Problema sem solucao aparente!


Rafael Diogo

Recommended Posts

Opa colegas, tudo bem? Ha umas 2 semanas venho encarando um problema e por mais que eu estude, pesquise, n consigo chegar a uma conclusao:

Tenho 2 mudas de Heteranthera zosterifolia que estao se comportando como falta de nutrientes e de ferro: elas não crescem, so cresceram ate uns 2 dias depois que eu as plantei, depois parou...e ela possui manchas pretas(como algas peteca, mas não é)na folha, algo como excesso de ferro. Chutaria na falta de algum ingrediente, como ferro ou ate manganes, o problema é que apenas ela esta se portando dessa maneira...tenho plantas como proserpinaca palustris, glossotigma, blyxa japonica, eusterallis stellata, microsorium, cryptocorine, lud. arcuata didiplis diandra e todas estao super bem, crescendo em ritmo normal, com coloracoes intensas mas a heteranthera estagnou. Meu aqua tem 108lts, 2 arcadia power compact de 36w, 2 pl de 20w de 6400K, injecao de CO2 constante, pH em 6.5, não faco adicao de fertlizante liquido. Meu substrato tem um pouco de humus misturado com um pouco de gamma plant solo e azoo color condensed(fui pegando so os resto )misturado com laterita e por cima areia de filtro de piscina. Minha fauna é apenas alguns neons, 2 bandeiras, 1algae eater siames e 2 corydoras.

E ae pessoal, alguma sugestao do que seja?

Fico no aguardo dos mais experientes!

Desde já agradeco a atencao!

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Caríssimo, relativamente a Heteranthera Zosterifolia, apenas posso dizer o que já li; que se trata de uma planta muito decorativa e de fácil trato. Cresce bem em água doce ou dura. A areia costuma ser um bom substrato segundo Christel Kasselmann. Costuma crescer em águas estagnadas ou muito pouco agitadas... cumptos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não faco adicao de fertlizante liquido.

 

A planta tem boas raízes? Se as tiver não vou lá. Se não é falta de algum ingrediente. A heteranthera absorve os nutrientes da agua se não tiver raíz. Ás tantas é mesmo o nitrato. Se tiveres hipótese de o medir, confirma se ele não está a zero.

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De fato, Fernando, as plantas absorvem pelas folhas quando nao possuem raizes...as essencialmente aquaticas, por sua vez, so os absorvem pelas folhas. A planta esta bem enraizada, sim...a taxa de ferro esta 0,25. Realmente nao sei de nitrato, mas tenho uma eusterallis stellata crescendo bem no mesmo aqua e ela eh uma planta que necessita de um certo teor de nitrato na agua pra se desenvolver...por isso nao creio que seja nitrato...mas pretendo comprar o teste o mais rapido possivel.

Qualquer sugestao, por favor postem...:wink:

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais