"crystal Red" - Caridina Ou Neocaridina?


Jorge Gonçalves

Recommended Posts

Boas,

 

Não sei se esta questão já aqui foi respondida, mas pela pesquisa que efectuei aqui no fórum não consegui encontrar nada esclarecedor.

 

Tenho encontrado em diversas fontes referirem-se ao Crystal Red como sendo Caridina Cf. Cantonensis 'crystal Red' (Verduijn; André Silvestre; Atlas Dr.Pez; PlanetInverts; ShrimpNow), mas também tenho encontrado referências a Neocaridina sp RED CRYSTAL SHRIMP (Glaser; A Era dos Aquários, Aquarismo Online).

 

A minha dúvida é a seguinte: estamos a falar da mesma espécie ou não? Sendo a mesma espécie, porque se utilizam nomenclaturas diferentes?

Editado por Jorge Goncalves
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

A minha dúvida é a seguinte: estamos a falar da mesma espécie ou não? Sendo a mesma espécie, porque se utilizam nomenclaturas diferentes?

 

Acho que consigo responder a isso de uma forma resumida: por ignorância e/ou falta de actualizações. Os sites brasileiros ainda vá que não vá, são " fichas" ( acho que nem podem ser consideradas fichas, dada a escassa e errónea informação) estáticas que, quanto a mim, não merecem qualquer destaque. Servem apenas para dar a conhecer a espécie através de fotos, já que facilmente se encontra os links no google.

 

Agora, a Aquarium Glaser não tem desculpa nenhuma! É um fornecedor e como tal tem a obrigação de fornecer a nomenclatura correcta de modo a que as lojas possam igualmente fornecer a informação adequada sobre aquilo que vendem. Além do mais, é uma empresa alemã e com tanta informação em alemão ( de uma forma geral, a aquariofilia neste país está muito à frente e, em particular na área dos invertebrados, são, provavelmente, os mestres pois foram eles que desenvolveram e dinamizaram esta área há mais de 20 anos) sobre invertebrados e sobre esta espécie em particular, não há razão nenhuma para não actualizarem a lista. Aliás, se reparares na mesma, verás que eles catalogam, tudo o que é camarão, de Neocaridina, excepto os multidentata, propinqua e os Macrobachium.

 

A nomenclatura correcta é, de facto, Caridina cf. cantonensis " Crystal Red" e encontrarás esta designação nos sites " não-estáticos" o que quer dizer que, se mais tarde, esta espécie for catalogada de outra maneira tendo em conta estudos científicos mais aprofundados, esses mesmos sites actualizarão as suas bases de dados ( pelo menos o Aquariofilia.net actualizará de certeza). :mrgreen:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Quando coloquei no link o teu nome e não "Aquariofilia.net" foi uma tentativa de te "obrigar" a dar uma resposta, pois já sabia que eras a pessoa indicada para me esclarecer! cheers Ainda pensei em enviar-te uma MP, mas como outros poderiam ter a mesma dúvida, assim ficamos todos esclarecidos.

 

Agora, a Aquarium Glaser não tem desculpa nenhuma!

Foi por estado a ver a lista de encomenda que a Naturline faz mensalmente à Aquarium Glaser que me chamou a atenção. Já tinha visto referenciada esta situação nos sites brasileiros, mas não liguei, mas ao ver na Aquarium Glaser fiquei na dúvida... que já está esclarecida!

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais