Praga De Buzios(com Foto)


corvo

Recommended Posts

Boas rapazes a minha colega pediu para lhes perg. ,o que pode fazer para acabar com esta praga de buzios que tem no aquario de agua doce.

Foto-

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11013_29.jpg

Obrigado

Corvo

 

Fluvermal! Fluvermal! Fluvermal! :smilecolros::angry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.OK.Entendido.Compra-se isso nas lojas de peixes,ou nas de veterinária?

 

Corvo

 

Nem numa, nem noutra.... na Farmácia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso sao melanoides tuberculata, tenho varias centenas, senao milhares, e nem que venha o diabo a sete os tiro de la, pois tem funçoes importantes no ciclo dos aquarios, como estao sempre escondidos debaixo do areao, nao me faz confusao...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens uma armadilha da Sera, que eu experimentei no meu aqua mas nao dá por ser viviparos e ter peixes pequenos e eles entravam dentro da caixa.

mas se o teu aqua for so de peixes maiores dá resultado.

 

e uma caixa que se poe no fundo leva uma pastilha se Sera-o-Nip , aquilo por onde entram os caracois abre mas ja nao saem,e ficam

encurralados pela atracçao a guloseima.

 

acho que custa 10 a 12 euros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens uma armadilha da Sera, que eu experimentei no meu aqua mas nao dá por ser viviparos e ter peixes pequenos e eles entravam dentro da caixa.

mas se o teu aqua for so de peixes maiores dá resultado.

 

e uma caixa que se poe no fundo leva uma pastilha se Sera-o-Nip , aquilo por onde entram os caracois abre mas ja nao saem,e ficam

encurralados pela atracçao a guloseima.

 

acho que custa 10 a 12 euros

 

Boas,tudo bem?

Vou passar palavra à minha colega

Cumps.

Corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Folha de alface durante a noite costuma resultar.

Eu ando atrás de uns milhares disso, tenho poucos. Os meus botias enchiam a barriga com essas coisas.

Depois da desmontagem do aqua, só encontrei 4 caracóis destes.

Alguém apanha um monte destes bicharocos e me envia pelo correio?

Prometo que vou tomar bem conta deles... Pelo menos até os peixes os apanharem.

ehheheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Folha de alface durante a noite costuma resultar.

Eu ando atrás de uns milhares disso, tenho poucos. Os meus botias enchiam a barriga com essas coisas.

Depois da desmontagem do aqua, só encontrei 4 caracóis destes.

Alguém apanha um monte destes bicharocos e me envia pelo correio?

Prometo que vou tomar bem conta deles... Pelo menos até os peixes os apanharem.

ehheheheh

 

a folha de alfaçe não resulta neste caso, pois os melanoides não apreciam verduras.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha se não os queres podes dar-mos que eu não me importo. Já os tive,mas na ultima remodelação do aqua desapareceram...

 

Adoro esses caracois,são um espectáculo. Não tocam com um dente em nenhuma planta,fazem ainda por cima o arejamento do areão e comem restos de comida do fundo.

E por último é lindo vê-los a subir as paredes do aquário de noite,é um espectáculo natural que podemos ter em casa.É mais um elemento natural que podemos ter nos nossos aquários,mas há gostos para tudo...

 

Não levem a mal,mas eu tenho uma definição diferente do termo praga.A aquariofilia é muito mais que ter peixes e plantas.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha se não os queres podes dar-mos que eu não me importo. Já os tive,mas na ultima remodelação do aqua desapareceram...

 

Adoro esses caracois,são um espectáculo. Não tocam com um dente em nenhuma planta,fazem ainda por cima o arejamento do areão e comem restos de comida do fundo.

E por último é lindo vê-los a subir as paredes do aquário de noite,é um espectáculo natural que podemos ter em casa.É mais um elemento natural que podemos ter nos nossos aquários,mas há gostos para tudo...

 

Não levem a mal,mas eu tenho uma definição diferente do termo praga.A aquariofilia é muito mais que ter peixes e plantas.

 

 

pensas igual a mim..., so nao me arrisco a ter physas, pois esses ou tornam-se mesmo praga ou desparecem, como nao os consigo manter a um numero estavel, nao os tenho, agora, melanoides, nao me fazem diferença serem muitos, e os outros "praga consigo os ter controlados..."

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais zogli.

Tenho um aqua de 60cm com 2 ampulárias e 2 ancistrus. Coloquei na altura da montagem, 4 destes caracoizitos, e eles andam para lá algures, raras vezes os vejo.

Pena é que são só 4. Com um areal de 8cm de altura, fica dificil só para os 4 arejarem aquilo, daí eu andar a procurar por um monte destes bicharocos.

Será o meu futuro aqua de criação, mas convinha ter destes caracoizinhos, para remexerem o areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Pessoal

 

E iniciei com 4 pequenos melanoides e passado 3 meses tenho muito mais de 50, é claro que maior parte deles so tem 4 a 8 mm mas os maiores já chegam a ter 1.5cm.

 

 

 

Setup:

3Guppys, 1 Escalar (3,5cm), 2 Corys Albinas, 17 Reds (maior parte adultos) e muitos melas.... :puppydogeyes:

54L, Filtro Fluval 303 (800l/h), Substrato (não me recordo do nome mas acho que é Flora-day, 5l) e areão basáltico

Musgo de Java, Fetos de Java, Limnophila sessiliflora e por fim Lemnar minor (uma praga, comecei com uma e já deitei milhares fora)

Abraços,

 

Rui G.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho no aqua dos conchiculas 6 ou 7 não incomodam nada, antes pelo contrario. Durante o dia ninguem os vê, á noite quando acendo a luz é um espetaculo vê-los todos a trepar pelos vidros.

 

Quem me dera ter mais.

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais ums informações tiradas da net:

 

 

Familia dos Thiaridae (Melaniidae)

 

Sub-familia: Melaniinae

 

Origem: todas as regiões tropicais.

 

Distribuição recente: Vasta diversidade de meios aquáticos, excepto os pântanos com papyrus e os biotopos que secam reglarmente.   Tolera uma salinidade moderada (Brown, 1980).

 

Descrição: Unica espécie que vive no Sahara, a cosmopolita M. tuberculata. Reproduz-se por partenogénese e foi distribuida pelas aves e pelo homem. A mais antiga deste género afrotípico e das espécies em Africa data do baixo-Mioceno (Mohari Fm., Sinda Mohari, Zaire, Gautier & Van Damme, 1973a).

 

Nome científico: Melanoïdes tuberculata (Miffler, 1774, Nerita) Genre Melanoides Oliver, 1804.

 

Tamanho: máximo 47x14 mm, mas geralmente mais pequeno (2 cm)

 

Respiração: aquática, por branquias.

 

Temperatura: 22 à 32°C

 

Utilidade: consome a demasia de comida e areja o solo.

 

Particularidades: espécie nocturna, enterra-se durante o dia. Ao contrário da maioria dos caracois e tal como as ampulárias, os sexos são diferenciados. Com Biomphalaria pfeifferi e Bulinus truncatus, M. tuberculata é a espécie mais comum dos meios aquáticos dos Sahel e do Sahara.  O único caracol de água doce em forma de torre que apareceu na África do Norte, com uma concha em espiral.

 

Este caracol, bastante útil ao aquariofilo, é um indicador infalível da saúdo aquário no qual se encontra.

 

Se o aquariofilo distribui demasiada comida, os melanoïdes devorarão todas as sobras. Eles também vão achar o momento propício para se reproduzirem (já que encontram tanta comida !) e INVADIR o aquário !

 

Consequência lógica desta invasão, os melanoïdes vão todos sair a uma certa hora da noite, o que d5 um aspecto particularmente inesthético ao aquário.  Para além disto, eles também vão produzir excrementos em quantidade e participar activamente à degradação do meio.

 

O espectaculo será o mesmo se a água se apobrece em oxigénio, os melanoïdes reagem como os peixes neste caso... MIGRAÇÃO MASSIÇA PARA A SUPERFICIE !

 

O aquariofilo não deve em caso nenhum tentar erradicar completamente estes caracois, ele deve aprender a gerir o seu aquário de maneira adequada.  Observar o comportamento desta espécie de caracois pode ser muito útil.

 

Resta que se a infestação começou, parece difícil contê-la.  A maior parte dos aquáriofilos vai tentar apanha-los com alface cozida ... nem merece a pena, a rapidez de proliferação é tal que ultrapassa de longe a capacidade de os retirar do aquário.

 

Preconizo as soluções seguintes:

 

 

Se o substrato se compõe de areia fina, basta passa-la pela rede de malhas finas;

 

Se o substrato se compõe de areia de granulometria média, é necessário introduzir predadores, como os Botia (nunca um só, os Botias não apreciam a solidão), os peixes caixa,  os macropodes, ...

 

E evidente que a razão da prolidferação tem que ser encontrada e solucionada, e sempre é mais são dar pouca comida várias vezes ao dia do que muita dois vezes ao dia.

 

Finalmente, não deite fora os melanoïdes capturados, seria muito mais útil dá-los de comer à Botias ou Peixes - Caixa; se o aquarió não os possui, nada proibe que os traga a loja na qual se fornece regularmente em plantas e  peixe ... COMIDA VIVA para peixes que comem caracois ou que precisam trincar a concha para evitar que os dentes crescam demais não é ?!

 

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais