Lâmpadas incandescentes vs. fluorescentes compactas (dúvida)


Recommended Posts

Uma pergunta para a qual nunca tive resposta concreta, espero que me ajudem a esclarecer.

 

Supondo que um aquariófilo utiliza uma calha com duas lâmpadas normalíssimas incandescentes de 75 Watts. Nesse caso poderíamos dizer que o aquário era iluminado por um total de 150 Watts. Tudo normal até aqui.

 

Agora supondo que esse aquariófilo decide trocar as suas duas lâmpandas incandescentes de 75 Watts por uma solução similar. Vai ao Hipermercado e encontra duas lâmpadas compactas fluorescentes de 18 Watts cada que indicam na embalagem corresponder a, vamos supôr, 75 Watts de uma lâmpada normal incandescente. Compra as duas lâmpadas e põe de lado as antigas incandescentes.

 

A dúvida... o aquariófilo pode deduzir que tem ainda 75 Watts de iluminação ou, pelo contrário, deve fazer as contas como se de apenas 36 Watts se tratassem? Caso esta última situação seja a mais correcta, estamos com isto a dizer que para igualar a potência de duas lâmpadas incandescentes de 75 Watts cada seriam necessárias mais de 8 lâmpadas fluorescentes compactas de 18 Watts cada?

 

Gostaria de obter as vossas opiniões e esclarecimentos.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que o que importa não são os Watts mas sim os Lumen emitidos... pode ser até que esses 36W sejam melhores que os 150W incandescentes

 

A diferença é que as incandescentes tem um rendimento baixo (perdem muita energia por calor) enquanto as fluorescentes não perdem tanto

 

penso eu de que :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na realidade como disse o drzodiacus o que interessa são mesmo os lumens, mas como nem sempre vinham indicados e mesmo agora é dificil de encontrar em algumas optou-se por uma convenção de Watts e normalmente estes referem-se a Watts de uma lampada fluorescente.

 

Ou seja, quem tinha 150W de incandescente não tinha 150W considerados normalmente. A questão é que com esta massificação dos Watts/litro induz-se um erro muito grande, pois as lampadas fluorescentes teem uma relação lumens/watt muito diferente...

 

Já agora, interessam os lumens pois é a medida da luz emitida pela lampada...enquanto que a indicação de Watts refere-se ao consumo electrico da mesma.

 

Espero ter ajudado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, na realidade o que interessa mesmo é o espectro da luz emitida e a temperatura de cor.

 

Pretende-se luz o mais identica à luz do sol para um efeito geral mas as plantas aproveitam os extremos vermelho e azul apenas.

 

Segundo o que vi sobre o assunto os lumens são para "consumo humano" dado que apenas o olho humano tem a percepção da intensidade luminosa da lampada.

Por dados que procurei na net fala-se em qualquer coisa como 20 a 60 lumens/L para evitar o aparecimento de algas.

A relação de watts para lumens terá que ser procurada nas especificações tecnicas das lampadas pois algumas têm ganhos diferentes.

 

Essas especificações não estão onde deveriam (na embalagem da lampada, lá só estão os lumens e muito escondidos :evil: ) mas se fores procurar no site do fabricante, especialmente se for um fabricante conhecido encontram-se os dados necessários.

Numa busca rápida num fabricante deu para ver que as fluorescentes compactas têm perto de 1000 (14w) a 1100 lumens (18w), com temperatura de cor de 5000K na luz branca e 2700K na luz amarela.

Infelizmente o fabricante não refere os espectros (só a coqueluche T8 tem direito a gráficos de espectro) mas a luz branca não andará muito longe do ideal.

 

Isto é só procurar na net... tudo se encontra :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah, isso dos lumens serem só para consumo humano...desculpa ser tao franco mas está completamente errado... os lumens medem a potencia luminosa...ou seja a energia que está disponivel para as plantas utilizarem na fotossintese, e portanto extremamente importante...

 

Em fluorescentes compactas nunca pode ser 14W =1000 lumens e 18W=1100...já reparaste que se fosse verdade a primeira tinha uma relação W/lumen muito diferente da de 18W...

 

A temperatura de cor vai de cerca de 6700K nas cool white para os 6000 nas daylight e vai descendo progressivamente. Procurem por cool white ou daylight.

 

Quanto aos espectros já dei um link noutro tópico onde muitas destas informações tambem estão... e é um tópico recente.

 

As plantas não utilizam somente os extremos, utilizam é certos comprimentos de onda preferencialmente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já leram isto?

 

http://www.aaa.org.ar/descarga/Iluminacion...o_-_Parte_1.pdf

 

Foi "postado" há algum tempo aqui pelo António Vitor http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=25. Excelente leitura para tirar estas duvidas todas.

 

Boa leitura,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Just_me:

Hehe ... eu só coloquei aqui o que li em sites web e no site do fabricante das fluorescentes compactas. :(

 

De qualquer das formas gracias pela correcção que fizeste ... sempre a aprender :)

 

Mas olha que os 1000 lumens para 14W e os 1100 para 18W penso estarem correctos... ou então vi tanta lampada que já me estou a confundir todo :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que eu tambem estou ligeiramente errado no enterior e aqui vai uma correcção melhorr... na realidade está errado, porque se pegares num mesmo espectro, a medida de lumens é o que te dá a potencia total. E portanto permite-te comparar duas lampadas em termos de luz emitida total. Agora como os lumens medem a intensidade de uma lampada de X candelas e como a candela está relacionada com a absorçao de luz dependente do comprimento de onda do olho humano "médio" de certa forma podes ter a mesma potencia luminosa total mas o teu olho so captar parte. Ou seja, em espectros diferentes os lumens nao servem para comparar.

 

Os 1000lumens para 14W e 1100 para 18W para o mesmo espectro é bem dificil no mesmo espectro. Claramente a de 18W ai é muito má em termos de eficiencia.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.