começar um aqua


Recommended Posts

boas eu sou mt novato nisto da aquariofilia e tenho um aqaua de 1004050 comecei a cerca de 1 mes e estou a tentar informarme em quanto me ficaria um aqaua de agua salgada que tipo de equipamentos teria de comprar de inicio e ja agora quais as dimençoes ediais para o meu aqua tendo em conta que n podiria ser mt grande

 

claro que n estou a pensar nisto para ja sei que inda tenho mt a aprender mas agradecia ajuda

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário que tens serve perfeitamente para começar. Além do aquário vais precisar de iluminação de iodetos metálicos (HQI), rocha viva, escumador, água salgada natural ou artificial, um aparelho de osmose inversa para purificar a água da torneira que servirá de água de reposição (depois de passar pela osmose) da água que evapora, densimetro, aquecedor, sump, cabeças motorizadas para fazer circulação da água dentro do aquário e ainda uma bomba para fazer o retorno da água da sump (caso uses) para o aquário.

 

Claro que esta informação dita assim de pouco te serve mas basicamente é o que precisas. Para cada item que descrevi acima, usa a função pesquisar do fórum pois vais encontrar toda a informação que precisas para montar um aquário que simule um habitat de recife tropical.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

n e para ser chato mas o que e que sao sump's e eu li por ai que para um aqua de agua salgada e preciso no minimo o filtro fazer 20 vezes o volume tutal da agua como e que isso se consegue? so com varios filtros certo?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de filtros em água salgada. Se leres bem aquilo que descrevi na mensagem acima podes facilmente verificar que da lista não consta qualquer tipo de filtro.

A filtragem da água num aquário de água salgada é feita única e exclusivamente pela rocha viva e o escumador.

Por favor usa a função "Pesquisar" do fórum. Estes temas já foram muito debatidos anteriormente e podes encontrar tudo o que precisas para montar um aquário de recife lendo os tópicos anteriores. O tema "Sump" é bem exemplo disso. Se fizeres uma pesquisa por esse termo encontras entre outros este tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...&highlight=sump

 

Boas leituras.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas  

 

n e para ser chato mas o que e que sao sump's e eu li por ai que para um aqua de agua salgada e preciso no minimo o filtro fazer 20 vezes o volume tutal da agua como e que isso se consegue? so com varios filtros certo?

 

abraços

 

Precisas é de cabeças motorizadas para fazer 20 vezes ou mais o volume total de água, em circulação. Circulação é diferente de filtragem, basta usar cabeças motorizadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

 

agora ja fiquei a entender obrigado por tudo

 

mas so mais uma pergunta sera que eu para um aqua de 200 litros posso uzar um filtro externo ai de 1000 litros hora em vez de um sump e depois colocar bonbar para fazer a circolaçao da agua ?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao querendo ser chato mas so mm para tirar uma duvida

pelo o que li as sump tem basicamente as mesmas materias filtrantes que os filtro mas apenas e um reservatorio maior dividido em varias partes e para onde a agua do aqua cai atravez do sistema dos vasos comunicantes

 

a minha pergunta e: os sump's tem tambem lãs e esponjas e bio bols e tuso isso certo?

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

as sumps na sua maioria não contêm matérias filtrantes, sendo somente para esconder equipamentos e aumentar a litragem do aquário.

Tal como ja foi dito em aquários de água salgada as lãs, esponjas e outros filtros mecanicos são dispensáveis porque aprisionam plancton e outros organismos que acabam por morrer. Algumas sumps têm refugios, outras rocha.....de resto mais nada....penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ok entao pelo o que e entendi pelo o que lis nos varos topicos e que um aqua de agua salgada filtra se a si pproprio atravez do areao vivo e da rocha viva talvez nos filtros se coloquem apenas bioballs ceramica e carvao activado correcto?

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece os filtros num aquário de recife. Esquece as bioballs e esquece as cerâmicas. Não vais precisar de nada disso.

 

Podes eventualmente precisar de carvão activado mas muito esporadicamente. Se tal for necessário, utilizas um pequeno saco de nylon com o carvão e colocas este saco na sump num local onde haja maior passagem de água. De qualquer maneira se fizeres trocas de água frequentes mais conhecidas por TPA's (trocas parciais de água), arrisco a dizer que nunca precisarás de carvão, só em caso de uma catástrofe do tipo morrerem vários animais ao mesmo tempo mas nesse caso e sempre o melhor remédio são as TPA's.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

 

nao quero estar a ser chato mais uma vez mas e que tenho lido varias coisas em relaçao as tpa's e nunca fiquei exclarecido sobre de quanto em quanto tempo se deve fazer uma qual a quantidade de agua a retirar e se se deve repor com agua natural ou con agua da torneira obviamente devidamente tratada

 

n vos chateio mais e obrigado por tudo foram uma excelente ajuda para mim

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

nao quero estar a ser chato mas podes parar com esta frase... "nao querendo ser chato mas"

 

estamos aqui todos nos e para ajudar... e quanto mais sucesso todos tiverem melhor sera para todos a todos os niveis...

 

Tens a agua de reposicao e as TPA's...

As TPA's sao trocas de agua reglares. A Reposicao, e adicionares agua doce ao aquario porque houve evaporacao de agua. Quanto as TPa's, geralmente faco cerca de 10% semanais mas isso pode varias muito dependendo das condicoes de cada aquario, ependendo do numero de peixes, movimentacao, escumador, etc.... tu e que tens de chegar a uma rotina propria, optima para o teu aquario. :(

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais