simular o luar ou n ??


Recommended Posts

boas li aki num topico que existem sistemas que simulam o luar sera que irro e vantajozo para os peixes?? estive a pensao e ate podera ser mais facil para o meu kris e escalares defenderem a sua prol com essa luz a simular o luar ou n?

 

abraços

abraços

Link to comment
Share on other sites

Olá!

 

Durante o dia existem vários tipos de luz. Existeo luar, depois o amanhecer, pico de SOL (luz intensa) e depois escurecer e volta o luar.

 

O ideal para paracer mais "nature" para os peixes, era colocar uma luz moon light, ao amanhecer ter uma luz ainda fraquinha, a partir do meio dia ter uma luz intensa, ás 17/18 horas começar a diminuir até que escurece e entre o luar.

 

Não era porreiro?

 

Simulava muito bem o dia e a noite, isto tudo claro que se tinha que utilizar aqueles programadores automaticos.

 

Abraços! ;)

Diogo Oliveira

Link to comment
Share on other sites

isso de simular o luar tem muito que se lhe diga...

até porque o luar nao é so a luz... a atracção gravitica da luz na terra ainda é significativa. exemplo as marés alta e baixa e as marés vivas. Depois ainda a questão de a lua ter luz que varia de intensidade ciclicamente o que já de si é chato de simular e ainda por cima conjugar com a luz verdadeira para a luz e a influencia gravitica baterem certo...

 

O que se usa normalmente é uma night light, que é basicamente luz azul, já que como a luz da lua é a reflectida do sol, a sua intensidade é bem mais fraca e portanto a unica parte do espectro que penetra na agua com uma percentagem interessante é o azul. Mas é mais para se poder ver habitos de alguns peixes nocturnos ou tentar ver como dormem os peixes do que realmente para simular o luar.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Share on other sites

boas li aki num topico que existem sistemas que simulam o luar sera que irro e vantajozo para os peixes??

 

Para a grande maioria dos aquariofilistas (incluíndo eu) é totalmente irrelevante. A menos que encontre um motivo específico para gastar dinheiro nesses sistemas (e aí talvez estejamos a falar de criadores profissionais, biólogos ou algo similar), então trata-se apenas de mais um gadget dos muitos que têm surgido no mercado nos últimos anos.

 

Apenas considero que o ligar e desligar repentino de sistemas de iluminação muito poderosos poderá, eventualmente, assustar momentaneamente os peixes pelo que optei por uma solução simples, ligar as calhas a dois temporizadores em separado e assim fazer a iluminação ligar a 50% e só passado alguns minutos a 100% (incluindo a bomba de ar) e vice-versa durante a noite. Torna o processo menos 'bruto' e parece assustar menos os peixes.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Share on other sites

Governa, experimenta deixar os estores ou cortinas da sala onde está o aquario abertos...assim a luz natural vai inundando a sala antes da iluminação ligar...é que mesmo só uma lampada já é bastante abrupto. Eu normalmente só ligo a iluminação depois do dia ter começado. Claro que a maioria dos aquarios nao está num sitio com luz directa...mas há sempre a indirecta ou difusa...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Share on other sites

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.