Atyaephyra Desmaresti - Desovaram E Agora?


Egnom

Recommended Posts

Boas

 

Tenho alguns Atyaephyra desmaresti. Recentemente as fêmeas começaram a desovar.

Tenho um recipiente cheio de larvas destes camarões (é a desova de apenas uma das fêmeas). Agora a questão é:

 

Com o que é que os posso alimentar?

 

Vi num tópico sobre reprodução de caridina japonica que alimentavam as pequenas larvas com Liquizell.

 

Se não me engano, este produto é há base de micro-algas ou algo do género e serve para alimentar artémias recém-eclodidas.

Existe mais algum outro tipo/marca de produto que seja do mesmo género?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho alguns Atyaephyra desmaresti. Recentemente as fêmeas começaram a desovar.

Tenho um recipiente cheio de larvas destes camarões (é a desova de apenas uma das fêmeas). Agora a questão é:

 

Com o que é que os posso alimentar?

 

Vi num tópico sobre reprodução de caridina japonica que alimentavam as pequenas larvas com Liquizell.

 

Se não me engano, este produto é há base de micro-algas ou algo do género e serve para alimentar artémias recém-eclodidas.

Existe mais algum outro tipo/marca de produto que seja do mesmo género?

Experimenta a falar com o membro Aquaben! Acho que ele já os reproduziu! Experimenta! Abraço e boa sorte!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenta na loja do centro comercial caçem (a caminho inter ) de aquariofilia :crazyeyes:

 

 

Comprei la uma pasta a uns tempos e parece que da para alimentar camaroes recem nascidos :)

 

 

cumprimentos

 

Rogerio Carvalho

 

Caçem ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenta na loja do centro comercial caçem (a caminho inter ) de aquariofilia :crazyeyes:

Comprei la uma pasta a uns tempos e parece que da para alimentar camaroes recem nascidos :)

cumprimentos

 

Rogerio Carvalho

 

Caçem ....

 

Boas

 

Penso que as pequenas larvas apenas se alimentam de comida em suspensão na coluna de água... Essa pasta provavelmente será mais indicada para camarões que nascem já formados...

 

Já agora, parece que as crias de Caridina Japonica se alimentam de micro-algas (= fitoplâncton?). Será que as de Atyaephyra desmaresti se alimentam também de algas ou será de pequenos seres, tipo zooplâncton?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Penso que as pequenas larvas apenas se alimentam de comida em suspensão na coluna de água... Essa pasta provavelmente será mais indicada para camarões que nascem já formados...

 

Já agora, parece que as crias de Caridina Japonica se alimentam de micro-algas (= fitoplâncton?). Será que as de Atyaephyra desmaresti se alimentam também de algas ou será de pequenos seres, tipo zooplâncton?

 

Cumps

 

 

penso que seja ambos

 

vou mandar MP

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite novamente ....

 

Olha, o tubo que ca tenho é um liquido que fica diluido na agua .

 

Tem um cheiro um pouco desagradavel , mas os alevins de guppy adoram (no entanto como é liquido nao chegam a comer )

 

Comprei para os escalares mas depois da eclosao dos ovos nao chegaram a sobreviver mais do que 1 dia

 

Se quiseres depois posso te dar o nome daquele liquido .

 

cumprimentos

 

Rogerio Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos

 

Neste momento as larvas levam já cerca de 15 dias desde que nasceram.

Algumas morreram, o que já era esperado, mas ainda sobrevivem umas quantas.

Nota-se já algum crescimento.

A sua alimentação têm sido à base de:

 

Sera micron

Sera plankton tabs (grão esmagado até ficar em em pó)

Jbl novo prawn (grão esmagado até ficar em pó)

 

Tenho tentado guiar-me, observando a reprodução dos caridina japonica (a unica diferença é que não adiciono sal à água e os Atyaephyra parecem ser bem mais resistentes que os Japonica):

http://www.soloinvertebrados.es/ArticuloGu...produccion.html

http://mikes-machine.mine.nu/breeding_yamato.htm

Posso dizer que a taxa de crescimento parece ser muito parecida, pelo que as larvas só devem ter que aguentar mais uns 15-20 dias até estarem com tamanho suficiente para serem colocadas no aquário maior onde estão os progenitores.

 

Neste momento tenho uma ninhada com menos uns 5 dias que esta. Resta-me ainda uma fêmea que ainda não desovou.

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades:

 

Não consigo ver os camarões.... Penso que nenhum sobreviveu. Mas o aquário de reprodução está com algum alguedo, pelo que talvez ainda algum esteja escondido... :cry:

 

A causa da morte penso que terá sido o desleixo com as TPA´s, fruto da pressão que esta fase de exames universitários me provocou.

 

Parte positiva:

ficou a experiência, que demonstra que sem grande dificuldade será possivel levar a bom termo a reprodução em aquário de grandes (enormes) quantidades destes camarões. Basta ter cuidado em separar as femeas ovadas e respeitar a alimentação e as TPA´s.

Talvez no próximo ano quando as femeas ovarem novamente, tente a reprodução mais uma vez.

 

 

Peace :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Egnom, as fêmeas vão “ovar”, outra vez ainda este ano… apesar de a sua reprodução ser a partir de Maio eles continuam se reproduzindo até ao final do Verão, já apanhei fêmeas ovadas em finais de Setembro…

Um predador terrível das “larvas” destes camarões são as hydras, e o sistema de filtragem, toma atenção a isso, quanto à alimentação se tiveres uma boa quantidade de musgo ele vai providenciar muita comida para as larvas de camarão, não dês comida em pó, pois isso vai estragar a qualidade da água…

Boa sorte para a próxima.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais