Recommended Posts

Publicado

ola :)

estive a ver alguns topicos sobre o carvao e fiquei com algumas duvidas. :?:

Para limparmos o nosso aquario de restos de medicamentos, para clareara agua, etc.

O que é que é mais eficaz o carvao ou as resinas?? :oops:

a minha duvida prende-se com facto de o carvao poder ficar saturado sem que nos demos conta podendo estar-mos a fazer mais mal que bem.

as resinas tambem nao se saturam??? :oops:

Publicado:

As resinas também saturam...

Não existe uma maneira eficaz (pelo menos que eu saiba) que te permita saber se o carvão está ou não saturado... mas também não o sabes nas resinas.

A duração do carvão/resinas depende da quantidade de água que têm de filtrar e da frequência de utilização. Pode durar 3 meses... ou um ano...

Se queres jogar pelo seguro usa meia dúzia de vezes e depois substitui...

Outa coisa, opta sempre por carvão "de marca". Muito do carvão que se vende tem uma qualidade fraca e acaba por soltar substâncias para a água em vez de as retirar.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Ola

Como já foi dito o carvão serve para purificar a água, principalmente depois de se ter empregue os remédios.

E as resinas para que servem?

E que genero de resinas?

Só depois de se saber o efeito destas é que, a meu ver, se deve por em paralelo, pois julgo que cada substância tem a sua aplicação.

Penso eu de que.

Até â proxima

Rui

Publicado:

Ola

Em principio eu julgo saber para que serve o carvão e as resinas. A minha pergunta foi intencional para o bassman.

Quanto ao carvão parece que já estamos de acordo.

Quanto às resinas sou de parecer que elas devem ser usadas quando pertendemos alterar os paremetros da água ou seja alterar os ions da água.

Para quem vai iniciar aconselho a só uzar o carvão quando para uma limpeza ou antes purificação da água. O que quer dizer para actuar naquela situação que extrai da água qualquer substância nociva,(Antibioticos, etc.) Para crirar certas condições da água como dureza, etc. então uzaremos O. I. ou as resinas. Também existem resinas para retirarem os nitratos por vezes uzo-as, mas muito pontualmente, só em casos que não consigo resolver com mudanças de água

E para já acho que me estendi demais, por isso fico-me por aqui à espera de ler mais opiniões.

Até sempre

Ruia

Publicado:

OI, Rui e companheiros

Para criar certas condições da água como dureza, etc. então uzaremos O. I. ou as resinas.

Rui, presumindo que falas de baixa dureza, e se O.I. é infalível, acho que as resinas não servem para nada, apenas fazem uma troca iónica, salvo erro Ca e Mg, os dos testes de dureza, por Na e Cl, que não acusam nada.

Mas a dureza fica sempre na mesma. Será ?

Abraço

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Ola

Eu uzo bastante a agua de osmose. E francamente só usava as resinas antes de comprar o filtro de osmose. Quando uzava as resinas reparava que a dureza, o PH e GH baixavam bastante. Mas com toda a franqueza não andava contente pois tinha a sensação que estava a alterar os parametros a água por meios que não conseguia dominar. No entanto, tenho-me aprecebido que há diversos companheiros nestas andanças que além de purificarem a agua através da O I também de seguida o fazem com as resinas. Tenho a ideia que este situação é uzada nos salgados e salvo erro é MANKLIC. Que me perdoe se estou a escrever mal o nome. Salvo erro alterou recentemente o nome para ALEXANDRE.

Costumo tambémentrar num forum francês e lá também me aprecebo que alguns também aplicam as duas filtragens.

Até sempre,

Rui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!