Bio-Calcium


Rui Bessa

Recommended Posts

fala Rui,

 

O Biocalcium da TM é basicamente bicarbonato de sodio e cloreto de calcio, alem de possuir em sua composiçao muitos outros elementos.

Os residuos formam um sal sintetico pobre e seu uso frequente provoca aumento de salinidade. TPA's minimizam isso.

 

Hidroxido de Calcio qdo adicionado à agua é o kalkwasser.

 

Os dois tem as mesmas funçoes, ou seja, repoem Ca e RA, mas sào usados de forma diferente. O BC é colocado direto no sump e o kalkwasser deve ser gotejado no sump.

O kalkwasser é mais eficiente e mais barato, porem o BC é mais pratico de se usar.

 

[]s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Biocalcium da TM é basicamente bicarbonato de sodio e cloreto de calcio, alem de possuir em sua composiçao muitos outros elementos.

Os residuos formam um sal sintetico pobre e seu uso frequente provoca aumento de salinidade.

Viva Carlos André,

Era isto mesmo que queria saber :shock:

 

Hidroxido de Calcio qdo adicionado à agua é o kalkwasser.

Isso é o que eu já faço, todos os dias ao repor a água!

Só perguntei do Bio-Calcium, porque me disseram que era exactamente a mesma coisa...

Entretanto pesquizei...www.tropicmarin.com/web/english/homepage.html

Passo a transcrever:

 

Many calcium supplements add undesirable by-products to the water, or like Kalkwasser, influence pH. When Tropic Marin Bio-Calcium is dissolved in the aquarium, all 70 trace elements are added and no unnatural by-products are formed. Tropic Marin Bio-Calcium will not alter the pH level if used in accordance with the instructions.

 

Será mesmo assim?

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Many calcium supplements add undesirable by-products to the water, or like Kalkwasser, influence pH. When Tropic Marin Bio-Calcium is dissolved in the aquarium, all 70 trace elements are added and no unnatural by-products are formed. Tropic Marin Bio-Calcium will not alter the pH level if used in accordance with the instructions.  

 

Será mesmo assim?

 

Nim. Ou seja depende. Como referiu o Carlos, o uso de Biocalcium pode aumentar a salinidade. mas isto não é só o Biocalcium, são todos estes tipos de suplementos.

 

É muitas vezes ao uso deste tipo de suplementos que aquários perdem o sucesso. Não é o próprio cloreto de calcio que faz algum mal. O problema é quando é junto cloreto de calcio e bicabornato de sódio no mesmo aquário.

 

Se tirarmos o calcio ao cloreto e o bicabornato ao sódio, ficamos com cloreto de sódio, ou seja SAL. Daí o aumento da salinidade.

 

É muitas vezes por isto, que se diz que não se deve usar Bicabornato de Sódio nos aquários, mas tal como o cloreto de cálcio, não é o produto em si que faz mal, mas sim a conjugação dele com outras substâncias.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo RSF escreveu:

    É muitas vezes ao uso deste tipo de suplementos que aquários perdem o sucesso. Não é o próprio cloreto de calcio que faz algum mal. O problema é quando é junto cloreto de calcio e bicabornato de sódio no mesmo aquário.

    É muitas vezes por isto, que se diz que não se deve usar Bicabornato de Sódio nos aquários, mas tal como o cloreto de cálcio, não é o produto em si que faz mal, mas sim a conjugação dele com outras substâncias.

      Olá Hugo,

      Portanto, se percebi o Bio-calcium não cotém Bicabornato de Sódio, logo como eu não adiciono nada que o contém, o risco de aumentar a salinidade ou desiquilíbrio na água é remota... não é?

      O único aditivo que deito à água diáriamente é: «Pro-coral K+ Elements e Pro-coral A- Elements», mais Kalkwasser na reposição da água!

      A minha intenção é substituir o Kalkwasser pelo Bio-calcium, por forma a obter uma diminuição de tempo na reposição da água :wink:

      Isto, se na realidade estivermos perante um produto semelhante ou melhor que Kalkwasser!

      Cumps,

      Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei o tropic marin biocalcium durante uns tempos e os resultados foram bastante positivos. A alga coralina cresce que nem louca.

Não se usa na água de reposição mas sim dissolvido na água do aquário.

A desvantagem principal já foi referida atrás, o aumento de densidade e além disso não se sabe ao certo quanto e o quê que se está a adicionar ao aquário e se será necessário ou não. Desses 70 elementos quanto entra de cada um em cada dose? E como é que sei qual é que está em falta e qual está a mais?

A mim parece-me um bom método para situações pontuais de emergência. Manter um aquário com tropic marin acaba por ser também um pouco caro.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre escreveu:

    Viva,

    Realmente desse ponto de vista parece-me difícil quantificar ao certo os elementos acrescentados! Mas também se passa em relação a todos os outros aditivos que possamos acrescentar, como em relação ao Kalkwasser...

    Eu não estou aqui a defender o Bio-calcium, isto que fique claro, pois o meu interesse é apenas, e só, clarificar e saber, através da experiência dos vários membros aqui no forum, para que possamos discutir o que de bom, ou mau existe no mercado e alternativas :wink:

    No site do "dito", parece que levam os cálculos +- ao promenor, vejam:

     

    How to Use BIO-CALCIUM:

     

    Calculate the total system water volume, being sure to take into account volume of live rock, external filters and sumps. Each level measuring spoonful (5 ml) raises the calcium level of 5 gallons (US)/4 gallons (Imp) of system water by 28 ppm.

     

    Maximum recommended dose is one level scoop for each 5 gallons (US) / 4 gallons (Imp) of tank water per day.

    Cumps,

    Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Será que entendi bem o que está escrito

How to Use BIO-CALCIUM:  

 

Calculate the total system water volume, being sure to take into account volume of live rock, external filters and sumps. Each level measuring spoonful (5 ml) raises the calcium level of 5 gallons (US)/4 gallons (Imp) of system water by 28 ppm.  

 

Maximum recommended dose is one level scoop for each 5 gallons (US) / 4 gallons (Imp) of tank water per day.  

Por cada 18,93 litros uma dose, é mesmo isto?

Se for acho que fica por um preço muito elevado, para o meu aquário tinha que colocar -/+ 40 doses.

 

Assim sendo era preferível comprar um reactor de cálcio.

 

Abraço,

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas também se passa em relação a todos os outros aditivos que possamos acrescentar, como em relação ao Kalkwasser...

 

Em relação a outros aditivos sim por isso mesmo defendo as TPA's em detrimento desses aditivos. Em relação à kalkwasser já não é assim pois apenas adicionas OH- e Ca++, a não ser que vás ao pormenor de incluir as eventuais impurezas do pó e água usadas, mas nesse caso havia muito mais a quantificar em relação ao que entra no aquário, o pó das casas por exemplo.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a outros aditivos sim por isso mesmo defendo as TPA's em detrimento desses aditivos. Em relação à kalkwasser já não é assim pois apenas adicionas OH- e Ca++, a não ser que vás ao pormenor de incluir as eventuais impurezas do pó e água usadas, mas nesse caso havia muito mais a quantificar em relação ao que entra no aquário, o pó das casas por exemplo.
Ok, entretanto mandei um e-mai para a Tropic e escreveram-me:

 

 

we don´t deny that BIO-CALCIUM increases the density of the water. This can be found explicitly on our German and Italian labels. For the English labels, our settlement in USA preferred some other arguments.

The added substances are only calcium, bicarbonate and a small amount of Tropic Marin Seasalt. There is no difficulty to quantify the elements that are added to the water.

We can guarantee that there are no alterations in aqua except the stated ones.

Indeed the patented Tropic Marin BIO-CALCIUM is perhaps the only additive with an truly ionically balanced formula that doesn´t alter pH. Most other additives are not completely ionically balanced (two part fluid additives) or rise the pH ("Kalkwasser", calciumhydroxide).

 

Kind regards

 

Hans-Werner Balling

Dr. Biener GmbH

 

Portanto, eles não negam a existência de aumento da densidade, mas dizem que não existe outro producto ionicamente tão equilibrado como este!

Cumps,

Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho seria se a tropic marin dissesse que o seu próprio produto era desiquilibrado não é verdade?

 

Quanto à comparação com os aditivos de duas partes não tenho conhecimentos suficientes para dizer que são equilibrados ou não. Um senhor chamado Randy Holmes Farley diz que sim, que são equilibrados e eu pessoalmente acredito bastante naquilo que ele diz pois parece-me uma pessoa com opiniões isentas tendo inclusivé ensinado como fazer alguns destes produtos em casa.

Já em relação à alteração do pH a minha experiência é diferente. O tropic marin baixa um pouco o pH mesmo quando usado de acordo com a prescrição. Os aditivos de duas partes também alteram o pH mas quanto a mim melhor pois aumentam-no ligeiramente, ao contrário do bio calcium.

 

Como já disse anteriormente já usei o biocalcium e obtive um crescimento de algas coralinas espectacular, de qualquer maneira a longo prazo não acho que seja a melhor opção pelos aspectos que já referi atrás.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para terminar, vou colocar o último e-mail enviado pelo Sr. Hans Werner da Tropic Marin:

 

    Hi Rui Bessa,

     

    BIO-CALCIUM is doubtlessly more expensive than Kalkwasser but I think it is less expensive than most other fluid calcium additives. Depending from your aquarium inhabitants only one measuring spoon of BIO-CALCIUM daily will be sufficient for 30 US-gall. or 100 l of aquarium water or even more. Just take care that your KH will not be raised above 10° dKH and control calcium level from time to time. I think you will need less BIO-CALCIUM than you expect now.

     

    Best regards

     

    Hans-Werner Balling

    Dr. Biener GmbH

       

      Bom, como diz o Alexandre... Estranho seria se a tropic marin dissesse que o seu próprio produto era desiquilibrado não é verdade? ...

      Cumps,

      Rui Bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais