Férias


Recommended Posts

Boas noites,

 

Eu estou no primeiro ano da universidade e com a entrada no ensino superior tive de desactivar o aquário. Contudo, gostaria de voltar a monta-lo no local onde estudo. O problema é que estudo a 500km de casa e o aquário poderia estar (no máximo) 1 mês sem supervisão.

 

Será que é possível montar um aquário tendo em vista que vai ficar sozinho sem possibilidade de ninguém tomar conta dele durante um mês? (Os meus colegas de apartamento vão também eles de férias na mesma altura pelo que quando digo que é sozinho... é mesmo sozinho).

 

Caso seja possível, que medidas tomar? Com um sistema de alimentação automático e de reposição de água poderia estar seguro?

 

Desde já agradeço a vossa ajuda neste dilema

 

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um mês é bastante tempo...podes tentar com um sistema de alimentação automático (que chegue para um mês) e com um temporizador de modo a acender e apagar as luzes.

 

Antes de ires coloca na água um produto que neutraliza Nitritos,Nitratos,etc.Serve exactamente para isso,quando o aqua vai ficar muito tempo sem tpa's.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um mês é bastante tempo...podes tentar com um sistema de alimentação automático (que chegue para um mês) e com um temporizador de modo a acender e apagar as luzes.

 

Antes de ires coloca na água um produto que neutraliza Nitritos,Nitratos,etc.Serve exactamente para isso,quando o aqua vai ficar muito tempo sem tpa's.

 

 

Boas. Eu tenho um aquário plantado com discus e afins.

O que faço quando tenho de me ausentar (por vezes 20 dias), é fazer uma TPA de cerca de 50%, fazer uma boa poda, ou seja, mais rente, e para a alimentação, comprei à 3 anos um alimentador automático da EHEIM que é muito bom. Dá para 5 refeiçoes diárias se não estou em erro. Encho-o com granulado misturado com flocos porque sei que é o alimento básico dos meus peixes, Discus ou outros.

 

Se tiveres os peixes saudáveis, bem alimentados e a água limpa, conseguem estar sem comer 1-2 semanas na boa.

Mais tmepo que isso podem começar a fazer a folha aos peixes mais pequenos e lentos.

 

Um mês é realmente muito tempo.

Mas se tiveres um aquário pouco povoado e peixes menos exigentes, talvez consigas safar-te.

De qualquer modo, um alimentador automático é uma compra essencial. Pelo menos acho que valeu o preço que custou.

Nunca tive um problema, a comida não se estraga lá dentro e podes escolher a quantidade de comida que comem de cada vez e a que horas.

Melhor só se desse para meter papa congelada nyah

 

 

Espero ter ajudado de algum modo

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Muito obrigado a ambos!

commendatore, a tua experiência com alimentadores automáticos é bastante útil. Confesso que nunca utilizei um aparelho desse género e sempre tive ressalvas quanto à qualidade da alimentação ao longo do tempo...

 

Outro problema que se levanta com este projecto é a temperatura. O aquário será montado em Faro, pelo que a temperatura será um factor critico. Tenho já planeado um sistema de refrigeração (com um simples controlador e ventoinhas). Contudo, com o aumento da agitação e o uso das ventoinhas a taxa de evaporação será outro factor critico quando "abandonar" o aquário. O modo que pensei para contornar a questão foi o uso de um repositor automático. Que ideias têm sobre isto?

 

Confesso que o uso de toda esta tecnologia (ventoinhas, controlador, repositor automático) trás um problema acrescido: o aumento do custo do aquário. Mas, se for necessário para a boa manutenção dos seres vivos... faz-se o esforço, poupa-se mais!!!

 

Novamente muito obrigado pelos comentários dos membros!

Cumprimentos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Automatismos a mais talvez seja abusar da sorte. E se o repositor automático avaria e causa uma inundação. O ideal seria teres alguém que espreitasse o aqua duas ou três vezes durante o mês e que repunha um pouco de água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Automatismos a mais talvez seja abusar da sorte. E se o repositor automático avaria e causa uma inundação. O ideal seria teres alguém que espreitasse o aqua duas ou três vezes durante o mês e que repunha um pouco de água

 

Obrigado pela tua opinião! Sim, de facto tens razão se existe qualquer avaria com o material.... cabecadura

Enfim, é uma situação complicada. Provavelmente terei de arranjar forma de passar pelo quarto mesmo em férias. É uma questão de organização.

 

Obrigado a todos pelas opiniões :D

 

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.