Heros Efasciatus


Recommended Posts

Tambem tenho Heros Efasciatus e são muito bonitos, os Heros são dos meus Ciclideos preferidos...qual o outro peixe que aparece na foto, um Geophagus?? Ou uma stanoperca??

 

Há e mais fotos he he

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tenho Heros Efasciatus e são muito bonitos, os Heros são dos meus Ciclideos preferidos...qual o outro peixe que aparece na foto, um Geophagus?? Ou uma stanoperca??

 

Há e mais fotos he he

 

 

A mim parece-me um Geophagus Dicrozoster

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tenho Heros Efasciatus e são muito bonitos, os Heros são dos meus Ciclideos preferidos...qual o outro peixe que aparece na foto, um Geophagus?? Ou uma stanoperca??

 

Há e mais fotos he he

 

É um Geophagus Geophagus steindachneri com mais ou menos 4cm.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma informação sobre...

 

Heros efasciatus Heckel, 1840

 

Heros efasciatus é uma espécie largamente representada na América do Sul, variando a sua coloração de acordo com o seu local de origem. Diversas populações (variantes) foram já importadas e distribuídas para o meio aquariófilo.

Heros efasciatus, é uma espécie com uma origem do “tipo incerta”: “Rio Negro”. Segundo o que se sabe sobre esta espécie actualmente, esta é uma espécie largamente encontrada e expandida no norte da América do Sul, nas zonas próximas da nascente - tanto nos afluentes de Ucayali (Amazónia) como nos afluentes do rio Solimões (Amazónia), assim como nos afluentes da zona próxima da foz do rio Amazónia, e ainda nas zonas próximas da foz dos rios Tocantins e Araguaia. Evidentemente, esta espécie está também representada a Norte, ou antes, a Nordeste no Rio Branco, no Rio Essequibo e ainda na Guyana Francesa próxima de Amápa no Brasil.

Nota: Ucayali é como é chamado o rio Amazonas, porém ele possui este nome enquanto ainda se encontra dentro do território do Peru. Logo que entra no Brasil, muda seu nome para Solimões, e ao se encontrar com o rio negro modifica para Amazonas.

Com uma repartição alargada como esta, será fácil de perceber a descoberta de diversas formas e variações, e então poderemos falar de formas locais. No entanto não podemos excluir a possibilidade de falarmos de diversas espécies como tem sido feito até aqui.

Em tempos algumas destas formas foram consideradas e descritas como espécies e subespécies, mas actualmente consideram-se esses nomes científicos como sinónimos de Heros efasciatus. É o caso do Chromys appendiculata Castelnau, 1855 (do rio Ucayali), o Uaru centrarchoides Cope, 1872 (do rio Ampiyacu), Chromis fasciata Castelnau, 1855 (do rio Araguaia) e o Cichlasoma severum var. perpunctatum Ribeiro, 1918 (nas proximidades de Manau). É provável também que Centrarchus notatus Jardine, 1843 seja também um sinónimo de Heros efasciatus.

Todos os nomes científicos citados anteriormente não nos fornecem sobre a sua coloração, e muitas vezes, até nos fornecem indicações erradas e contraditórias.

Em todo o caso, as barras verticais estão na base da descrição desta espécie, que dependendo do estado de “humor” do peixe, estas riscas só serão pouco visíveis na zona inferior do corpo, aparecendo de uma forma bem visível mesmo na zona superior do corpo quando o peixe está num estado de excitação.

As denominações perpunctatum e notatus estão relacionadas com os pontos negros na base das barbatanas, e significam: pintados ou manchados.

No passado o Heros efasciatus foi apresentado erradamente como Heros severus Heckel, 1840, e raramente acompanhado de indicações sobre o seu local de captura. Stawikowski (1995) apresentou diversas formas com os seus locais de origem. Heros efasciatus (appendiculatus) do rio Tefe, Heros efasciatus (fasciatus) de Belém, Heros cf. efasciatus (appendiculatus), Heros sp. juvenis da zona inferior do rio Negro e Heros cf. notatus importado de Guyana. Ele apresenta também o Heros efasciatus (appendiculatus) do rio Tapajós

 

Variantes desta espécie:

Heros efasciatus “Ucayalai” ou H. appendiculatus

Heros efasciatus “Rotkeil” (coin rouge ou Red-Shoulder)

Heros efasciatus do Equador

Heros efasciatus da Guyana Francêsa

Heros afasciatus do rio Tapajós

 

Comportamento e Reprodução

A reprodução desta espécie facilmente acontece desde que o casal esteja formado. Todas estas variantes são repositoras sobre o substrato coberto. Na escolha do seu parceiro, os Heros poderão ser muito selectivos. Por esta razão é aconselhável manter um grupo de juvenis e esperar que os casais se formem. O casal normalmente forma-se no decorrer de uma espécie de um “conflito de encontro”. Estes peixes mostram comportamento de intimidação como também de confronto directo com a sua potencial parceira antes de a considerarem como igual.

Essas provas de força ultrapassam muitas vezes os rituais comuns: abertura das barbatanas, ameaças frontais e laterais, golpes de cauda e outras atitudes agressivas atingem o ponto culminante quando colam os lábios um no outro, que decididamente não são beijos. Os peixes empurram-se ou puxam-se mutuamente com toda a sua força, antes de acabar este frente a frente, até ficarem exaustos. A consequência destas “guerras” é ficarem com a boca em muito mau estado, mas contudo o casal se respeitará no futuro e terá muitas reproduções ao longo da sua vida, e se as circunstâncias o permitirem, em toda a vida. Num aquário super povoado, normalmente não reproduzem, já que se sentem muito incomodados. Em todo o caso, não é necessário mantê-los sozinhos, já que são peixes que se sabem defender. Companheiros ideais para eles serão por exemplo peixes dos géneros Pterophyllum e Mesonauta.

 

Depois tentarei descrever mais em pormenor a variante que tenho.

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais