Tanganyka


newmie

Recommended Posts

viva

depois de ler algumas coisas sobre tropheus principalmente, e de já ter comprado:

-o aqua (150CX45AX60P) cerca de 400 litros + movel

-iluminação 2X39W

-pre-filtro eheim 2215 (tou a pensar noutro talvez o JBL Cristalprofi e 1500 ou o sacem 2000)

estou com umas dúvidas que talvez me possam ajudar

 

Substracto - areia ou coral moido? a areia é mais barata mas o areao de coral é capaz de facilitar o estabilizar da agua para os tropheus

 

Filtragem - ainda que tenha um filtro, na remoção de matéria orgânica em pH elevados como o caso do aqua dos tropheus, é capaz de ser mais eficiente um escumador. Concordam/discordam?

 

Fauna - Em principio comprarei na Verduijn, logo estou condicionado à oferta deles. Pelo que li no cichlid forum, não convem ter mais de duas especies de tropheus e de generos diferentes para evitar hibridação. Eles recomendam colónias de pelo menos 15 exemplares. Neste momento tou inclinado para os Ikola http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1867 e os moliro http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1910 pelo contraste das cores.

Sugestoes/criticas/alternativas?

Como companheiros devo optar por Eretmodus http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=2130 atendendo ao regime alimentar comum de ambos (e vão servir de "contraste" aos tropheus)

 

cumprimentos

Editado por Marco Monteiro

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ninguem tem nenhuma ideia?

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substracto - areia ou coral moido? a areia é mais barata mas o areao de coral é capaz de facilitar o estabilizar da agua para os tropheus

 

Filtragem - ainda que tenha um filtro, na remoção de matéria orgânica em pH elevados como o caso do aqua dos tropheus, é capaz de ser mais eficiente um escumador. Concordam/discordam?

 

Fauna - Em principio comprarei na Verduijn, logo estou condicionado à oferta deles. Pelo que li no cichlid forum, não convem ter mais de duas especies de tropheus e de generos diferentes para evitar hibridação. Eles recomendam colónias de pelo menos 15 exemplares. Neste momento tou inclinado para os Ikola http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1867 e os moliro http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=1910 pelo contraste das cores.

Sugestoes/criticas/alternativas?

Como companheiros devo optar por Eretmodus http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=2130 atendendo ao regime alimentar comum de ambos (e vão servir de "contraste" aos tropheus)

Boas,

Vai pelo mais barato, areia, pois com um buffer consegues manter os parametros da agua sem grandes problemas.

Filtragem, quanto maior melhor, l/h. Quanto ao escumador, se tiveres 1/2 filtro bons não vais precisar dele, opta por 2 filtro em que 1 faça filtragem mecanica e o outro biologica.

Fauna - Não sou adepto de 2 especies de tropheus, "gosto" mais de ver apenas 1 e sempre evitas possiveis hibridos. Mas e a minha opinião :puppydogeyes:

Para contrastar com os tropheus, os gobios sao bons, depois ainda podes optar por conchicolas ou xenos, mesmo tendo diferentes habitos alimentares.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optando só por filtragem externa, é aconselhável um mais forte, por exemplo um fluval xp5 ou equivalente. Optando por uma solução mais barata, um de mais ou menos 1000l/h e um interno do mesmo caudal.

 

Quanto à fauna, eu também optaria por uma única espécie de tropheus! Para companhia os eretmodus são óptimos devido não só à alimentação mas também porque são incubadores e porque se vão ignorar mutuamente.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já o meu obrigado pelas respostas

Nelson - obrigado pelas sugestões, realmente gostei dos xenos (nem nunca os havia considerado, atendendo aos habitos alimentares)

João - Já vi que tambem tens Eretmodus (fantásticos). Como a info acerca destes peixes não é muita (em comparação com os tropheus) queria perguntar-te quantos tens, racio femeas/machos, onde os adquiristes e se não for indiscrição, por quanto.

cumprimentos

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João - Já vi que tambem tens Eretmodus (fantásticos). Como a info acerca destes peixes não é muita (em comparação com os tropheus) queria perguntar-te quantos tens, racio femeas/machos, onde os adquiristes e se não for indiscrição, por quanto.

 

Os Eretmodus é um ciclideo que se dá com qualquer biotopo africano dos grandes lagos. Neste momento tenho cerca de 14 eretmodus, dos quais 6 são adultos e os restantes são jovens ( 10 Zâmbia, 3 Kazanga, 1 kiku). No aquário inferior a 2 metros de frente muito dificilmente consegues manter mais que um casal, depois de um casal formado, esse casal irá distribuir porrada pelo outros todos, e como são dois contra um, os outros não têm grande hipotese.

No aquário de 1 m onde estão a crescer 6 jovens com cerca de 5cm já se formou um casal e como tal o ambiente já está muito complicado.

 

Os eretmodus que aparecem no mercado são praticamente todos selvagens e o seu preço anda à volta dos 20 €.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva Joao

a agressividade dos eretmodus e intra especie apenas, certo?

logo não vou ter problemas em juntar aos tropheus. Muita malta tem aquas em que tem estas duas especies.

Pedi a listagem de preços tambem à airfish (vi um topic em que a malta se reuniu e fez uma encomenda em grupo) e eles tem:

Eretmodus cyanostictus bulu point - 22.50€

Eretmodus cyanostictus Kassanga - 22.50€

Eretmodus cyanostictus Kigoma - 19.50€

Eretmodus cyanostictus Msalaba - 19.00€

Eretmodus cyanostictus Mabilibi - 19.50€

Eretmodus cyanostictus Congo - 25,00€

(todos selvagens)

Talvez daqui a uns tempos organize uma nova encomenda em grupo.

um abraço

filipe

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como já disseram... definitivamente só uma espécie de Tropheus... apostas num cardume mais numeroso e fica fantástico.

 

Para companhia dos Tropheus e para além das opções que já foram referidas, atrevo-me a citar mais duas. Ambas "espécies de areia" (sand dwellers) e que não interferirão com os Tropheus: Ectodus descampsi e Enatiopus sp..

 

Os últimos precisam de uma grande área de areia livre e por isso menos aconselhados se também quiseres uns conchículas.

 

Mantém isto up to date.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

bem Marco,

está a andar devagarinho

 

optei por comprar areia branca (40 Kg) bem como pelo filtro JBL 1500 E

iluminação decidi por uma HQI, que neste momento está em fase de "montagem"

até já comprei medicamentos não lhes vá dar o bloat

quantos aos tropheus, optei por duas especies: os kassanga e os black bulu point (com 90% de certeza)

vi um bacano na net que mantinha estas duas especies num aqua ainda mais pequeno que o meu, logo penso que não deverão haver problemas de maior

a aquisição será depois lá mais para outubro (muito provavelmente à Airfish)

 

No entanto, perdi a cabeça e comprei ao Zé Bentes estes meninos

Pic_5698_38.jpg

segundo o Zé, é uma menina

Pic_5698_39.jpg

 

Pic_5698_40.jpg

 

Neste momento tenho 9, para formar dois casais

Um deles vai ficar no meu malawi e o outro vai para o tanga

O Nelson tambem me deu umas ideias que ainda ando a analisar

Mas em principio,outros peixes para além dos tropheus, só em 2009

 

Um abraço

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais