Ciclideos e Filtragem ( Ajuda)


mestre

Recommended Posts

adquiri recentemente, um aqua de 200lts ( 100x40x50) que vou preparar para inatalar um aqua de ciclideos africanos( malawi ou tanganika ainda não decidi).

abreviando aminha duvida resulta em que filtro exterior devo adquirir.

Jebo 809, fluval304,eheim 2217?

da leitura da Aqua magazine de maio, e dos testes lá efectuados resultaram ainda mais duvidas.

alguem por experiencia propria me pode dar umas dicas?

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo preciso tão potente? que eu saiba o 204 da fluval é para aquarios de 200 litros pq tem uma relação litros/hora de 600 e tal L/H. o 304 para quarios de 300 litros e o 404 para aquarios de 400 litros

 

quanto mais melhor mas será mesmo necessario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo preciso tão potente? que eu saiba o 204 da fluval é para aquarios de 200 litros pq tem uma relação litros/hora de 600 e tal L/H. o 304 para quarios de 300 litros e o 404 para aquarios de 400 litros

 

Boas,

Isso é que era bom....

Não esquecer que estamos a falar de ciclideos africanos...

Um filtro de 1000lts/h é insuficiente para um akua de 200 lts com uma população entre 12 a 15 peixes, ou seja +- 15 lts de água para cada peixe.

No inicio tinha uma de 1150 lts exterior e não conseguia manter a água nas melhores condições, depois acrescentei um interno de 1000lts/h (fluval 4plus) para filtragem exclusivamente mecânica, passado alguns dias tinha a agua completamente limpa e nunca mais tive problemas com as doenças que anteriormente tinha.

Pelo que tenho lido, acaba por bater certo, o aconselhado será +- 5 x o vol em filtrgem biológica e +- 5 x o vol em filtragem mecânica ou movimentação pelo menos, o que dá +- uma filtragem +- 10 x o volume total do akua.

Neste momento estou a tentar manter um aquário equilibrado com 200 lts com um filtro fluval 404, vamos ver se consegue dar conta do recado. :P

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou quase a decidir, ou fluval 404 ou heim 2217, assim julgo conseguir o debito necessário, mas por favor vão dando dicas antes que eu faça asneira :P

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à filtragem estou de acordo com o Luis e com o Joalmag, quanto mais melhor. Relativamente aos filtros, tenho um eheim 2227 e estou satisfeito, mas tenho também andado a pensar juntar outro e decidir-me-ia pelo fluval 404 que tem já um filtro de esponja e três cestos para matéria filtrante contra o eheim que só tem dois cestos.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou a tentar manter um aquário equilibrado com 200 lts com um filtro fluval 404, vamos ver se consegue dar conta do recado. :?  

Depois diz se realmente está à altura ou não :shock:

Também ando a pensar num filtro desses para a futura casa dos meus CA's... (há que fazer contas ao $$$$ pois é um passo bem pesado :roll: )

15 peixes é muita fruta para mim (não penso ter tantos). Actualmente tenho 3 num aqua de 60cm (2 com cerca de 5 cm e um syno com +-3cm) mas gostava de ter tipo uns 6 a 8.

 

Já agora... falamos habitualmente de 1l por 1cm de peixe. E nos CA's?

Eu sei que depende fundamentalmente da agressividade, mas uma regra geral seria qual? (assumindo CA's mais ou menos "comunitários")

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para já o filtro está a dar conta do recado com a população que tenho.

 

Quanto à relação peixes/lt de água também podemos utilizar essa regra para os CAs, tendo em conta as espécies e a capacidade de filtragem que temos que prever.

Depois tb há uma questão principalmente com os malawi, por exemplo se colocarmos 20 peixes de 10 cm num akua de 200lts úteis, estamos a cumprir com essa relacção 1cm/lt no entanto precisamos de ter uma filtragem no min 10xvol e diminuímos a agressevidade entre os peixes já que não lhe damos condições para a criação de territórios, mas no entanto se colocarmos no mesmo akua 2 ou 3 trios (1M2F) já estamos com uma população com condições para criarem territórios e assim aumentar a sua agressevidade e assim estamos com os peixes a terem os comportamentos mais parecidos com os do seu estado selvagem, neste último caso temos menos problemas com a filtragem e TPAs como também temos mais possibilidades de conseguirmos criar essas espécies, no entanto temos a questão da agressividade o que implica termos espécies compatíveis e distintas entre si, já que a agressividade das espécies do malawi, principalmente os m'bunas, é principalmente intraespecífica, sendo os peixes distintos e diferentes praticamente ignorados.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais