Problemas com a água!


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tou com um problema com a minha água!

 

Eu montei um aquário á uma semana, e como a minha agua da torneira estava optima para o tipo de peixes que pretendo, (discus)...

 

ph - 6.6

gh - 6

kh - 8

 

... coloquei a agua directamente da torneira acrescentando apenas, Aqua plus da nutrafin e sera nitrivec!!

 

Passado algum tempo voltei a medir o parametros e os resultados foram muito diferentes daquilo que estava á espera! Os valores estavam todos bastante mais altos.

 

ph - 7,6

gh - assustei-me tanto com o valor do ph que não medi!!

 

Depois de fazer algumas pesquisas verifiquei que a razão mais provavel para isto acontecer seria devido ao facto de a agua do poço estar carregada de CO2 e quando introduzi a agua esta foi arejada libertando o CO2 fazendo com que o ph suba!

 

Já encomendei um sistema de CO2 mas tenho receio que não resulte! peço ajuda por favor.

 

Se houver algo mais que possa fazer ... Agradeço.

 

Obrigado

 

João Vitorino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá tarlex!

 

Obrigado pela resposta!

 

Em relação á turfa sei que é uma das melhores maneiras para baixar o ph! Mas só se o Co2 não resultar é que vou recorrer á turfa! Porque como se sabe a turfa deixa a agua amarelada e se possivel queria evitar isso!

 

Abraço

 

João Vitorino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Acho que em relação a baixar o pH para alem de CO2 e trufa também os troncos ( que julgo serem caracteristicos do meio em que os discus vivem)tambem o baixam......mas tambe deixam a agua algo amarelada..(acho eu)

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigado a todos pelas respostas!

 

Eu no aquário tenho areia de mina, dois troncos e plantas!

 

A agua pra já ainda não ficou amarelada com os troncos! A não ser que por ter 500l não se note!

 

Eu penso que a razão de a agua sofrer essa variação tão brusca deve-se mesmo ao CO2, porque fiz uma experiência, no qual coloquei num bidão de plastico 25l de agua directa da torneira, com uma pedra difusora a arejar! O resultado passadas 24h +/- foi exactamente o mesmo ocorrido no aquário, o ph subiu imenso!

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas porquê que a água do poço vem com CO2?

Para fazer baixar o ph de 7.6 para 6.6 teria que vir mesmo com muito CO2.

Não terás componentes calcários no aquário?

Se quiseres testar o areão, podes colocar um bocado em um copo com vinagre, se borbulhar é calcário.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao nao se devve ter bombas de ar em plantados...mas eu tenho um aquario bastante plantado e tenho uma bomba de ar oferecida e como tal decidi usá-la e do lado que eu uso a pedra difusora é do lado em qu as plantas crescem mais...pelo menos tenho duas echinoduros bleheri nas duas pontas do aquario, na ponta da bomba de ar esta muito mas muito maior que na outra ponta e esta no mesmo "paralelo" da calha de iluminação...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiserem consultem este site, http://faq.thekrib.com/pt/begin-tapwater.h...html#well-water foi-me indicado aqui no forum!

 

Eu tenho a certeza que o problema não vem de dentro do aquário mas sim da agua, visto que para além do teste no bidão tb tenho um aquário com 100l só com um tronco, e aconteceu o mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... acho que isso é normal  :? Quanto mais O2 menos Co2!  :cry:  

 

e tb não está a ser feita qualquer tipo de injecção de Co2!!

Não é bem assim...

 

Na água do aqua O2 e CO2 têm vidas "independentes"

O que acontece é que ambos são gases diluidos na água e a agitação provocada quer pelas bombas de ar, quer por filtros favorece a libertação mais rápida do CO2 e do O2 diluidos na água.

Apenas acontece que as trocas gasosas que ocorrem na superficie renovam os niveis de O2 mas não os de CO2 e daí termos que recorrer a injecção de CO2.

 

No teu caso pode acontecer mesmo que a água do teu poço esteja saturada de CO2 devido a alguma matéria em decomposição que existe sempre nos poços, especialmente se estes forem abertos.

Ao arejares a água libertas todo o CO2 fazendo com que o ph dispare.

A injecção de CO2 poderá voltar a baixar os valores mas terás sempre um problema complexo nas mãos e estarás sempre refém da injecção de CO2 para manter o ph em niveis aceitáveis.

 

Desejo-te boa sorte :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Darius e muito obrigado por me corregires!

 

É com os erros que aprendemos!

 

Eu tb já pensei nisso, no facto de que se algum dia o co2 me faltar! E a osmose será que me vai ajudar em alguma coisa?

 

Ou é melhor esqueçer tudo e começar só por colocar turfa no filtro e em bidões com agua a arejar??

 

Agradeçia comentários, tou a ficar um bocado aflito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Eu tenho exactamente o mesmo problema que tu. A água do meu poço sai muito ácida mesmo mas depois de alguns dias o ph sobe para os 7 7,tal. E digo-te que é um problema dificil de resolver e é sempre uma chatice. Eu tinha CO2 e so este n me dava conta do recado. Tive de introduzir turfa para manter o ph baixo.

 

Também tenho discus e isso pode ser mau para eles pk detestam variações de ph mas se conseguires manter o ph nos 7 só com o CO2 então n te preocupes muito. Se os discus ainda estiverem a crescer eles agradecem.

 

As plantas adoram a água do meu poço ( é bolhas de O2 com fartura nesse dia )

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

É assim pelo sim e pelo não já coloquei turfa no filtro! Tinha uma caixa nova cá em casa e decidi colocar, porque não sei qt tempo mais o Co2 vai demorar a vir!

 

E tb acho que não vai ser uma caixa de turfa jbl que vai amarelar assim tanto a água! E olha se amarelar, paciência, afinal é assim mesmo que os discus gostam da agua!

 

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...porque não sei qt tempo mais o Co2 vai demorar a vir!...

Este é para mim o teu principal problema :cry:

Estando refém do CO2 para manteres o PH baixo se tens uma falha (pelo que já li aqui no forum as recargas das botijas de co2 demoram bastante) ficas entascado.

 

Se vais pela injecção de CO2 aconselharia a teres metodos alternativos de injecção, seja pela existencia de uma segunda botija de CO2 ou por injecção com base em processos naturais.

Não te digo obviamente para desistires dos discus, mas convém verificares se conseguirás realmente dar-lhes boas condições de vida.

Se vires que não vai ser fácil manter as condições de vida para eles perto do ideal então talvez seja melhor pensares em espécies menos exigentes do que estares a submeter os peixes ao stress de terem o ambiente deles a mudar constantemente.

 

Apenas os meus 5 centimos :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.