Acontecimentos Estranhos


phrade

Recommended Posts

Ola pessoal,

 

Já algum tempo que ando pelo fórum, mas ate agora só a ler e a aprender, e agora venho pedir a vossa ajuda,

 

Algo de grave se esta a passa no meu aqua, tenho o aqua montado a cerca de 1 mês, no inicio do ciclo coloquei alguns guppis e 2 coridoras bronze, com o tempo adicionei um oto e mais tarde uns neons azuis e um botia palhaço, ate agora estava a correr tudo razoável, tive uma crise de algas verdes que ja esta a ser tratada e uns nitratos um pouco altos,

 

Acontece que uma das coridoras começou a andar estranha, passava muito tempo no fundo do aqua ate que lhe apareceu um ponto branco numa das nadadeiras, foi piorando ate que hoje morreu, tinha todas as barbatanas e uma das guelras "ruídas", o botia passado 24h de o ter colocado no aqua também morreu sem nenhuma razão aparente(foi colocado juntamente com os neons e todos eles bem acondicionados antes de irem para o aqua), e hoje o Oto apareceu com uma mancha amarela na cauda e não anda la muito bem.

 

Alguém tem uma ideia do que se estará a passa no meu aqua ?

eu sou novato e não sei como lidar com isto :S

 

Os valores do aqua sao os seguintes:

 

PH - 7

No3 - 40 mg/l

No2 - 0.05 mg/l

Nh4 - 0 mg/l

Fe - 0.1 mg/l

Po4 - 0 mg/l

Gh - 60 (3 gotas x 20) teste da nutrifin

Kh - 20 (2 gotas x 10) teste da nutrifin

 

e aqui ficam umas fotos do do Oto:

 

img3616ve9.jpg

 

img3612cz9.jpg

 

 

peço desculpa pelo enorme texto cabecadura

Cumprimentos a todos banana rock

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º ponto isso nao é um oto é um pleco leopardo se penssavas que era um oto foste enganado (ja vi desses plecos leopardo com 60cm +-)

 

2º qual é a litragem do aqua (e o tamanho)

 

3º eu tou a penssar se nao podera se exesso de carga organica mas nao sei nem o tamanho do teu aqua nem se a carga organica provocava isso mas se fosse a ti arranjava um aqua hospital(ou um pequeno aquario para colocares os peixes doentes sem nada apenas um mini filtro e um termostato pequeno ou uma especie de caixa vodafone com um termostacto e tpas constantes)

 

4º aconsselhote a aumentares um pouco a tempratura(acelera o motabolismo dos peixes )

 

bem espero que consssigas safar esse pleco boa sorte cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º ponto isso nao é um oto é um pleco leopardo se penssavas que era um oto foste enganado (ja vi desses plecos leopardo com 60cm +-)

 

Como disse sou novato e realmente comprei este peixe como sendo um oto, mas desde ja obrigado pelo esclarecimento :crazyeyes:

 

O meu aqua tem 200L(100x45x50) e tenho feitos TPA's de 3 em 3 dias devido a crise de algas.

 

A coridora que ainda esta viva também anda um pouco estranha, passa muito tempo quieta no fundo do aqua e de vez em quando anda toda doida a nadar a alta velocidade por todo o aqua.

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa mancha é de cariz bacteriologico ... é um bocado complicado tratar sem antibioticos... mas tenta ver no forum se te podem ajudar com os antibioticos e as doses a usar pois as minhas sao para tratamentos radicais ... mas se comtinuares intresado posso dar-te o nome e as doses...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa mancha é de cariz bacteriologico ... é um bocado complicado tratar sem antibioticos... mas tenta ver no forum se te podem ajudar com os antibioticos e as doses a usar pois as minhas sao para tratamentos radicais ... mas se comtinuares intresado posso dar-te o nome e as doses...

 

Ola pedro, eu estou aberto a todas as sugestoes para tentar resolver o problema deste pleco e tentar descobrir o que se passa no aquario.

 

cumprimentos

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelizmente hoje quando cheguei a casa tinha o pleco e um guppy morto,

 

estou a ficar muito preocupado com o que se podera estar a passar com o meu aqua :S

 

alguem tem alguma ideia ?

 

cumps

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu acho que o melhor que tens a fazer é nos proximos 5 dias ou assim fazeres todos os dias uma tpa de +- 35% para retirar o maximo de "coisas que provocaram isso" do aquario

 

 

mais drastico so mesmo "fazer um reebot" ao aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu acho que o melhor que tens a fazer é nos proximos 5 dias ou assim fazeres todos os dias uma tpa de +- 35% para retirar o maximo de "coisas que provocaram isso" do aquario

mais drastico so mesmo "fazer um reebot" ao aqua

 

Vou fazer isso o mais rapido possivel.

 

hoje tive mais uma baixa no aqua :)

 

img3630kw9.jpg

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento ainda restam +/- 10 guppy's e 5 neons azuis.

 

para ja vou optar por fazer algumas tpa's, caso nao resulte ai passo para medidas mais drasticas.

 

quem tiver mais opinioes para dar, todas sao bem vindas :D

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal,

 

cada vez estou a ficar mais preocupado, os peixes continuam a morrer, hoje foi um guppy e um neon, não queria partir já para a opção de fazer um "Reboot" ao aqua,

 

estive ainda a pouco a fazer analises a agua do aquário e a agua que utilizo para as TPA's, aqui vos deixo os resultados para poderem dar a vossa opinião,

 

Agua do aquário:

 

PH: 7.0

KH: 30

GH: 60

Fe: 0

Po4: 0

No3: 10

No2: 0

Nh4: 0

 

 

a agua que utilizo para as TPA's é de um poço, comecei a utilizar esta agua porque era mais estável que a da torneira,

 

Agua para TPA's (agua do poço)

 

PH: 7.0

KH: 40

GH: 60

Fe: 0.1

Po4: 0.25

No3: 20

No2: 0

Nh4: 0

 

*tudo em mg/l

 

Gostaria de ouvir as vossas opiniões.

 

desde já obrigado :tongue:

cumprimentos a todos

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens análises micro-biológicas dessa água de poço? É que às vezes o que não nos faz mal pode prejudicar os peixes.

Sugiro-te o que já foi dito anteriormente. Muitas TPAs e a seguir Sera Baktopur ou JBL Ektol Fluid (desinfectantes bactericidas).

Se não resultar será possívelmente necessário o uso de medicamentos mais fortes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá phrade!

 

cá para mim, o problema começou aqui:

aqua montado a cerca de 1 mês, no inicio do ciclo coloquei alguns guppis e 2 coridoras bronze, com o tempo adicionei um oto e mais tarde uns neons azuis e um botia palhaço

peixes nessa quantidade, introduzidos em pleno ciclo do azoto, não podia dar bons resultados...

agora, é tentar combater as doenças que contraíram e só adicionar mais fauna quando tudo estiver estabilizado.

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tilapia, não tenho analise da agua do poço, o único laboratório aqui em Évora pediram-me 50€ para fazer essa analise, por isso é que ainda não fiz.

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá phrade!

 

cá para mim, o problema começou aqui:

 

peixes nessa quantidade, introduzidos em pleno ciclo do azoto, não podia dar bons resultados...

agora, é tentar combater as doenças que contraíram e só adicionar mais fauna quando tudo estiver estabilizado.

 

boa sorte!

Mas é estranho estas mortes só começarem a acontecer um mês depois do aqua estar a funcionar e como indiquei em cima os valores das analises estão bons.

 

ja fiz o tratamento com sera baktopur mas as mortes continuam, e lembrei-me que numa das limpezas do aqua logo ao inicio (a +/- 1 mês a traz) um termómetro partiu-se e as bolinhas de chumbo espalharam-se pelo substrato

 

será isso que pode causar as mortes no meu aqua ?

será que tem efeito retardado ? visto já ter passado um mês

 

pensei que não fazia mal então não liguei muito

 

cumps

Vitorino Valverde - phrade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora ai esta a cousa poucas pessoas sabem (os da area da metalurgica sabem quase de certeza) mas o chumbo contem doses elevadas de cobre( que nao é detectavel pelos testes normais) (é ultilizado na sua fundiçao) e outros quimicos prejudiciais ao ambiente dos nossos aquas (o chumbo demora a fazer efeito mas faz)

 

eu acho que o chumbo anda a causar as mortes (apesar do teu pleco ter morrido da causas bacteriologicas)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais