[i]Flexibacter columnaris[/i]


Visitante

Recommended Posts

Tenho um aquário tropical Asiático de água doce com uma doença que penso ser causada pela bactéria Flexibacter columnaris. Já tive vários peixes com os mesmos sintomas e acabam todos por morrer. Os sintomas aparecem tanto lentamente como de um dia para o outro, sendo esta forma mais rapidamente letal.

 

Os sintomas são os seguintes: manchas brancas pequenas ou extensas, que iniciam normalmente na zona da boca e cabeça, mas também aparecem nas barbatanas e corpo. Na maior parte das vezes não fazem depressão nas escamas, mas também já vi aparecerem úlceras. Tenho tentado tratar todos os peixes com um antibiótico de largo espectro (Mixazin), mas penso só ter conseguido duas vezes qd retirei logo os peixes.

 

Pedia a vossa ajuda para a identificação desta doença que está no aquário principal (180L) e que não consigo erradicar, apesar de retirar sempre os peixes doentes para 1 aquário hospital; qual o melhor tratamento, visto não acreditar mt no Mixazin e se devo ou não tratar o aquário principal, com prejuízo das mtas plantas que lá vivem . Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

visto não acreditar mt no Mixazin e se devo ou não tratar o aquário principal, com prejuízo das mtas plantas que lá vivem

Se não tens onde colocar todos os peixes tens de o fazer no comunitário.

 

O tratamento no comunitário não te traz problemas para as plantas. Vai é destruir o ciclo do aqua.

Normalmente a doença aparece em aquários com má qualidade de água.

O que tens a fazer é muito simples: comprar Sera Bactopur Direct, limpar o aqua (filtros, aspirar areão, etc etc) e fazer uma troca de água (50%) antes de iniciares o tratamento.

 

Acima de tudo, e para obteres sucesso nestes casos, tens de fazer várias TPA's e usar um bom medicamento. O Bactopur é excelente para esses casos.

Podes optar por fazer trocas de água diárias adicionando sempre medicamento mediante a quantidade de água que retiras ou, se preferires, seguir o tratamento à bula (conforme indicam na folha). Eu optava pela primeira hipótese.

 

Não temos de arranjar soluções para tratar as doenças mas sim procurar o porquê de elas lá estarem e não se conseguirem eliminar. :lol:

 

Aconselho-te a ires verificando os parametros da água (amônia/nitritos/nitratos) durante o tratamento e nos dias seguintes ao mesmo.

Vais perder a colónia de bactérias do filtro e o aquário vai ter de ciclar novamente...

 

Boa sorte. :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho tentado manter o aquário saudável, ou seja: sem amónia/nitritos/fosfatos/pH6,5-7; nitratos em valores mínimos; alimentação de boa qualidade/vitaminas e mudanças de água parciais 3x/semana.

 

Obrigado pela resposta rápida. Vou tentar encontrar o medicamento ou saber qual é a substância activa nele contida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais