Fertilização Claro, Mas Quanto?


2borG

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua com aproximadamente 200L com 3 HQI 70w, logo mais ou menos 1w/1L já a funcionar à quase 1 ano. Está densamente plantado, mas ainda nao me livrei das algas. Já li tudo sobre fertilização, mas nao consigo chegar a nenhuma conclusao sobre o método de fertilização a usar nem as quantidades.

 

O CO2 está nos niveis correctos segundo o medidor de CO2 permanente da Dupla.

 

A solução simples seria utilizar o método "Estimative Index", mas isso obriga a fazer TPA de 50% semanalmente. Ora em 100L ou menos isso é facil, mas para 200L já é um bocadito mais complicado. Fazer TPS de 20% é aceitavel, mas mais do que isso é bastante complicado por causa do cloro na àgua da TPA, temperatura da mesma, etc.

 

Logo, não utilizando este método, tenho que fertilizar apenas o que está em falta. Só que... está tudo em falta.

 

A semana passada comecei a dosear Nitrato de Potassio, Sulfato de Potassio, Ferro e Micros para tentar chegar aos valores ideiais, mas o boom de algas foi fantástico... As plantas tb cresceram, mas acho que as algas é que tiveram um boom.

 

Desisti de tentar subir os nitratos antes de tudo o resto, por agora vou fertilizar apenas com Ferro, Micros e Potassio, mas quanto? Será que deve dosear alguns nitratos?

 

Alguem me consegue dar indicações das quantidades a dosear e o que dosear?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para fertilizares Nitratos tens de usar um teste como base, pq tudo depende de tudo... se tens mt fauna ou mts plantas de crescimento rápido, luz, CO2 e quantidades de TPA etc

 

Mantendo uma rotina de controle consegues perceber as carencias e os excessos,

 

Os nitratos deve se manter entre os 5 e 10 ppm, Fosfátos 0.5 a 1 ppm, Potássio convém adicionar regularmente em proporção ao consumo de N ou PO4, mas no geral nunca adiciones mais de 10ppm de potassio por dia.

 

Micros usa como base a rotulagem do produto e o ferro mantem entre 0.25 a 0.5 mg/l

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike, a duvida está precisamente ai, quanto devo fertilizar de Potássio se nao faço a minima ideia que quanto tenho? E micros? Só consigo saber quanto tenho de ferro, podia-me guiar por ai, só que os fertilizantes que tenho o ferro é doseado à parte.

 

E devo ou nao dosear fosfatos? É que também estão a zero. E estão, todos os dias tenho que fazer os testes a tudo para ver quanto tenho que fertilizar? Posso ser só eu, mas nao tenho paciencia para fazer 7 ou 8 testes + TPA + Dosagens.

 

A ideia era partir da percentagem de nutrientes que as plantas precisam, tipo 40% nitratos + 30% Potassio + 20% Fosfatos + 4% Ferro + 6% Micros e dosear nas mesmas percentagens.

 

Fazendo 1 semana de fertilização e medido os nitratos no inicio e no fim ficava a saber se estava a dosear demasiado ou pouco, e podia corrigir para a semana seguinte.

 

As coisas complicam-se mais porque alguns elementos ja existem no substracto e na comida dos peixes, mas fazendo pequenas TPA semanais reduzia isso.

 

A pergunta é entao, que percentagens de NPK devo dosear? Bem, ja sei a resposta a isso, 5,1,20 ou seja, 20%N + 4%P + 76%K + Ferro + Micros

 

É assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kevin 69,

 

Faz difenreça? Se dosear diariamente tenho que dosear 1/7 não é?

 

Não, a fertilização é diária. Tu não comes só uma vez por semana, 7x's mais que o que comes diariamente.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, a fertilização é diária. Tu não comes só uma vez por semana, 7x's mais que o que comes diariamente.

 

Boa, mas nao funciona. Eu nao alimento as plantas na boca, mas encho-lhes o frigorifico. Na realidade só faço compras uma vez por semana, mas deixo tudo no frigorifico para comer durante a semana. As plantas é igual, deixo-lhes os alimentos na àgua para se irem alimentando.

 

Por acaso até fertilizo diariamente, mas o argumento nao serve :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, mas nao funciona. Eu nao alimento as plantas na boca, mas encho-lhes o frigorifico. Na realidade só faço compras uma vez por semana, mas deixo tudo no frigorifico para comer durante a semana. As plantas é igual, deixo-lhes os alimentos na àgua para se irem alimentando.

 

Por acaso até fertilizo diariamente, mas o argumento nao serve :(

 

 

O que tu fazes é meter o alimento no frigorifico, mas como quem consome é lambão, come tudo nos primeiros 2 dias e fica 5 à fome.

 

Acredita que serve...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais