Tratamento para o ictio


Recommended Posts

Boas.

Estou com um surto de ictio no meu aquario de viviparos, começou a semana passada, eu amentei a temperatura e deitei um pouco de sal, passou, desde antes de ontem tenho vindo a baixar a temperatura, hoje tava a 26ºC e tinha de novo ictio, começei a tratar com sera costapur (desculpem mencionar marcas, mas a minha duvida recai sobre o medicamento) no folheto do medicamento diz que do 1º ao 5º dia deitar 18 gotas por 20 litros, nesta parte fiquei com a duvida se deito as 18 gotas e deixo por 5 dias, ou todos os dias deito as 18 gotas?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não devias ter mexido na temperatura.

Normalmente mantêm-se a temperatura "alta" durante uns 15 dias e só depois se começa a baixar...

 

Penso que o que diz no folheto é para colocar no 1º e no 5º dia. Não todos os dias... tb não tenho a certeza. Já não uso Costapur à bastante tempo. :oops:

 

Causa sempre um pouco de polémica mas podes sempre "alterar" um pouco o que diz no folheto. Não necessitas de seguir à risca o que eles lá dizem. Podes, por exemplo, usar medicamento todos os dias, fazendo TPA's antes da nova adição de medicamento.

Não te esqueças é de aumentar a temperatura e deixar ficar durante os 15 dias. Depois desce a temp. gradualmente.

Os peixes podem não apresentar pontos brancos e parecer saudáveis mas o parasita continua lá.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as intruções do medicamento (ou melhor... as intruções do que eu tenho) diz para que no primeiro dia deites 20 gotas por cada 20 l e no segundo dia mudes a dose para 10 gotas por 20 l; mas por aquilo que dizes acho que devem de ser 18 gotas do 1º ao 5º :P eu aconselho que utilizes também o sera ectopur juntamete com o cost., depois do ictio controlado nos peixes aconselho a que laves a areia com agua a ferver pois é lá que o parasita se aloja.

 

Quanto á quantidade a utilizar aconselho a seguir as instruções porque se não o que pode acontecer é o parasita começar a criar imunidade ao medicamento.

 

Cumps.

 

Bruno

Save the sharks...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já pensas-te em utilizar apenas sal e aumentar a temp. ( mas mante-la por mais tempo elevada ) podes utilizar juntamente com o sal o sera ectopur ( que é uma formula de medicamento á base se sal ) e quando os peixes estiverem livres do parasita fazeres uma limpeza profunda ao aqua.

 

Cumps.

 

Bruno

Save the sharks...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu ja meti o medicamento na agua, agora ja e tarde.

Quanto ao ectopur, nao vejo logica, poix o medicamento po ictio e o costapur.

Agora também so falta um dia para acabar o tratamento, depois vou por carvão activo e fazer mudas parciais, não posso desmontar o aquario todo poix nao tenho onde meter os peixes.

Este aquario ja me deu muitas dores de cabeça desde que trouxe um peixe infectado da loja, ja o desmontei completamente e lavei tudo nao tem ainda 2 meses, e até rachei o aquario :oops:

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o ectopur combate ectoparasitas e fungos, faz com que a agua tenha mais oxigénio disponivel e outras mais coisas...

 

Pois é por esse motivo que tenho sempre um aqua hospital disponivel dá muito jeito.

 

Cumps.

 

E boa sorte.

 

Bruno

Save the sharks...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao ectopur, nao vejo logica, poix o medicamento po ictio e o costapur.

Tens razão. O Costapur é para o Íctio. No entanto o Ectopur é um "medicamento" complementar que ajuda nos tratamentos.

Alivia o stress dos peixes, aumenta o oxigénio no aqua... aquilo que o Drako disse.

 

ja me deu muitas dores de cabeça desde que trouxe um peixe infectado da loja

Quarentena. :oops:

 

ja o desmontei completamente e lavei tudo nao tem ainda 2 meses, e até rachei o aquario

Desmonstaste porquê? Para tentares eliminar os problemas que tinhas?

A melhor maneira para não ter problemas é mesmo o prevenir. Não comprar peixes infectados é um bom começo. :)

 

Não é por desmontarres o aqua e montares de novo que os problemas vão desaparecer...

Estavamos "feitos" se essa fosse a única solução para os problemas que enfrentamos. :)

 

Arranja um aquário hospital. Se não tiveres peixes grandes pode ser de 20litros. Para tratar Guppys e Mollys (por exemplo) chega e sobra...

Podes colocar um filtro de esponja (daqueles movidos a ar).

Não fica assim muito caro e traz "n" vantagens... :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais