MUDANÇA DE AQUARIO, COMO FAZER, SUGESTÕES....


Recommended Posts

Boas, 1º que tudo, nem sei se é aqui que deva colocar esta mensagem, se não fôr o sitio correcto, apelo aos moderadores que a coloquem no sitio correcto.

Bom, ora aqui vai, vou mudar de aquario, passar de um de 100*30*40 para um de 120*40*50. O problema é a mudança de aquario, como devo fazer? É Que o actual está no quarto, e o proximo vai para o lugar dakele, ter dois akuas a funcionar um ao lado do outro vai tar fora de questão, senão minha mãe da-me um tiro, e o aqua novo tera q tar uma ou duas semanas ciclar, pk vai funcionar com um filtro novo, como hei-de fazer? mudar agua e peixes de um para o outro directamente? o areao de actual que tenho vai para o ""novo"", troncos e plantas tb, unica coisa q n vai ser a mesma é o filtro externo...ja tive pensar e a pensar e n arranjo uma solução "satisfatória", decerto que alguns de vocês ja se depararam com situações identicas, por isso, aceito sugestões :oops:

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Aqui vai a minha sugestão. Não a experimentei numa mudança semelhante à tua mas apenas em mudanças de um aquário de um local para outro...

 

1. Desliga o equipamento: os filtros, o termóstato, etc, etc, e retira-os do aquário. Aproveita para limpar o filtro e as matérias filtrantes mas não as troques por novas.

 

2. Retira as plantas e coloca-as em alguidares, baldes ou sacos de plástico (se o saco de plástico ficar fechado não é necessário colocar água lá dentro).

 

3. Retira as pedras e os troncos maiores caso existam.

 

4. Retira os peixes para sacos de plástico ou para baldes ou alguidares. Utiliza a água do aquário. Como já não tens equipamentos, nem, plantas nem pedras, nem troncos deve ser mais fácil apanhá-los :oops: Mantém os peixes num quarto escuro ou então tapa os recipientes com um pano opaco para os peixes acalmarem. Não mistures espécies agressivas no mesmo recipiente.

 

7. Retira o areão e as pedras restantes mas não os laves muito (utiliza a água do próprio aquário e aproveita para limpar o aquário). Retira o filtro de fundo caso exista e lava-o (não sei se estás a utilizar filtro de fundo ou não... eu há alguns anos que deixei de utilizar).

 

6. Retira a água do aquário e guarda o máximo que puderes. A sujidade na água vai assentar ao fim de algum tempo :lol:.

 

7. Retira o aquário e coloca lá o novo.

 

8. Coloca o filtro de fundo lavado (caso o utilizes) e o areão.

 

9. Faz a decoração com as pedras e os troncos.

 

10. Coloca a água velha até meio, coloca as plantas e liga os equipamentos (especialmente o filtro).

 

11. Deixa a água clarear (dependendo da capacidade do filtro deve levar umas horitas)

 

12. Coloca o resto da água velha e coloca água nova até encheres o aquário.

 

13. Ao fim do dia coloca os peixes de volta e toma cuidado com a alimentação nos primeiros dias (não deixes que a comida sobre).

 

14. Mantém-te atento aos comportamentos dos peixes para verificares se algo está errado ou não... et voilá, já está um aquário novo no local do velho!

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Recentemente passei pelo mesmo dilema e agi quase do mesmo modo que o np34gb disse.

 

A única diferença foi que coloquei os peixes logo que o aquário estava cheio e não mexi no filtro exterior.

 

Na verdade passei de um de 60 litros para um de 120 litros e tu mudarás de um de 120 litros para um de 240 litros.

 

Encara tudo isto como uma TPA de 50% :lol: !!!

 

Apenas tive um problema, como tinha e tenho substrato fértil por baixo do areão e como não lavei muito o areão dos restos do substrato, a água ficou turva durante dois dias :oops:

 

Mas depois passou e os peixes e plantas não se queixaram!!

 

Abraços e bom mudança,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usa um aquário para guardar a água do aquário, toda a que puderes aproveitar, excepto claro aquela que estiver demasiado suja.

 

Não laves o filtro exterior e usa-o durante 2 semanas juntamente com o filtro novo.

 

Faz TPA´s de 20% de 2 em 2 dias.

 

Vai correr bem, vais ver.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela vossa participação neste tópico :cry:. Tenho algumas perguntas a fazer, ca vai :

 

- os peixes aguentam quanto tempo nos sacos ou alguidares/baldes?

- se eu nas TPAS q faço agora regularmente (semana a semana), em vez de deitar fora a agua que retiro do aquário, a aproveitar para depois ajudar a enxer o novo, essa agua se ficar em garrafoes, acaba-se por estragar ou teria de ficar num sitio em que existisse circulação da mesma com uma bomba ar / filtro interno ?

 

Ja me deram umas boas ideias, essa ultima do meter o filtro antigo a funcionar com o novo ao mesmo tempo tb é boa ideia, n tinha pensado nisso,

 

:evil:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos por partes.

 

Eu coloquei todos os peixes num grande alguidar com o aquecedor e bomba de ar a funcionar. Os peixes estiveram assim cerca de 14 horas sem stresses!!

 

Quanto ao aproveitares a água das TPA's terás que a manter oxigenada e controlares os seus parâmetros antes de a introduzires.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.