Projecto 1 Cascata, 2 Lagos, 1 Rio


Recommended Posts

Viva,

 

tenho em maos um novo e primeiro projecto deste estilo, sei que terei q ter varias preocupações durante este projecto, telas, motores, filtros, fauna, plantas, peixes... enfim..

 

Tudo começa numa cascata de 1,5m, a gua cai para um peq lago de 60cm de fundo e uns tantos de largura, corre por um canal.. talvez 30cm de largura e pouco de profundidade, para outro lago, q por sua vez vasa para outro canal em direcção a uma caixa de água onde estaria a bomba para bombear a água novamente para a cascata. E como n kero gastar € em energia, kero implementar um painel solar mas essa é outra conversa q já tenho pronta, para o mais importante e o que me falta gostaria de ter a ajuda do forum neste projecto, por onde começar? e onde os comprar?

 

por ordem penso q seria esta

instalaçao dos tubos da bomba e filtros

tela

agua

fauna

peixes

 

:smilecolros:

 

correcto q me estou a eskecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Se queres fazer um lago, com vários níveis, porque não fazes em cimento facilitar-te ia a construcção, e ficaria estéticamente mais bonito.

Na minha opinião, claro...

 

mas este lago de varios niveis.. n é um lago logo seguido do outro.. seria uma cascata a cair para o 1º lago, deste depois um riozinho de 50 metros para outro lago, mais outo rio de uns 40m.. até ao lago final q teria a bomba de água pra iniciar o ciclo de novo..

achas q seria mais facil de fazer na mesma se fosse tudo em cimento? e pq achas q esteticamente ficaria mais bonito?.. estava a pensar em ir recortanto as margens com pequenas rochas... q vos parece?

 

Quero todas as opinioes que sejam possiveis pra poder fazer um bom trabalho no meu jardim.. :snipersmile: assim tb futuramente poderia ajudar outros pelo q vao ler e pela experiencia q iria ganhando

 

abraço pessoal bacano :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece ser um bom projecto, mete umas fotos para o pessoal ver isso :smilecolros:

 

Em cimento é mais duradouro.

 

Mas agora fiquei a pensar, vais ter de colocar uma rede ou assim para a "saída" de cada lago, caso contrário os peixinhos são capazes de não gostar de andar 40/50 metros em "rápidos".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece ser um bom projecto, mete umas fotos para o pessoal ver isso banana rock

 

Em cimento é mais duradouro.

 

Mas agora fiquei a pensar, vais ter de colocar uma rede ou assim para a "saída" de cada lago, caso contrário os peixinhos são capazes de não gostar de andar 40/50 metros em "rápidos".

 

Isso, boa ideia.. n tinha pensado nisso.. tudo ajuda a fazer deste um projecto viável, obrigado..

ou entao Tb posso comprar uns peixes radicais para os rápidos :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas este lago de varios niveis.. n é um lago logo seguido do outro.. seria uma cascata a cair para o 1º lago, deste depois um riozinho de 50 metros para outro lago, mais outo rio de uns 40m.. até ao lago final q teria a bomba de água pra iniciar o ciclo de novo..

achas q seria mais facil de fazer na mesma se fosse tudo em cimento? e pq achas q esteticamente ficaria mais bonito?.. estava a pensar em ir recortanto as margens com pequenas rochas... q vos parece?

 

Quero todas as opinioes que sejam possiveis pra poder fazer um bom trabalho no meu jardim.. ;) assim tb futuramente poderia ajudar outros pelo q vao ler e pela experiencia q iria ganhando

 

abraço pessoal bacano :multi:

 

Sim, acho que seria mais fácil, na minha opinião acho cimento mais bonito que tela, o meu lago também tem as margens com rochas e fica bem.

 

Boas

 

Parece ser um bom projecto, mete umas fotos para o pessoal ver isso

 

Em cimento é mais duradouro.

 

Mas agora fiquei a pensar, vais ter de colocar uma rede ou assim para a "saída" de cada lago, caso contrário os peixinhos são capazes de não gostar de andar 40/50 metros em "rápidos".

 

Se fizeres os lagos em cimento e com uma margem em rochas, e com um pequeno corte, onde for para cair a água, és capaz de resolver o problema dos rápidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim fazias tudo em cimento pois e mais facil de moldar

ah atencao que vais ter qua arranjar um motor de tirar agua pois as bombas teem pouco caudal

a ano ser que facas os rios e os lagos com 2 graus de inclinaçao

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo começa numa cascata de 1,5m, a gua cai para um peq lago de 60cm de fundo e uns tantos de largura, corre por um canal.. talvez 30cm de largura e pouco de profundidade, para outro lago, q por sua vez vasa para outro canal em direcção a uma caixa de água onde estaria a bomba para bombear a água novamente para a cascata.
Bastante interessante o projeto. Acredito que já considerou o volume da caixa dágua final para uma eventualidade de pane no sistema de bombeamento, certo?

Caso isso aconteça toda a água dos canais se escoariam para ela e ao ser novamente acionado o sistema o volume dela iria cair drásticamente.

 

E como n kero gastar € em energia, kero implementar um painel solar mas essa é outra conversa q já tenho pronta, para o mais importante e o que me falta gostaria de ter a ajuda do forum neste projecto, por onde começar? e onde os comprar?
Não sei o seu pensamento sobre a potencia das bombas de circulação pois haverá um desnível considerável entre a base da cascata e o último lago, além da elevação para a cascata e qiue demanda bombas de volume potente parta elevar a água.

As bombas para lagos (geralmente) são submersas e de baixo conumo pois ficam ligadas 24 h/dia. Bombas externas (geralmente) não foram construidas para trabalhar 24 h/dia e o consumo é levado mas tem caudal mais potentes, etc. e são extrenas.

 

por ordem penso q seria esta

instalaçao dos tubos da bomba e filtros

tela

agua

fauna

peixes

Lembrando que um lago/cascata, etc. e que venham a ter peixes deverão passar por uma ciclagem completa antes os colocar. Durante a ciclagem haverá picos de substancias tóxicas até vir a diminuir, para num período de "acima" de 3 meses vir a se estabilizar.

 

Sorte no projeto e conte conmosco. Tb gosto de desafios. :P

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo que a bomba falhe, a água dos lagos n é perdida, fica presa, pois a água que passa no rio é o excedente dos lagos, que n cabe neles... por isso n haveria o problema de perda.. ker dizer.. alguma perda.. a da água q escorre nos rios... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais