praí 10cm de água (sem exagero).

Como agora estou mais livre de tempo resolvi limpar aquilo tudo porque realmente estava muito muito mau, cometendo alguns erros graves que mais tarde descobri que fiz.

Para meu espanto descobri 8 peixes vivos (1º prémio de sobrevivência atribuido a cada um deles) que rapidamente pus num balde com alguma agua do aquário, acho que são guppies mas não tenho a certeza.

 

Feita a limpeza daquilo tudo (com um termostato rebentado pelo meio) estou agora com um aquário simples mas de longe mais limpo do que estava antes.

 

erros: limpei o filtro com agua da nossa companhia de agua de gaia ( ao preço por litro até foi um luxo), não lavei a gravilha toda, adicionei gravilha nova (sem a lavar primeiro) e adicionei "vidro" da loja que me pareceu boa ideia mas já vi que cores brilhantes não são assim tão boas para os habitantes.

 

Informei-me com uma loja e disseram-me para mudar água a 20% mais ou menos durante uns dias...dito e feito...água mais cristalina mas com um Ph de quase 8.Lá comprei um produto da SERA e já vai em 7.5 um pouco mais baixo até...Já mais confiante comprei uma planta aquática e um tronco que está de "banho maria" á uns 3 dias.

O resto dos testes ainda não comprei.

 

O meu "problema" com isto tudo...agora gosto deste hobby banana rock os peixes estão com muito melhor aspecto mas com certeza tenho muito a melhorar nas condições da água etc...

 

O aquário medido por mim tem 60x30x30. tem um filtro 300l/h (é o que diz lá) interno.comprei também uma bomba de ar (que disseram que resolveria um problema de oxigénio) mas que pôs os pobres peixes enfiados num canto do aquário, pensei que estavam a tentar-se esconder daquilo por isso tirei a bomba.

 

Precisava de ajuda nestes pontos:

 

1º->pelo que li a água com bolhas pequenas na superfície tem falta de Oxigénio, Como melhorar?

2º->gostaria de por o aquário ao meu gosto, tenho já algo esboçado...plantas e tronco do lado esquerdo com gravilha e a partir do meio para a direita com areia fina e algumas pedras de xisto, será o mais indicado?

3º->Dadas as dimensões do aquário é possivel colocar 3 Escalares e um casal de ramirezis? ( incluindo uma equipa de limpeza) disseram-me na loja que se os escalares forem juvenis e coexistirem com os guppies durante algum tempo não há problema.

4º-> como posso "refazer" o aquário sem fazer grande mal aos peixes? tirar grande parte da gravilha( tenho 10cm de altura em gravilha o que vi ser exagerado) e por tudo direito...

 

Bem desculpem lá o grande post mas se puderem ajudar agradecia.

Editado por konq

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário medido por mim tem 60x30x30. tem um filtro 300l/h (é o que diz lá) interno.comprei também uma bomba de ar (que disseram que resolveria um problema de oxigénio) mas que pôs os pobres peixes enfiados num canto do aquário, pensei que estavam a tentar-se esconder daquilo por isso tirei a bomba.

 

Não me parece que eles se escondam da bomba de ar, mas mesmo que isso suceda, reduz a velocidade da bomba...

 

Precisava de ajuda nestes pontos:

 

1º->pelo que li a água com bolhas pequenas na superfície tem falta de Oxigénio, Como melhorar?

 

Água com bolhas na superficie é falta de oxigénio? Talvez te refiras às bolhas formadas por falta de movimentação da superfície da água, mas com 300 L/h isso não devia acontecer... qual é a marca do filtro?

 

2º->gostaria de por o aquário ao meu gosto, tenho já algo esboçado...plantas e tronco do lado esquerdo com gravilha e a partir do meio para a direita com areia fina e algumas pedras de xisto, será o mais indicado?

 

Uso de areão de várias granulometrias ou de areão com cascalho acaba por se transformar num areão misto, em que fica tudo misturado. Opta só por um.

 

3º->Dadas as dimensões do aquário é possivel colocar 3 Escalares e um casal de ramirezis? ( incluindo uma equipa de limpeza) disseram-me na loja que se os escalares forem juvenis e coexistirem com os guppies durante algum tempo não há problema.

 

Escalares, nem um... Em juvenis cabem, mas rápidamente terás que passar para um aquário maior. Quanto aos ramirezis, consegues manter um casal e quem sabe umas rasboras, mas na altura da reprodução dos Ramirezis não sei se os restantes não ficam stressados.

 

4º-> como posso "refazer" o aquário sem fazer grande mal aos peixes? tirar grande parte da gravilha( tenho 10cm de altura em gravilha o que vi ser exagerado) e por tudo direito...

 

Então, apanhas os peixes, e metes num recipiente. Montas o aquário a teu gosto sem misturar muita água nova. Depois voltas a pôr os peixes.

 

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela resposta rápida.

 

Bem o filtro é da marca Aquapor (???), confesso que não sei se é boa ou má, mas como as ventosas eram fracas aquilo caía muitas vezes ao fundo.. se calhar era por isso que a superfície não se mexia muito...

 

Descobri entretanto que a bomba de ar não tem regulador...

 

estes assuntos já foram resolvidos acho..comprei uma válvula para a bomba de ar (tenho que cortar o tubo e colocá-la) e umas ventosas novas...espero que dê certo.

 

é pena não puder por escalares que parecem bem engraçados..paciência vou ter que ver outras soluções...(já agora alguma sugestão, gostava de um peixe com uma certa "personalidade")

 

quanto à gravilha...mesmo pondo por exemplo umas pedritas a segurar a gravilha (com uma certa elevação) será que dá tanta confusão?

 

mais duas questões sff:

 

1º que testes deverei comprar para melhorar as condições da água?( os mais importantes porque sei que a coisa pode ficar bastante cara)

2º falaram-me de camarões para limpar o aquário, que alternativas há para o tamanho do meu aquário?

 

Obrigado mais uma vez ;)

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e bem vindo ao vicio.

 

peixes com personalidade com pouca litragem e compativel com viviparos é complicado.

os testes que acho que são necessarios são os de Ph, nitratos e amonia.

camarões tens os red cherry faceis de manter e reproduzem e dão uma ajudinha na limpeza.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas ;)

 

Vamos lá ver como isto vai correr. se calhar a minha ideia não era a melhor, estou a pesquisar mais.

 

A primeira coisa que me saltou à vista é a dimensão disto..mesmo sendo um aquário pequenote é um mundo lá dentro.

 

a válvula funciona perfeitamente, aquela bomba tinha um força brutal para o tamanho do aquário...os gajos querem mesmo vender à viva força, mas os peixes já não fogem para o canto mais distante.

 

Depois de recuperar a 4L agora isto :crazyeyes:

Mas se a gratificação for a mesma nyah aliás nada bate a minha AQ (aquilo sim é uma viatura que deus me livre!) :(

 

vai ser um bom escape de certeza cheers

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para deixar um mini mini pequeno sucesso, depois de por uma planta no aquário (para experimentar um pouco) e de os peixes estarem um pouco a estranhar a adição ( são peixes que nasceram neste aquário nunca viram semelhante) é fantástico ver que agora não querem outra coisa.

 

Já agora, fui a uma loja perto da Trindade onde me aconselharam exactamente os peixes propostos pelo Miguel Costa, por isso fica desde já um obrigado, foi em cheio na muche!

 

Neste Fim de semana vou tentar refazer o aquário como deve de ser, infelizmente os guppies vão estar lá logo após a operação pois não tenho onde os por.

 

Desejem-me sorte, e aos peixes tambem.

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto fui hoje à loja e comprei a concelho do lojista:

 

1x Anubias barteri Nana

1x(qualquer coisa) de Java , n tem etiqueta :bad-words: ---- planta com folhas bicudas algo compridas ----

 

ambos colocados do lado eskerdo do aquario com o tronco.

 

Não consegui encontrar Musgo de Java nem plantas com parecenças com relva ( era muito caro). alternativas?

Editado por konq

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto fui hoje à loja e comprei a concelho do lojista:

 

1x Anubias barteri Nana

1x(qualquer coisa) de Java , n tem etiqueta :bad-words: ---- planta com folhas bicudas algo compridas ----

 

ambos colocados do lado eskerdo do aquario com o tronco.

 

Não consegui encontrar Musgo de Java nem plantas com parecenças com relva ( era muito caro). alternativas?

 

 

a tua nova planta é um feto de java e pelo pouco que sei é boa para iniciar, pois requer poucos cuidados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem já comecei a dar nova vida ao aqua, aos poucos porque não há dinheiro para tudo :puppydogeyes:

 

ANTES, estava "limpo" mas feio como tudo...

 

ANTES

 

a sensação de estarmos a ser observados..., um dos sobreviventes do "aquaplise"

 

I see you

 

A ideia era por zona verde e mais tropical do lado esquerdo e rochoso com musgo do lado direito, ainda não arranjei o musgo,

 

a ideia

 

a encher...infelizmente tive que por os peixes lá mas devem ficar bem.

 

a nova casa

 

Confesso que está melhor ao vivo do que nas fotos...

 

bem eu sei que ainda tenho muito trabalho pela frente...mas estou a ir aos poucos agora, quero arranjar um pouco de musgo para por nas rochas e umas pedras negras pequenas para por no fundo, experimentei com areia branca para ver o resultado daqui a uns dias....mas gostava mais de ter arranjado algo bastante mais escuro. talvez mais para a frente.

 

work in progress...

 

Ora bem as fotos como tá visto são como o aquário...learn by doing...desculpem lá feridas na retina

 

sugestões saxabor banana rock

 

abraço

Editado por konq

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem já comecei a dar nova vida ao aqua, aos poucos porque não há dinheiro para tudo :D

 

ANTES, estava "limpo" mas feio como tudo...

 

Antes

 

a sensação de estarmos a ser observados..., um dos sobreviventes do "aquaplise"

 

I see you...

 

A ideia era por zona verde e mais tropical do lado esquerdo e rochoso com musgo do lado direito, ainda não arranjei o musgo,

 

a começar

 

a encher...infelizmente tive que por os peixes lá mas devem ficar bem.

 

nova casa

bem eu sei que ainda tenho muito trabalho pela frente...mas estou a ir aos poucos agora, quero arranjar um pouco de musgo para por nas rochas e umas pedras negras pequenas para por no fundo, experimentei com areia branca para ver o resultado daqui a uns dias....mas gostava mais de ter arranjado algo bastante mais escuro. talvez mais para a frente.

 

work in progress...

 

Ora bem as fotos como tá visto são como o aquário...learn by doing...desculpem lá feridas na retina

 

sugestões saxabor ;)

nõa vejo fotos nenhumas

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pus as fotos no image shack espero que funcione agora.

 

só uma questão..bem sei que o tempo ficou mais quente...mas ontem à noite a temperatura do áqua estava a 28º quando acordei hoje estava a 30º! ou seja +2º num espaço de 7 horas. será das plantas ou fertelizante? coloquei somente uma pastilha Sera florenette...entretanto já baixei um pouco o termostato.

 

bem comentem e digam o que está mal, eu sei que ha muito a fazer por isso não se acanhem...

 

 

abraço

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já dá para ver.

A temperatura não tem a ver com fertilizantes, que eu saiba. +2º em 7 horas não mata e 30ºC também não.

 

Pessoalmente encheria o aquário de forma a não se ver o nível da água. É uma questão estética e também dá mais espaço aos peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem fazendo mais uma actualização.

 

Novos habitantes no aquário e gostava de 1 opinião.

 

Comprei um Cory Albino que deu uma nova vida ao aquário...gostava de saber se esta especie é muito activa? é que este não para de nadar de um lado para o outro, é fantástico de ver mas tenho medo que todo o movimento seja sintoma de alguma coisa... :) é bastante inofensivo e não causa problemas a nenhum peixe mas está sempre "a correr" seja no fundo, no topo ou ainda a fazer sprints verticais, será normal?

 

E os guppies têm uma nova geração, acordei e dou por mim a contar 6 alevins no meio das plantas...ainda não morreu nenhum da contagem inicial à 4 dias

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as corys são dos elementos mais activos, esses sprints verticais são para vir buscar ar mesmo que não seja necessario esta-lhes no sangue! :)

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aah obrigado pela reposta rápida, a sério que estava preocupado :) vou ver se lhe compro um companheiro, pelo que vi nas fichas não crescem muito.

 

Tambem me disseram, se tenho guppies novos é porque ando a fazer as coisas bem :D fica aqui um obrigado ao forum em geral por todo o material que disponibiliza para ensinar este grande hobby.

 

próximo passo, por o Ph neutro e encomendar o casal ramirezi que tanto quero :D

 

grande abraço

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ramirezi com guppys não vai sobrar nem 1 quando eles começarem a marcar territorio, aconcelho-te a ponderar bem essa compra.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi nas fichas de peixes que os ramirezi não cresciam mais que 6cm, mesmo comprando-os "novos" achas que será assim um problema tão grande?havendo uma certa habituação entre os habitantes do aqua? eu sei que o instinto os vai por mais tensos mas daí até matá-los?

 

quando adicionei o cory no aqua o cardume inteiro de guppies aproximou-se um bocado mas com 1 "sprint" do cory fugiram logo todos...agora estão a viver todos em plena harmonia, até os alevins andam pelo meio do aquário de vez em quando.

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ramirezi são ciclideos e muito territoriais quando começarem a marcar territorio para procriar vai haver porrada duvido que os guppys se safem.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kong.

 

Antes de mais, bem vindo ao forum.

O teu aquário está a ganhar forma e a evoluir bem, muitos parabens.

 

Do pouco que percebo e tenho aprendido dou-te as seguintes dicas:

 

A anubia parece que está com o rizoma muito enterrado no areão, se assim for, a planta pode acabar por morrer. Normalmente as plantas rizomáticas são presas em pedras ou troncos. Se quiseres podes efectuar um corte vertical para dividires o rizoma e fazeres 2 ou mais plantas de uma.

 

As corydoras gostam de companhia, compra mais umas 2 ou 3, todas da mesma espécie de preferencia.

Como o NMCL disse antes, ramirezi com os guppys é capaz de dar para o torto, esquece isso.

Se fosse a ti e dado que o aquário não é muito grande optava por um cardume de 5/6 peixes pequenos como nariz bêbado, danios zebra, rásboras, etc... e uns ottos.

 

Em relação à temperatura, isso é normal. Neste momento tenho o meu aquario a 27º e tenho o termóstato a 25º.

 

Aconselhava-te a meter umas pedras pequenas a dividir a areia do areão senão qualquer dia isso está tudo misturado, ainda por cima com as corys sempre a pastar.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas ;)

 

isso da anubia penso que acertaste já está a ficar com uma folha mais amarelada...pelo que vou dividi-la como disseste.

 

bem já agora deixo que acabei o layout do aquário e ficou ao meu gosto, claro está que as plantas penso que estão a sofrer um pouco...quando tiver a máquina de volta tiro umas fotos para ficarem com uma ideia.Só tenho pena de não ter posto a planta que comprei agora no inicio..assim estava mais atras.

 

já conto 9 alevins de guppy :D aquilo é a mistura de um martelo pneumatico com o coelho da duracell...que rica vida que levam.

 

quanto às cory´s já está um na loja para mim...simpatizei com o albino e agora vou por mais um para a borga.Nunca pensei que dessem tanta vida ao aqua.Já agora, eles conseguem realmente comer a comida "normal"? é que os guppies raramente deixam cair comida ao funo do aquario...

 

quanto aos ramirezi tenho tido opiniões contraditórias onde quer que procure :crazyeyes: uns dizem que não problema outros dizem que vai ser uma calamidade...

 

e outra observação...

 

tive a ver piranhas só pela curiosidade e encontrei videos no youtube do pessoal a dar de comer com rãs,ratos,peixes tudo vivo...akilo é legal? eu sei que no habitat natural elas atacam animais doentes, têm todos uma morte que não se deseja a ninguem...chega a impressionar...mas num aquário é bastante diferente será que se pode dar alimento vivo?

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais um actualização :twisted:

 

comprei um companheiro/a para a cory albino...como não tinha comprei de outra raça, mas não encontrei no site alguma que fosse parecida.Deve ser bastante comum senão não me tinha custado 2 euros, mas o comportamento é bastante diferent do albino..apesar de ser bastante maior esconde-se muito e é mais activo de noite...quando nos aproximamos do aqua "faz-se de morto" pelo menos parece-me.

 

depois tento postar uma foto do dito cujo

 

abraço

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.