Ciclideos Tanganyika


sammy

Recommended Posts

boas, tenho um aqua de 55 cm e vi na net que ciclideos do tanganyika poderia ter algumas especies.. sera que posso?

Editado por sammy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.. tens algum deste peixe( dos que posso fazer colionia) para venda?

Eu estou na Madeira, se vieres ca sempre se pode arranjar qlq coisa, se não na secção de vendas costuma aparecer pessoal que os esta a vender banana rock

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto os Lamprologus simillis como os Lamprologus multifasciatus, formam ambos “verdadeiras colónias”, onde todos colabora para a sua defesa ao contrario de outros conchiculas que se juntam em grupo simplesmente para se sentirem protegidos pelo nº…

Agora as principais diferenças comportamentais entre os Simillis e os Multis:

Os Lamprologus simillis formam colónias coesas com cerca de 10 a 15 elementos adultos, onde existe uma hierarquia bem definida e onde os machos “periféricos colaboram com os dominantes na protecção da colónia, sempre na esperança de uma fêmea seja expulsa da colónia para tentarem a sua sorte e irem formar uma outra colónia “periférica” estas colónias “periféricas” não perdem por completo a sua ligação com a colónia original e já observei os machos de uma colónia periférica irem ajudar os machos da sua antiga colónia a defender o seu território…

Nos L.simillis normalmente são as fêmeas “dominantes” que expulsão outras fêmeas sempre que sintam que não há espaço para elas na colónia, normalmente os macho dominados ficam pela periferia da colónia mas ocasionalmente acasalam com fêmeas de hierarquia inferior…para mim os Lamprologus simillis são peixes realmente sociáveis e com uma estrutura que não seria de completo descabido de se chamar de “estrutura sociedade”…

 

Lamprologus Multifasciatus, a minha experiencia com esta espécies ainda é muito limitada, mas posso afirmar que na “sociedade Multi” a colónia não tem um macho líder, do grupo, mas como é lógico existe machos mais fortes do que outros que escolhem a melhor fêmea e posição das suas conchas. Não existem machos periféricos, machos que não tenham fêmea, são expulsos da colónia…nunca assisti à expulsão de uma fêmea, mas é possível que também acontece se não houver espaço/conchas suficientes, agora é certo que um macho pode ter várias fêmeas, mas machos sem fêmea, não vivem muito tempo na vizinhança da colónia…

Bem basicamente isto foi um resumo das minhas observações dos meus peixes…não quer dizer que noutros aquas e com outras condições eles não se comportem de maneira diferente…

 

Agora se a tua pergunta era sobre as diferenças físicas entre essas duas espécies aparentadas…tenho que tirar umas fotos para veres isso…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei muito do teu esclarecimento.. mas se ate podias por umas fotos:)

 

 

Meu caro... não ter trabalho sabe bem, mas não podes esperar que toda a gente faça tudo por ti... pesquisar e estudar é a melhor forma de angariar conhecimento e foi assim que toda gente evoluíu... até mesmo o Grande Aquaben....

 

Para que comeces a fazer algo deixo-te aqui algumas pistas:

 

Multies

 

Similis

 

Multies II

 

Similis II

 

Multies III

 

Similis III

 

Vez como há tanta informação por aí!

 

Abraço e boas pesquisas

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho uma colónia de cada e devo dizer que a descrição do Bentes está excelente. Apenas acrescento que nos multies existe de facto uma hierarquia nos machos e há um deles que está sempre na zona superior, controlando os outros todos. Curiosamente são as fêmeas que mais defendem a colónia, pelo menos no meu caso.

 

Aqui ficam algumas fotos...

 

Similis:

 

Imagem5-6.jpg

 

Imagem3-13.jpg

 

Imagem1-14.jpg

 

Multies:

 

Imagem6-1.jpg

 

Imagem1-3.jpg

 

Imagem3-3.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais