Recommended Posts

Publicado

Boas.

Estou com um surto de ictio no meu aquario de viviparos, começou a semana passada, eu amentei a temperatura e deitei um pouco de sal, passou, desde antes de ontem tenho vindo a baixar a temperatura, hoje tava a 26ºC e tinha de novo ictio, começei a tratar com sera costapur (desculpem mencionar marcas, mas a minha duvida recai sobre o medicamento) no folheto do medicamento diz que do 1º ao 5º dia deitar 18 gotas por 20 litros, nesta parte fiquei com a duvida se deito as 18 gotas e deixo por 5 dias, ou todos os dias deito as 18 gotas?

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Olá,

Não devias ter mexido na temperatura.

Normalmente mantêm-se a temperatura "alta" durante uns 15 dias e só depois se começa a baixar...

Penso que o que diz no folheto é para colocar no 1º e no 5º dia. Não todos os dias... tb não tenho a certeza. Já não uso Costapur à bastante tempo. :oops:

Causa sempre um pouco de polémica mas podes sempre "alterar" um pouco o que diz no folheto. Não necessitas de seguir à risca o que eles lá dizem. Podes, por exemplo, usar medicamento todos os dias, fazendo TPA's antes da nova adição de medicamento.

Não te esqueças é de aumentar a temperatura e deixar ficar durante os 15 dias. Depois desce a temp. gradualmente.

Os peixes podem não apresentar pontos brancos e parecer saudáveis mas o parasita continua lá.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas,

as intruções do medicamento (ou melhor... as intruções do que eu tenho) diz para que no primeiro dia deites 20 gotas por cada 20 l e no segundo dia mudes a dose para 10 gotas por 20 l; mas por aquilo que dizes acho que devem de ser 18 gotas do 1º ao 5º :P eu aconselho que utilizes também o sera ectopur juntamete com o cost., depois do ictio controlado nos peixes aconselho a que laves a areia com agua a ferver pois é lá que o parasita se aloja.

Quanto á quantidade a utilizar aconselho a seguir as instruções porque se não o que pode acontecer é o parasita começar a criar imunidade ao medicamento.

Cumps.

Bruno

Save the sharks...

Publicado:

Boas.

Eu quero eguir as instruçoes do medicamento, mas eu nao sei que instruçoes seguir, ai é que esta o problema.

Publicado:

Boas,

já pensas-te em utilizar apenas sal e aumentar a temp. ( mas mante-la por mais tempo elevada ) podes utilizar juntamente com o sal o sera ectopur ( que é uma formula de medicamento á base se sal ) e quando os peixes estiverem livres do parasita fazeres uma limpeza profunda ao aqua.

Cumps.

Bruno

Save the sharks...

Publicado:

Boas.

Eu ja meti o medicamento na agua, agora ja e tarde.

Quanto ao ectopur, nao vejo logica, poix o medicamento po ictio e o costapur.

Agora também so falta um dia para acabar o tratamento, depois vou por carvão activo e fazer mudas parciais, não posso desmontar o aquario todo poix nao tenho onde meter os peixes.

Este aquario ja me deu muitas dores de cabeça desde que trouxe um peixe infectado da loja, ja o desmontei completamente e lavei tudo nao tem ainda 2 meses, e até rachei o aquario :oops:

Publicado:

Boas,

o ectopur combate ectoparasitas e fungos, faz com que a agua tenha mais oxigénio disponivel e outras mais coisas...

Pois é por esse motivo que tenho sempre um aqua hospital disponivel dá muito jeito.

Cumps.

E boa sorte.

Bruno

Save the sharks...

Publicado:
Quanto ao ectopur, nao vejo logica, poix o medicamento po ictio e o costapur.

Tens razão. O Costapur é para o Íctio. No entanto o Ectopur é um "medicamento" complementar que ajuda nos tratamentos.

Alivia o stress dos peixes, aumenta o oxigénio no aqua... aquilo que o Drako disse.

ja me deu muitas dores de cabeça desde que trouxe um peixe infectado da loja

Quarentena. :oops:

ja o desmontei completamente e lavei tudo nao tem ainda 2 meses, e até rachei o aquario

Desmonstaste porquê? Para tentares eliminar os problemas que tinhas?

A melhor maneira para não ter problemas é mesmo o prevenir. Não comprar peixes infectados é um bom começo. :)

Não é por desmontarres o aqua e montares de novo que os problemas vão desaparecer...

Estavamos "feitos" se essa fosse a única solução para os problemas que enfrentamos. :)

Arranja um aquário hospital. Se não tiveres peixes grandes pode ser de 20litros. Para tratar Guppys e Mollys (por exemplo) chega e sobra...

Podes colocar um filtro de esponja (daqueles movidos a ar).

Não fica assim muito caro e traz "n" vantagens... :)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Meu Betta teve íctio e eu tratei ele com Labcon Ictio (deesculpeme por falar a marca) e apos um tempo ele melhorou.

Espero que te ajude

Lyla