Aquario para Camaroes, Ampularias e mais uns peixes...


Samufish

Recommended Posts

Ola.

 

Penso aproveitar um aquario de 60 litros para criar um casal de ramirezis, alguns camaroes e ampularias. Serao estes peixes e invertebrados compativeis?

 

O aquario e de 60x30x30, tem areia de silica, um tronco, pedras e algumas plantas. De iluminacao tenho para ja 2x15W de florescente compacta daylight que penso aumentar para 3 comforme a necessidade das plantas e tenho um filtro interno de 200L/H.

 

Nao tenho pratica nenhuma nem com Rams nem com Camaroes (ainda nao decidi a especie que vou colocar), por isso peco a ajuda de quem ja tenha experiencia.

 

Quanto aos camaroes ainda gostaria de saber como se destingue o macho da femea.

 

Assim que me for possivel vou colocar algumas fotos da montagem actual.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu se fosse a sí talvez ponderasse na questão de pôr os caracóis e os camarões; digo isto porque, mesmo os ram sendo considerados pacíficos, sempre há (muitas) excepções; normalmete os rams gostam de depenicar em tudo o que seja pequeno e mole (camarões e caracóis), e na época de reprodução ficam muito territoriais, por isso... de resto, desejo-lhe boa sorte para o aquario!

 

Cumps ;)

 

Duarte

 

(não sou nenhm expert, por isso, espere por mais mensagens; eu digo isto, porque chueguei a ter um ramirezi que arrancou os olhos a uma coridora! :):?: )

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu não tenho nenhuma experiência com ramirezis mas tendo em conta que eles são predadores, penso que te iriam comer os camarões...

quanto aos caracóis penso que eles não conseguem come-los, mas tem muito a ver com a personalidade de cada peixe :)

 

os camarões não devem ser mantidos com peixes grandes ou medios nem peixes que sejam predadores.

devem ser mantidos com peixes pequenos, de preferência herbivoros.

a não ser que queiras dar uma alimentação equilibrada viva aos teus peixes ;) o que é capz de ser um pouco caro :?:

 

quanto a destinguir camarões fêmeas de macho o mais fácil é quando elas já têm os ovos :?: porque ai não há que enganar, se elas forem muito pequenas, antes da maturidade, é impossível saber, se ja forem adultas quase de certeza que vão ter ovos porque elas passam toda a sua vida a carregar os ovos :?

quanto ao formato do corpo as fêmeas são mais abolados e os macho mais esguios.

esta informação que te dei é valida para os camarões do tipo caridina e neocaridina, o que não quer dizer que se aplique a outros camarões de outras espécies.

 

outra informação importante, os camarões da familia neocaridina são exigentes quanto à qualidade da água, tem que ser mole e como quase todos os invertebrados, não suportam altas concetrações de cobre.

 

os camarões caridina japonica, são fáceis de encotrar nas lojas, mas díficeis de reproduzir uma vez que as larvas têm que passar alguns dias em água salgada.

 

quanto aos caracóis é preciso seres mais epsecifico quanto ao que queres para te poder ajudar mais :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho um aquario de rams com caracois e nunca tive problemas,nunca vi nenhum acto de canabalismo por parte dos rams mas como já foi dito, tudo depende de cada peixe mas mesmo assim acho que não há problemas.

Quanto as camarões não posso dizer nada porque nunca tive experiencia com eles(infelizmente não encontro à venda)por isso segue os conselhos do mestre Sérgio Leal(nao leves a mal :) )

 

Hasta!!!!

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, ja percebi que os rams e camaroes nao sao compativeis.

 

Como pretendo mesmo ter os camaroes nao vou colocar os rams. Que peixes aconselham entao para acompanhar os camaroes? queria de preferencia um casal de uma especie que pudesse reproduzir. Serao os camaroes compativeis com apistogramas? Se colocar uns cardinais de certeza que nao vao criar problemas mas queria um casal de uma especie com mais caracter tipo ciclideos anoes (desde que nao facam a folha aos camaroes claro)

 

Quanto aos camaroes como devo escolhe-los e em que quantidade visto ser dificil verificar o sexo quando sao pequenos? ate agora so encontrei a venda os camaroes caridina japonica, e os camaroes wood. Tambem gostava de ter uma especie de camaroes que desse para reproduzir.

 

Ate agora so tenho visto uma especie de ampularia (nao sei qual e, mas penso que a mais classica) e penso colocar duas.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um aquario exatamente assim!!!!

5 ramirezis

4 camarões fantasmas

2 ampularias

eles se dão super bem!!!!não tem problema nenhum

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

para 36 litros eu escolhia corydoras hastatus, ou corydoras pigmea, ou entao outra corydora que não ultrapasse os 3,5 cm :cry:

 

mas tendo em conta que os camarões caridina/neocaridina são da asia eu apostava talvez em barbos cereja, ou outros barbos pequenos....

 

deves selecionar pelo menos 10 camarões, assim a probabilidade de haver fêmeas entre esses camarões é maior.

 

Têm muito cuidado ao habientar os camarões... a primeira vez que tive camarões morrem 8 dos 10 na primeira noite devido ao choque de diferença dos parametros da água. e tive uma hora a habienta-los :?

 

porque não tentas os camarões nacionais?

 

quanto aos caracóis tens que ver se são Pomaceas bridgesii, porque essas não comem plantas... pelo menos não como principal ;), se não tiverem mas nada para comer comem plantas ;)

as Pomaceas bridgesii têm a formação da concha com inclinação de 90º, enquanto que as outras especies têm angulo superior a 90º ou inferior.

vê esta página

http://www.applesnail.net

 

para mim os caracóis mais bonitos são os da familia dos neritina, tais como o neritina natalesis e neritina "zig-zag". alimentam-se apenas de algas e não tocam de certeza nas plantas.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora aproveito para perguntar onde se arranja os camaroes nacionais, aqui em lisboa ainda nao encontrei nenhuma loja com camaroes nem ampularias :cry:

alguem sabe?

 

Hasta!!!

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

camarões nacionais encontras em portugal na natureza :cry:

já algumas pessoas recolheram esses camarões e os reproduziram...

procura aqui no fórum por camarões de Sintra ;)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marcelo, podes dar-nos o setup do teu aquario? Os Rams nao tentam atacar os camaroes?

 

Sergio, o agua tem 60L. Para comprar 10 camaroes tinha que fazer uma grande despesa. Penso comecar com 2 ou 3 depois ir adicionando. Havera problema de misturar varias especies?

 

Acho que o taslixado e que tinha conseguido reproduzir uns camaroes apanhados em Sintra. Vou tentar falar com ele.

 

Tenho reparado que no meu aqua comunitario a minha anubia esta a ser comida. Nesse aquario adicionei 3 otocinclus afinis e 1 ampularia. Sera que a ampuliaria esta a comer a anubia? O desbaste na planta e mesmo enorme, esta toda trincada. Vou tentar colocar aqui uma foto dessa ampularia.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui vai ele:

aquario é de 36l

40x30x30

plantado

ph 6,4

fauna:

5 ramirezis

2 limpa-vidros(otos)

1 ampularia

4 camarões fantasmas

os camarões menores são de 2,5cm e os ramirezis não chegam perto.

de vez em quando rola uma briga entre os ramirezis, mas é como os tetras, nunca da em nada.

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com 60 litros eu punha 50 camaroes :(:) ou mais

 

o unico problema de manter camaroes de especies diferentes e a possibilidade de cruzamentos e de hibridos.

depois quando quizeres criar um tipo de camarao a linhagem ja desapareceu :)

 

penso que a Pomacea (a nomenculatura Ampularea é relativa a familia e nao à especie, ou seja e demasiado generalista, e esta desactualizada) nao iria comer uma anubia se tivesse outras plantas para comer... nem os ciclideos as comem... :?

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com 60 litros eu punha 50 camaroes :P :P ou mais

 

Outra questão que me suscita curiosidade, os camarões (nomeadamente Caridina Japonica) são tipicamente menos 'poluidores' que os comuns peixes de água doce (guppies, néons, cardinais, etc.) ? Isto é, ao juntar 50 camarões num aquário de 60 litros deduzo que reflexo ao nível dos nitratos seja muito mais reduzido do que acontece com peixes das mesmas dimensões, correcto?

 

Talvez seja este mais um motivo para a sua popularidade crescente nos nanos.

 

:twisted:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muito relativo porque os camaroes por terem um sistema digestivo mais pequeno tem que estar sempre a comer e por isso tambem sempre a defecar...

a questao é que como sao muito pequenos, num plantado safam-se muit0o bem....

no meu plantado de 6 litros ha semanas que nao vejo os neocaridina sp. "red crystal", porque andam escondidos no meio das plantas. :twisted:

 

outra questao é que um cm de camarao nao precisa de 1litro de agua :P

por isso em 60litros de agua poderias ter mesmo muitos camaroes :P

para alem dos peixes :wink:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as camarões não posso dizer nada porque nunca tive experiencia com eles(infelizmente não encontro à venda)(...)

Se quiseres posso dizer-te por mp dois sítios onde podes comprar caridina japonica e Atyopsis Moluccensis, quanto aos de Sintra, só mesmo em Sintra penso eu de que... :twisted:

 

 

 

o agua tem 60L. Para comprar 10 camaroes tinha que fazer uma grande despesa.

10 devem custar na ordem dos 25€

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

10 devem custar na ordem dos 25€

 

Sou um bocado contra a estes palpites... já encontrei numa loja caridinas japonicas á venda a 1.90 e noutra a 3.80, como podem ver a diferença é assustadora. Samushi, aconselho-te a ires visitar as várias lojas que tens por aí e verificares os preços.

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

10 devem custar na ordem dos 25€

 

Sou um bocado contra a estes palpites...

 

minidiogo, como reparaste eu disse que sabia onde se vendem duas espécies diferentes de camarões e como disse que poderia dizer a localização por mp dei o meu palpite (para tentar ajudar porque não acho que 25€ seja muito), com base no valor aproximado que lá poderiam encontrar.

 

É um palpite tão válido como o teu que tem um valor abaixo e outro acima.

 

Mas realmente o melhor é procurar em vários locais :twisted:

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela colaboracao.

 

Amanha vou colocar fotografias para verem como o aquario esta a ficar.

Quando comecar a procura dos camaroes vou entao decidir que especie vou colocar e se vou misturar com ramirezis ou nao.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotos do aquario onde penso colocar os camarões:

 

Aquacamaroes1.jpg

 

Aquacamaroes2.jpg

 

Aquacamaroes3.jpg

 

E esta é a ampulária que gosta de anubias:

 

Ampularia1.jpg

Ampularia2.jpg

 

Para prencher os espaços vazios estou a pensar colocar mais umas plantas e talvez mais uma pedra ou outra.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está engraçado, mas também acho que deves mesmo pôr mais

plantas e criar uns esconderijos com mais pedras, porque o Sérgio Leal já

me disse que quando eles mudam de carapaça, ficam muito fragilizados e

podem ser comidos inclusive pelos da mesma espécie.

 

Abraço,

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

a tua Pomaceas parece bridgesii, e normalmente so comem plantas se nao houver mais nada para comer... e neste caso acho que comeria primeiro as cryptocorynes :)

 

tens mesmo que arranjar econderijos pequenos para os camaroes para que quando eles mudam de carapaca nao sejam devorados pelos outros animais...

os meus que mudam de carapaca a frente dos outros nao aguentam mais de 3 segundos vivos :):? mas é vbem feito para nao se armarem em exibicionistas :?:)

 

o teu aquario esta a ficar muito bom... mas convem por mais plantas...

o substrato de areia é perfeito para os caracois uma vez que nao estraga as suas conchas e os camaroes tam agradessem a areia porque podem comer tudo o que cai, e nao ha nada que se meta no meio da areia :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola.

 

Preciso da vossa ajuda para descobrir que caracois são estes que apareceram no meu aquário. Este é o maiorzinho:

 

samcaracol.jpg

 

Serão caracois normais daqueles que aparecem no aquário? este já tem à volta de 4mm.

Se forem pomaceas é muito estranho porque só tenho um no meu aquário. Já esteve junto com outro noutro aquário mas o companheiro/a foi comido...

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser um Planorbis. É dos mais comuns em aquário, são inofensivos para as plantas. Pelo menos cá em casa nunca lhes fizeram mal nenhum.

BTW: Julgo não haver problema algum com um casal de Ramirezis e camarões, os Rams são pequenos e não são assim tãaaooo agressivos. Para além do mais os camarões também não são parvos de todo e sabem-se defender.

Caridina japonica então nem se fala, devem ser maiores que o próprio Ram :):):)

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.