Hypsophrys Nicaraguensis


Recommended Posts

Aqui dou a conhecer mais uma das minhas espécies, os Hypsophrys Nicaraguensis. Tenho um casal reprodutor. Nas fotos que se seguem eles 1º estavam num aquario de 150X50X55altura e bem ha pouco tempo tive que os retirar para um mais pequeno devido a algumas restruturações no meu FishRoom, e como eles são muito timidos apeoveitei o facto de estarem nesse pequeno aquario sem terem onde se esconder para tirar umas fotos, de referir que no chão desse aquario pequeno se encontravam parte dos alevins dos mesmos. Com o passardos minutos os Nica foram perdendo a cor, talves devido ao stress.

 

Hypsophrysnicaraguensis008.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis009.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis010.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis012.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis013.jpg

 

Os Ovos dos Nica retirados e incobados por mim á parte

 

HypsophrysnicaraguensisOVOS044.jpg

 

HypsophrysnicaraguensisOVOS043.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis_2082.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis_2083.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis_2084.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis_2085.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis_2087.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis_2088.jpg

 

Hypsophrysnicaraguensis_2090.jpg

 

Na Convensão da APC no proximo mês podem velos ao vivo.

Editado por Nuno Landeck

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno... não é essa espécie que tem por hábito escavar buracos no fundo e fazer lá as posturas? Segundo sei, também, os ovos deles não são aderentes!

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno... não é essa espécie que tem por hábito escavar buracos no fundo e fazer lá as posturas? Segundo sei, também, os ovos deles não são aderentes!

 

Abraço

 

Boas Ricardo sim os ovos deles não são aderentes com os da maioria dos ciclideos, de modos que eles escolheram uma anfora para seu ninho e colocaram dentro desta umas pequenas pedras de forma a criar uma barreira para os ovos não andarem de um lado para o outro, um espétaculo de se vêr :)

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo novas fotos do meu casal reprodutor de Nicaraguensis após os ter mudado para um pequeno aquario 2 dias antes da Convensão da APC 2008, afim de os ter mais á mão para no dia os levar para a Convensão. Eles alteraram as cores com a modança, pois perteram espaço e têm menos esconderijos como tal devem estar um pouco em stres.

 

O MACHO

HypsophrysNicaraguensis_2256.jpg

 

HypsophrysNicaraguensis_2264.jpg

 

A FEMEA

HypsophrysNicaraguensis_2255.jpg

 

O CASAL

HypsophrysNicaraguensis_2258.jpg

 

HypsophrysNicaraguensis_2259.jpg

 

HypsophrysNicaraguensis_2260.jpg

 

HypsophrysNicaraguensis_2262.jpg

 

HypsophrysNicaraguensis_2263.jpg

 

Quêm for á Convensão da APC este fim de semana vai poder vêlos ao vivo.

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...

Devo dizer aqui ao pessoal que acabei de vereficar agorinha que já tenho a minha 1º postura deste casal, os alevins nasceram hoje e por alto devem ser cerca de 120, eu devo retirar uns 20 para fazer crescer e possivelmente levar uns 2 grupos de juvenis á convensão e ficar com nus para mim.

Fotos para amanhã se conseguir.

:music_singguitar:

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Nesta espécie a fêmea é mais colorida do que o macho.

A fêmea apresenta uma cor muito menos intença fora da época de reprodução, época essa que facilmente se consegue notar pois a fêmea fica com a cabeça bastante azul metalizado e corpo num tom muito forte de um amarelo quaze laranja.

De voltar a chamar a atenção para o facto dos ovos desta magnifica espécie não serem aderendes, o que obriga os Papás a procurarem um locar onde não se faça sentir a corrente da água de modo a proteger os ovos, tal se pode verificar nas caracteristicas do local que se pode ver na ultima foto.

Pode-se observar nas minhas seguintes fotos a cor da fêmea a ficar mais intença, isto apesar da fraca qualidade das minhas fotos mas isso já é culpa do fotografo:

 

nica161.jpg

 

nica165.jpg

 

nica163.jpg

 

Nica159.jpg

 

nica131.jpg

 

nica187.jpg

 

nica186.jpg

Nuno Landeck APC 188

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais