Recommended Posts

Publicado

Olá a todos vós aquariofilos...

Depois de adquirir varias plantas para o meu aqua estou a ter sucesso com todas menos com as cabombas.

Os caules destas continuam a apodrecer por ai acima até ao topo da planta mesmo depois de já ter tentado:

1_não os enterrar e suspênde-los com pesos

2_ enterrar só as raizes

visto ter 340w de luz (3*58w com 5600k e 3*58w com 6400k )para 150*50*60 (o que é bastante bom), e estar a adubar com o tropica mastergrow a + ou - 5 ml de 2 em 2 dias.

não estou a perceber o que está errado.

obrigado a todos...

Publicado:

360 watts para 450 litros não é bastante bom mas devia ser suficiente para manter pés de cabomba...

como é o teu areão?

os pés estão por baixo de alguma planta?

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

o areão é com 3cm de shachem fluorite e 3cm de areão de quartzo em cima.

os pés estão encostados ao fundo por pesos ,a base encosta no areão.

isto porque já esperimentei enterra-los e não deu certo.

outro facto interessante é que as folhas em vez de estarem abertas estão fechadas como se se quisessem protejer de algo ( isto é mesmo estranho ) dão montes de raizes "aéreas" e algumas no areão , só que o caule apodrece e fica no final as extremidades presas apenas pelas raizes "aereas" que entretanto chegaram ao areão e se prenderam.

Publicado:

qual o teu fotoperiodo?

as minhas plantas fecham depois de passarem cerca de 12 horas de luz...

tens 12 horas de luz?

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

tenho precisamente isso ( 12 h ).

é disso que elas precisam , pois as cabombas adoram luz .

ocorre-me a possibilidade de serem as Caridinas Japonica que estão sempre a mordiscar os caules (embora nas outras plantas não provocarem problemas )

acho que começo a perceber da pior maneira, porque é que os aquariofilistas de topo quase nunca as têem nos aquarios. fazem um lixo do caraças.estão sempre a desprender-se , etc..

vou tentar prendê-las em pq vasos a ver o que dá .

opiniões bem vindas !!

Publicado:

Olá!

Se desprendem, é porque estão mal plantadas! Acontecia o mesmo comigo, até eu perceber que nas cabombas tem que se enterrar bem o caule. É uma planta de caule muito frágil que ao minimo toque se não tiver bem plantada sai do areão.

Abraço!

Diogo Oliveira

Publicado:

Eu desisti das cabombas porque as folhas mortas entupiam a mangueira do filtro com frequencia.

De qualquer maneira, em relação ao assunto do tópico, posso dizer que as minhas cabombas davam-se muito mal com ph superior a 7.

Ao natural