Projecto: Aqua Plantado De 80 Litros


akingz

Recommended Posts

Boas,

 

Sou um pouco novato nesta área e gostava se saber quais os passos a seguir na construção de um aquário plantado (neste caso específico - com um volume de 80 litros). Em comparação com os aquários que já tive a oportunidade de ver, estes têm um volume superior, portanto gostava de saber se é possível montar um aquário plantado, com todas as necessidades suficientes para um ecossistema estável e harmonioso entre todas as espécies que nele habitam em 80 litros. Quando me refiro às ''necessidades'' estou a falar relativamente aos equipamentos como filtros, luzes, areão, rochas, troncos, plantas, produtos químicos, e claro, sem deixar de falar nas espécies que se adaptam melhor a este tipo de aquários. Outro aspecto que gostava de retirar mais informação é acerca da manutenção do próprio aquário plantado e as suas particularidades que fermentam o crescimento mais rápido e saudável das próprias plantas.

 

Ecossistema e Equipamento Actual

 

Dimensões do aquário:

 

Comprimento: 80 cm

Altura: 38 cm

Largura: 30 cm

 

Espécies que habitam o aquário (actualmente): 2 Escalares pretos (um com 14 cm (fêmea) e outro com 11 cm (macho))

7 Neons

 

Plantas: 4 espécies diferentes (não sei o nome ao certo, mas até agora têm-se desenvolvido muito bem no actual aquário comunitário)

 

Termoestato: Aquapur simples (aqueles verdes simples)

 

Filtro: Filtro externo Hydor (actualmente com pouco material de filtro) Já agora gostava de saber qual é o material de filtro mais adequado para um aqua plantado com a dimensões já referidas.

 

Luz: Calha Aquapur simples

 

Bomba: Bomba de ar simples com só uma ligação

 

Areão: Areão regular (rio acho eu)

 

Outros: 2 Troncos

 

pH: 5,8 (Devido aos Escalares que se adaptam melhor em águas ligeiramente ácidas)

 

Nota: Pelas imagens que tenho visto de aquas plantados tenho uma preferência especial pela planta riccia fluitians ou qualquer outra espécie que consiga fazer aquele manto verde, o que dá um aspecto muito vivo aos aquários.

________________________________________________________________________________

_______________

Objectivo: transformar este aquário num aquário plantado atractivo e com boas condições para o desenvolvimento das espécies. (quais os cuidados e medidas a tomar para a fixação desta planta no solo arenoso do aquário entre outros?)

________________________________________________________________________________

_______________

 

Algumas Imagens:

 

 

27042008071tu4.th.jpg

27042008072bl3.th.jpg

27042008073oc4.th.jpg

27042008076gy0.th.jpg

 

 

 

Obrigado a todos os que participarem,

 

aKinGz

:)

Editado por akingz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais