Ajuda Para Começar Nisto


Recommended Posts

Boa tarde a todo o pessoal !

 

Antes de mais, e visto que este é o meu primeiro post, devo realçar a muito boa qualidade deste fórum. Para alguém que começou a ler o mesmo há coisa de 2 semanas, e sem nunca ter tido algum tipo de experiência prévia com aquários, já deu mesmo para aprender muita coisa, por isso o meu obrigado implícito a todos os membros deste fórum.

 

Passando ao tópico deste post, estou a montar um novo aquário, e visto ser o primeiro, gostaria que saísse algo bem feito. Para ajudar às opiniões, abaixo seguem algumas características técnicas:

 

 

Marca: Elite

Dimensões: 60x30x30 (60 litros)

Iluminação Fornecida: Lâmpada em U Económica de 15/20W (não tenho a certeza de qual é)

Filtro: Interno

Preço já com móvel: 195€ (já agora digam-me se acham bom negócio ou nem por isso)

 

 

Ora bem, passado este preâmbulo vou-vos dizer o que pretendo fazer, e aguardo as vossas opiniões/críticas/sugestões, pois são bastante benvindas.

 

A ideia neste aquário é principalmente manter um dos peixes de água-doce mais bonitos que conheço, o Betta Splendens. Mas visto que só daqui por 1 mês e pouco é que ele deverá entrar no aquário, passo a explicar os passos que darei daqui até lá.

 

(AVISO: muitas perguntas)

 

Objectivo: Aquário de Água Doce com Betta Macho, Otos + Cardume (por definir)

 

1º - Colocação do Areão + Fertilizante para Plantas

 

Gostaria de ter quer para efeitos estéticos quer para biológicos, alguns tipos de plantas, umas para 1º plano, outras para 2º, e ainda outras para plano de fundo, bem como algumas flutuantes. Não me perguntem nomes das mesmas, pois ainda não os sei de cor, mas acham que com a iluminação fornecida terão problemas ? Serão necessárias para um aquário desta dimensão outros tipos de lâmpadas ? E quanto ao fertilizante ? Valerá a pena metê-lo de base, ou apostar nos ditos fertilizantes líquidos ou nas bolinhas que fazem o mesmo efeito ? E tendo em conta as espécies de peixes escolhidas, será que se irão dar bem com esta flora ? O Betta prefere ambientes mais para o lúgubres, devido ao habitat de onde vem, no que é que isto poderá influenciar os outros peixes ?

 

2º - Colocação do primeiro peixe

 

Após o ciclo estar mais ou menos completo, e já com o aquário razoavelmente plantado, estou a pensar introduzir um par de Otos para completar o ciclo. A partir de que altura mais ou menos os devo introduzir ? Já li por aqui na 1ª semana, na 2ª semana, etc. Ou será que isto vai sempre depender da leituras dos testes de PH, Nitritos and so on...?

 

3º - Colocação do Betta

 

Após ter sido escolhido, gostava de saber a vossa opinião acerca da compatibilidade mais ou menos geral entre esta espécie e as outras que vos escrevi. Será que se dará bem com cardume de Neons ou Cardinais ? Como são coloridos tenho receio que ele lhes vá dar umas trincas (apesar de tal depender sempre da personalidade do Betta). E quanto aos Otos ? Alguém tem casos em que ele se vire a eles ?

 

 

Bem, por enquanto acho que é tudo, se tiverem mais algo a acrescentar por favor não se inibam, visto eu ser relativamente virgem nestes assuntos, aguardo as vossas respostas !

 

Cumprimentos e continuem com esta comunidade !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º - Colocação do primeiro peixe

 

Após o ciclo estar mais ou menos completo, e já com o aquário razoavelmente plantado, estou a pensar introduzir um par de Otos para completar o ciclo. A partir de que altura mais ou menos os devo introduzir ? Já li por aqui na 1ª semana, na 2ª semana, etc. Ou será que isto vai sempre depender da leituras dos testes de PH, Nitritos and so on...?

 

Jamais coloques otos para fazer o ciclo, é morte certo (ou quase), os otos são muito sensiveis e só podem ser colocados num aquário completamente estabilizado, e como são comedores de algas precisam delas para comerem e agora ao inicio duvido que as tenhas.

 

O principio tá lá, agora avança com bastante calma, vai adicionando bactérias e dois flocos por dia e passado uma semana ou mesmo duas mete o primeiro peixe (mas um rijo, corydora por exemplo).

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todo o pessoal !

 

Antes de mais, e visto que este é o meu primeiro post, devo realçar a muito boa qualidade deste fórum. Para alguém que começou a ler o mesmo há coisa de 2 semanas, e sem nunca ter tido algum tipo de experiência prévia com aquários, já deu mesmo para aprender muita coisa, por isso o meu obrigado implícito a todos os membros deste fórum.

 

Passando ao tópico deste post, estou a montar um novo aquário, e visto ser o primeiro, gostaria que saísse algo bem feito. Para ajudar às opiniões, abaixo seguem algumas características técnicas:

Marca: Elite

Dimensões: 60x30x30 (60 litros)

Iluminação Fornecida: Lâmpada em U Económica de 15/20W (não tenho a certeza de qual é)

Filtro: Interno

Preço já com móvel: 195€ (já agora digam-me se acham bom negócio ou nem por isso)

Ora bem, passado este preâmbulo vou-vos dizer o que pretendo fazer, e aguardo as vossas opiniões/críticas/sugestões, pois são bastante benvindas.

 

A ideia neste aquário é principalmente manter um dos peixes de água-doce mais bonitos que conheço, o Betta Splendens. Mas visto que só daqui por 1 mês e pouco é que ele deverá entrar no aquário, passo a explicar os passos que darei daqui até lá.

 

(AVISO: muitas perguntas)

 

Objectivo: Aquário de Água Doce com Betta Macho, Otos + Cardume (por definir)

 

1º - Colocação do Areão + Fertilizante para Plantas

 

Gostaria de ter quer para efeitos estéticos quer para biológicos, alguns tipos de plantas, umas para 1º plano, outras para 2º, e ainda outras para plano de fundo, bem como algumas flutuantes. Não me perguntem nomes das mesmas, pois ainda não os sei de cor, mas acham que com a iluminação fornecida terão problemas ? Serão necessárias para um aquário desta dimensão outros tipos de lâmpadas ? E quanto ao fertilizante ? Valerá a pena metê-lo de base, ou apostar nos ditos fertilizantes líquidos ou nas bolinhas que fazem o mesmo efeito ? E tendo em conta as espécies de peixes escolhidas, será que se irão dar bem com esta flora ? O Betta prefere ambientes mais para o lúgubres, devido ao habitat de onde vem, no que é que isto poderá influenciar os outros peixes ?

 

2º - Colocação do primeiro peixe

 

Após o ciclo estar mais ou menos completo, e já com o aquário razoavelmente plantado, estou a pensar introduzir um par de Otos para completar o ciclo. A partir de que altura mais ou menos os devo introduzir ? Já li por aqui na 1ª semana, na 2ª semana, etc. Ou será que isto vai sempre depender da leituras dos testes de PH, Nitritos and so on...?

 

3º - Colocação do Betta

 

Após ter sido escolhido, gostava de saber a vossa opinião acerca da compatibilidade mais ou menos geral entre esta espécie e as outras que vos escrevi. Será que se dará bem com cardume de Neons ou Cardinais ? Como são coloridos tenho receio que ele lhes vá dar umas trincas (apesar de tal depender sempre da personalidade do Betta). E quanto aos Otos ? Alguém tem casos em que ele se vire a eles ?

Bem, por enquanto acho que é tudo, se tiverem mais algo a acrescentar por favor não se inibam, visto eu ser relativamente virgem nestes assuntos, aguardo as vossas respostas !

 

Cumprimentos e continuem com esta comunidade !

 

 

Olá

 

Primeiro que tudo, muito bem vindo ao forum.

 

Em relação às respostas, e apesar de ser um iniciante também, aqui vão:

 

1:Se queres optar por um aquário minimamente plantado, convem sempre optares por um substrato por baixo do areão / areia, as plantas vão crescer muito melhor inicialmente. Passado algum tempo, vais ter sempre que complementar com fertilizantes liquidos ou de pastilhas porque as plantas rapidamente vão esgotar os nutrientes presentes no substrato. o tempo que esses nutrientes duram depende da quantidade de substrato que meteres, mas de qualquer forma respeita as quantidades aconselhadas pelo fabricante. Para esse aquário sai-te barato um bom substrato.

 

2: Faz uma procura por topicos relacionados com o ciclo do azoto para te informares melhor, mas no minimo duas semanas a ciclar pelo que tenho ouvido falar com introdução de colónia de bactérias e comida para iniciar o ciclo. Tudo isto não invalida que compres os testes da amónia, nitritos e nitratos e sigas a evolução do ciclo.

 

3: Os Bettas pelo que já pude perceber, são peixes muito imprevisiveis, tanto os há autenticas flores, como autenticas feras, é tudo uma questão de sorte. Tenho um macho num comunitário com neons, zebras, mollys, corys, etc... que não faz mal a uma mosca. Tenho um colega meu que teve um tanque com piranhas pequenas e os unicos peixes que lá conseguia manter dentro vivos era um oscar e um betta macho bem grandinho que lá tinha, tal era a agressividade do bicho. :smilecolros:

Em relação à fauna, acho que optava por um ancistrus em vez dos ottos e metia um cardume de nariz bêbado, mas isto são gostos pessoais claro.

 

Espero ter ajudado

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE

 

Ora bem, passados alguns dias e após muita leitura, aqui posto as imagens do aquário já montado e a começar a fazer a ciclagem.

 

A próxima fase será a da plantação, com Musgo de Java nos troncos, algumas plantas flutuantes, Riccia para o tapete e outras maiorzitas para plano de fundo.

Quanto as peixes será um Betta, alguns Ottos, talvez Neons e uns Camaroes White. Aceitam-se sugestões acerca da compatibilidade dos mesmos !

 

Sem mais demoras, abaixo seguem as ditas cujas imagens !

 

fotos0012la9.th.jpg

 

fotos0013ig3.th.jpg

 

fotos0014xk4.th.jpg

 

 

Em breve acrescentarei mais algumas, quando houver mais evoluções

 

Cumprimentos !

Editado por vem_ca_n_fujas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

já testaste o ph dessa água? essas pedras brancas parecem-me calcárias e, se assim for, irão contribuir para a alcalinidade da mesma, por isso são usadas em aquários de ciclídeos africanos, que necessitam de ph a rondar os 8!!!! ora como falas em neons (águas ácidas), cuidado com isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medi hoje mesmo o pH, anda nos 7.4 . Espero que com o dióxido de carbono que será acrescentado e com as plantas baixá-lo ainda mais. A longo prazo os troncos também o deverão mandar para níveis mais decentes. Quanto à escolha dos Neons, não é ainda final, gostava de um peixe de cardume relativamente pequeno e sem cauda muito chamativa (para não atrair atenções do Betta que andará por lá). Ainda tou é a ver se encontro qual a espécie mais indicada para tal, alguma sugestão ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medi hoje mesmo o pH, anda nos 7.4 . Espero que com o dióxido de carbono que será acrescentado e com as plantas baixá-lo ainda mais. A longo prazo os troncos também o deverão mandar para níveis mais decentes. Quanto à escolha dos Neons, não é ainda final, gostava de um peixe de cardume relativamente pequeno e sem cauda muito chamativa (para não atrair atenções do Betta que andará por lá). Ainda tou é a ver se encontro qual a espécie mais indicada para tal, alguma sugestão ?

 

 

Rasboras... Praticamente do mesmo tamanho que os neons, e muito engraçados:

 

rasboras.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todo o pessoal !

 

Antes de mais, e visto que este é o meu primeiro post, devo realçar a muito boa qualidade deste fórum. Para alguém que começou a ler o mesmo há coisa de 2 semanas, e sem nunca ter tido algum tipo de experiência prévia com aquários, já deu mesmo para aprender muita coisa, por isso o meu obrigado implícito a todos os membros deste fórum.

 

Fazemos isto por gosto! E por que haja cada vez mais pessoas a tratarem os peixes com o devido respeito!

Espero que dentro de pouco tempo comeces também a ajudar o pessoal ;)

 

Marca: Elite

Dimensões: 60x30x30 (60 litros)

Iluminação Fornecida: Lâmpada em U Económica de 15/20W (não tenho a certeza de qual é)

Filtro: Interno

Preço já com móvel: 195€ (já agora digam-me se acham bom negócio ou nem por isso)

 

Ora, a marca é razoavel, o tamanho é ideal pra começares, a iluminação só te permite plantas menos exigentes, mas por agora deve-te chegar perfeitamente ;) podias ter arranjado mais barato... mas é dentro do que custam esses kits quando são "de marca".

 

 

Objectivo: Aquário de Água Doce com Betta Macho, Otos + Cardume (por definir)

 

Acho um bom objectivo inicial, só gostava de salientar para que escolhesses bem o betta, porque há algumas verdadeiras preciosidades, e visto que só vais ter um peixe "vistoso", aposta num que seja mesmo muito :-D (procura um crowntail :-D)

Já te sugeriram os rasboras... deram-te a sugestão correcta! Se gostares do peixe, fazes uma optima escolha por diversas razões:

*mesma região que o bettta

*andam efectivamente em cardume, muito sincronizados, ao contrario de outros peixes que são supostamente de cardume.

*mais resistentes que neons por exemplo

*outras que não me recordo...

 

Gostaria de ter quer para efeitos estéticos quer para biológicos, alguns tipos de plantas, umas para 1º plano, outras para 2º, e ainda outras para plano de fundo, bem como algumas flutuantes. Não me perguntem nomes das mesmas, pois ainda não os sei de cor, mas acham que com a iluminação fornecida terão problemas ? Serão necessárias para um aquário desta dimensão outros tipos de lâmpadas ? E quanto ao fertilizante ? Valerá a pena metê-lo de base, ou apostar nos ditos fertilizantes líquidos ou nas bolinhas que fazem o mesmo efeito ? E tendo em conta as espécies de peixes escolhidas, será que se irão dar bem com esta flora ? O Betta prefere ambientes mais para o lúgubres, devido ao habitat de onde vem, no que é que isto poderá influenciar os outros peixes ?

 

Agora tens aqui muita coisa pra responder... aqui vai ponto a ponto:

*a iluminação dá para teres as referidas plantas desses tipos, mas não podes optar por muito exigentes.

*a lampada que tens deve ser uma PLL, tenta verificar duas caracteristicas: nºWs e temperatura de cor (que tem como unidades K)

*vale sempre a pena ter um substrato fertil por baixo do areão... as plantas agradecem os nutrientes extra... por outro lado, também se torna mais facil aparecerem algas... e mais tarde ou mais cedo, se quiseres plantas mais exigentes, precisas de fertelizar com liquido.

*eu diria que quase todos os peixes preferem ter plantas flutuantes por cima das suas cabeças. sentem-se muito mais seguros, sejam peixes pequenos, grandes, de agua fria, quente, cardume ou solitarios. por isso não creio ser um factor importante na escolha dos companheiros do betta.

 

Falastes mais à frente de riccia... acho que ela não aguenta no fundo com e iluminação que tens, mas tenta... com o erro é que se aprende!

 

2º - Colocação do primeiro peixe

3º - Colocação do Betta

 

Acho que trocastes estes dois passos... lol

O melhor primeiro peixe que podes colocar num aquario é mesmo um betta! :Fade-color

Como ja te disseram, se colocasses os otos era morte certa...

 

Após ter sido escolhido, gostava de saber a vossa opinião acerca da compatibilidade mais ou menos geral entre esta espécie e as outras que vos escrevi. Será que se dará bem com cardume de Neons ou Cardinais ? Como são coloridos tenho receio que ele lhes vá dar umas trincas (apesar de tal depender sempre da personalidade do Betta). E quanto aos Otos ? Alguém tem casos em que ele se vire a eles ?

 

Neons ou otos com betta é arriscado... ambos são peixes que não se defendem muito bem e logo alvos faceis...

Rasboras ou neon chines eram opções razoaveis pela resistencia, e pelo pH da agua. Também pelo pH da agua, creio que os otos nao se dariam muito bem :P

Pesquisa por LDA25 (não é um normal plecto que cresce imenso) ou SAE (este cresce um bocado....)

E falastes em camarões... são paparoca para o betta!

E ainda não falastes em peixes de fundo... se quiseres ter, as corys são o ideal pra começar... botias são mais bonitos mas têm um sem numero de desvantagens (comem invertebrados, crescem muito, são peixes muito timidos quando não em cardume...).

 

Boa sorte!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais obrigado pelas opiniões. Devo para já salientar que fiz algumas alterações em relação ao inicialmente dito.

O aquário ficou um AquaPro de 84 litros com filtro Eheim Externo (um 2213 ou 2214 Comfort ou coisa parecida). Abaixo do areão meti sim uma camada de fertilizante para me ajudar com as plantas, já que sim, as lâmpadas pelo tamanho do aquário não darão para aventuras muitooo exigentes (mesmo assim são 2x15W).

 

Quanto às plantas, já meti musgo nos troncos, espero que se aguente bem. E tenho também algumas plantas flutuantes (ofereceram-mas, n tou a ver agora o nome, parecem uns trevos vistos de cima).

 

A Fauna tou a pensar no seguinte:

 

Camarões White Pearl (na loja em que os vi disseram-me que o Betta até se dá bem com eles, deduzo que dependa do peixe)

Tetras Pinguim (os pretos e brancos)

Corydoras Zebra (para peixes de fundo)

Betta Splendens (branco ou azul)

 

E pronto, em breve afixarei novas fotos para irem vendo a evolução.

 

Obrigado pelo feedback :crazyeyes:

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões White Pearl (na loja em que os vi disseram-me que o Betta até se dá bem com eles, deduzo que dependa do peixe)

 

Com os adultos sim, com os pequenotes... não vais chegar a ver nenhum...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.