Filtragem excessiva


Rafael Diogo

Recommended Posts

Ola, colegas, tudo em paz?!

Estou agora montando um "mini cubo" plantado de 42lts e, como filtro, estou pensando em colocar um de 450lts/hr(ou seja, mais de 10x o volume total do aqua). Fiz essa escolha por ser um filtro nacional, bom e, o melhor, o mais barato que encontrei :lol:

Gostaria de saber, no entanto, se existe algo que esse filtro possa prejudicar meu aqua? Ele nao tera filtragem quimica, apenas bio/mecanica. Quanto a movimentacao da agua, ja adaptei uma placa de filtro biologica na saida do filtro externo que nao deixara a movimentacao ser muita.

Ou seja, excluindo a movimentacao da agua e a retirada de nutrientes pelo carvao ativado, voces encontram mais algo que possa ser prejudicial ao aqua?

Agradeco a atencao de todos!

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Se visitares o site da Dennerle podes verificar que a filtração excessiva é prejudicial para um plantado, pois remove nutrientes, nomeadamente o ferro e contribui para o aparecimento de algas.

www.dennerle.de/Default.asp

De qualquer modo podes reduzir o débito do filtro...

 

Saudações

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto...

 

a filtragem biológica só traz benefícios. : :D ( filtragem a menos é que é mau ) :wink:

com essa capacidade vais ter uma grande margem de manobra no equilibrio do aquario. ( ciclo do nitrogénio optimizado )

e os nutrientes , como por ex o ferro , não são absorvidos na filtragem biológica, logo não tens de te preocupar.

 

no entanto a maioria das plantas não gosta de correntes mt fortes ,tem isso em consideração.

 

já agora podes dizer-me que filtro compras-te e por quanto ( já que eu estou a pensar comprar + um para adicionar capacidades ao meu aqua )?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato, por isso ja adaptei uma placa de filtro biologica na saida dagua do filtro que diminuira bastante a correnteza...!

Como eu sou brasileiro, acho que nao adiantaria de mt coisa eu te falar..hehehe...acho que voce deve encontrar filtro millenium ou whisper baratos por ai..aqui eh que as coisas sao caras..;/ entao optei por um nacional, muito bom tambem, chamado Litwin...!

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtragem biológica só traz benefícios. :  ( filtragem a menos é que é mau )

Se você quiser ter plantas isso é tudo menos verdade, aliás, o contrário é que é verdade. A filtragem biológica não traz só benefícios, isso era o que se pensava há 20 anos. A filtragem de plantas é que só traz só benefícios, e a biológica compete com as plantas pelo consumo de amónia.

Dependendo do objectivo, a própria existência de filtragem pode ser prejudicial quanto mais a filtragem exagerada que o colega descreve.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dou toda a razão ao MrPCB!!

os holandeses, k são conhecidos pelos seus aquarios plantados, quase

nunca usam filto, o proprio equilibrio estabelecido no aquario é mais k

sufisiente. alias, a palavra equilibrio diz tudo....

e claro mudanças parciais sempre a "bombar". :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rafael!

 

ao que já foi dito acrescentaria que poderás balancear a quantidade de matérias filtrantes mecanicas vs biológicas para obteres o melhor equilibrio. Pois, a amónia é directamente absorvida pelas plantas mas altamente tóxica para os peixes, enquanto os nitratos não são tão tóxicos para os peixes e também são absorvidos pelas plantas.

 

Assim terás de procurar o melhor equilibrio com base na desnidade de plantas e quantidade de peixes que venhas a introduzir.

Como referiu o MrPCB e o azazel, dependerá dos objectivos.

 

Quanto à capacidade do filtro, o impacto que poderá ter é a produção de correntes mais fortes, que podem ser minimizadas com uma boa distribuição da sucção e do retorno.

Também dependerá das plantas que pretende introduzir, se mais adequadas a águas mais calmas ou com mais corrente. Terá de conjungar todos os factores.

 

De qualquer modo não precisará de um filtro tão potente, principalmente se for só para plantas - densamente plantado.

Asot Klein aka João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtragem de plantas é que só traz só benefícios, e a biológica compete com as plantas pelo consumo de amónia.

Dependendo do objectivo, a própria existência de filtragem pode ser prejudicial quanto mais a filtragem exagerada que o colega descreve.

 

 

quando respondi , parti do principio que o rafael vai pôr lá peixes, dai eu referir que ele vai ter mais margem de manobra( vai poder pôr mais peixes que o normal que ele poderia pôr).

quando dizes que a filtragem de plantas é a melhor e só trás beneficios , concordo contigo , mas isso só se verificaria se a percentagem de peixes para plantas fosse correcta pois as plantas absorvem apenas uma pequena quantidade de nitrogénio. Assim aquarios sem filtragem decente ,só se não tiverem practicamente peixes.

 

Onde dizes que a filtragem compete com as plantas pela amónia,isso é verdade mas não tem problema nenhum pois o elemento N existente na amonia tambem o está no produto final da filtragem biológica en forma de nitratos , logo o N não se perde , apenas se transforma, com a vantagem de não estar na forma toxica da Amonia.

Agora se a intenção é não por peixes, então concordo contigo.

 

Logo, a existência de filtragem nunca é prejudicial, quando muito poderá ser desnecessária em aquarios só de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A filtragem biológica só traz benefícios. :  ( filtragem a menos é que é mau )

A filtragem de plantas é que só traz só benefícios, e a biológica compete com as plantas pelo consumo de amónia.

Dependendo do objectivo, a própria existência de filtragem pode ser prejudicial quanto mais a filtragem exagerada que o colega descreve.

 

Abraço,

Pedro

 

 

quando respondi , parti do principio que o rafael vai pôr lá peixes, dai eu referir que ele vai ter mais margem de manobra( vai poder pôr mais peixes que o normal que ele poderia pôr).

quando dizes que a filtragem de plantas é a melhor e só trás beneficios , concordo contigo , mas isso só se verificaria se a percentagem de peixes para plantas fosse correcta pois as plantas absorvem apenas uma pequena quantidade de nitrogénio. Assim aquarios sem filtragem decente ,só se não tiverem practicamente peixes.

 

Onde dizes que a filtragem compete com as plantas pela amónia,isso é verdade mas não tem problema nenhum pois o elemento N existente na amonia tambem o está no produto final da filtragem biológica en forma de nitratos , logo o N não se perde , apenas se transforma, com a vantagem de não estar na forma toxica da Amonia.

Agora se a intenção é não por peixes, então concordo contigo.

 

Logo, a existência de filtragem nunca é prejudicial, quando muito poderá ser desnecessária em aquarios só de plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, foi só para afinar melhor a ideia.

Quando dizes que o Azoto presente na Amónia não se perde no ciclo até se transformar em Nitratos tens toda a razão. No entanto é energéticamente favorável a absorção do Azoto da molécula da Amónia. É fácil de entender, para uma planta quebrar a molécula de Nitratos precisa de aplicar a energia que precisaria usar para quebrar a molécula de Amónia mais a energia que é aproveitada pelas bactérias como alimento ao procederem ao ciclo.

Não sei se me consegui explicar bem, na verdade a filtragem bacteriológica compete com as plantas pelo azoto porque vive à custa da libertação energética do processo NH4 -> NO2 -> NO3 e as plantas terão que pagar esse overhead para ter acesso ao N do NO3 em vez do N do NH4.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais