Plantas Sujas


tuning_sound

Recommended Posts

Boas,

 

Pessoal cada vez tenho as plantas mais "sujas" ou seja tipo acastanhadas, mas se toco nelas o sujo sai todo, como se fosse uma camada castanha por cima.

 

Aqua 240 lts com TPAS 100lts semanais.

Tenho substracto fertil + Akadama + Nitrafin liquido.

 

Alguem pode saber o porque disto?

 

P.S: Vejo muita "poeira! a pairar no aqua, será do filtro que já não esta a fazer uma filtragem eficiente?

 

Abraços

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa... Tou a atravessar um problema semelhante no meu aqua novo (tem dois dias com plantas). Quando as planto, algum substrato sai e vai para a água (para dizer a verdade já foi muito), mas agora o problema já está mais controlado.

 

Provavelmente isto acontece-te porque, tal como eu, remexeste nas plantas, ou fizeste novos buracos para as plantar. Claro que com o filtro a funcionar isso há-de sair, se não muda um pouco da água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tenho o aqua montado à uns 6 meses e nunca me aconteceu isto...

 

Isto vem a acontecer desde à umas semanas para cé, mas o que é mais estranho é k tipo quando mexo nas plantas e a camada de "terra" sai de cima, elas estão totalmente verdes por baixo.

 

Por exemplo cheguei a casa à pouco e tinha tudo mas mesmo tudo coberto com issi, inclusive o tronco e as rochas?

 

Não poderá ser do akadama a desfazer-se?

 

P.S: Fiz um TPA na 4f e proximo vai ser amanhã à noite...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sao de grande qualidade mas aqui vão as fotos;

 

image00005cg6.th.jpg

 

image00006go6.th.jpg

 

image00007uu8.th.jpg

 

image00008nm4.th.jpg

 

image00009cz8.th.jpg

 

image00010rh5.th.jpg

 

image00011hl5.th.jpg

 

image00012it9.th.jpg

 

image00013cc4.th.jpg

 

image00014nd1.th.jpg

 

Comentem e venham todas as opinões possíveis.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o substrato (JBL) ficou debaixo do akadama men, e ainda olha que gastei cerca de 30kg de akadama neste aqua de 120x40x50.

 

Se as plantas tivessem a morrer era uma coisa mas não estão....

 

Elas têm 1 garrafa de CO2 caseiro, mais 1 kit nutrifin mas com c2 caseiro, e luz vai da 8as as 9am para eu poder monitorizar o aqua, depoi das 10am às 17pm e depois das 00am as 01am.

 

Alguem me pode explicar, é k o aqua fica todo feio com isto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se dizes que as plantas estão bem só estou a ver o areão como causa para isso, não sei bem. Tens aí também umas pedras....Parece-me que algo se está a desfazer.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será da akadama?

 

É que tenho aqui uns CAE que por vezes dao arranques subitos uns atras dos outros e levantam imensa poeira....

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será da akadama?

 

É que tenho aqui uns CAE que por vezes dao arranques subitos uns atras dos outros e levantam imensa poeira....

 

Abraços

 

bom eu n sou grande mestre . :-D , mas isso a min parece sujidade do pó da akadama.

eu para o proximo aqua já nao vou deixar akadama em cima pois este vai-se desfazendo e cria esse po e quando ha peixes no aqua que gostam de remecer o fundo acontece isto .

Mas tb podes haver ostros factores para isso , mas os pros ajudam nessa parte , ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que descreves já tive disso:S só consegui parar com isso tirando tudo e lavando ai a uma semana e ainda nao voltou a aparecer mas vamos la ver:S

 

 

Quando dizes tirar tudo será o que tou a pensar?

 

Retirar o akadama todo?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me estou a ver a retirar as plantas todas etc... e ter de lavar o akadama....

 

Eu já sabia que ele se ia desfazendo mas assim tanto não.

 

Vou experimentar uma coisa, antes de fazer os TPA'S vou "sacudir" as plantas todas, e quando estiver tudo a pairar na agua faço o tpa e vai indo tudo fora :)

 

Darei novas noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O TPA que fiz ontem após ter remexido as plantas parece estar a dar resultado. :)

 

Vou continuar a fazer destes TPAS daqui para a frente, e agora arranjei uns 10 RED CHERRIES para ajudar nas alguitas:)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl,

 

Todo este aparato de sujidade devia-se ao filtro já não conseguir reter a sujidade vinda do akadama.

 

Resumindo fiz uma limpeza ao filtro 2215 e esta manhã já se notou menos sujidade, agora nada que com uns bons tpas não resolva.

 

A minha questão é a seguinte, será que deverei introduzir mais um filtro externo para garantis o bom funcionamento do Aqua a 100%?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...