co2 para plantas


bassman

Recommended Posts

olá

:lol: sou novo neste forum pois so aqui ando a 2/3 semanas mas ja prendi muito e ja corrigi alguns erros que fazia. por isso acho este forum simplesmente espectacular :D

 

Ao consultar os topico na secçao de plantas nao pode deixar de observar que voçes falam muito em CO2 para as plantas e tambem falam em CO2 caseiro.

 

:D deixem-me fazer uma serie de pergunta á caloiro nesta coisas das plantas. :lol:

Qual a utilidade da aplicaçao directa do CO2 nos aquarios ?( sei que tem haver com a fotosintese )mas podiam-me introduzir melhor no assunto?? como se faz a aplicaçao??? com que regularidade se aplica ??? e ja agora como é que se faz o CO2 caseiro??

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o CO2 faz parte da fotosintese, quando ele é injetado no aquario nota-se uma grande produção de O2. mas o CO2 só é util se a iluminação for boa para as plantas. ele baixa o ph, muito.

não há uma medida, vc tem que descobrir quanto que as plantas precisão.

a aplicação é diaria, quando as luzes estão ligadas. a noite ele é inutil( sem luz não a fotosintese) então vc pode retirar ou colocar a pedra porosa para cima.

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

e ja agora como é que se faz o CO2 caseiro??  

 

Precisas de açucar, bicabornato de sódio, 1 cubo de fermento de padeiro fresco e água morna. As quantidades exactas, é dificil de te dizer, depende da capacidade da garrafa.

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Primeiro precisas de uma garrafa de litro e meio. Colocas la dentro açucar, bicabornato de sodio e 1 cubo de fermento de padeiro fresco (nao te sei dizer as quantidades certas, eu faço isto a olho) e enhes com agua morna (deixas 1/4 da garrafa sem água).

Depois, fazes um furo na tampa dessa garrafa e colocas um tubo (pode ser daqueles que se liga á bomba de ar) que entre dentro da garrada 2/3 cm e em seguida vedar o exterior (á volta do tubo,24 horas de secagem) com cola quente ou silicone. Do outro lado do tubo, colocas uma pedra difusora.

A fermentação funciona melhor no escuro, por isso colocas á volta da garrafa cartolina preta. Por fim, é só colocares a pedra difusora dentro do aquário.

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como é k monto ou aplico isso???

 

Antes de mais penso que devias pesquisar um pouco. Não é só aplicar CO2 e pronto...

Tens de ver se precisas mesmo de CO2 no aquário. Tens de aumentar a iluminação do aquário para que esse CO2 seja consumido, etc etc... tens uma série de "regras" que deves seguir para tirares partido da injecção do CO2.

 

Um manuseamento incorrecto do CO2 pode-te trazer problemas para os peixes, asfixia, por exemplo. Cuidado. Pesquisa primeiro...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!

 

Só agora é que vi que não era nada daquilo que queria dizer. Não é a fermentação mas sim a duração da garrafa de Co2. Estando no escuro dura mais. Não me perguntes porquê, só sei que ja experimentei sem cartolina e com cartolina e realmente se pôde comprovar que dura mais. Outros amigos meus ja tentaram isso e tiveram o mesmo sucesso.

 

Posso estar a dizer babuseira :wink:

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é a fermentação mas sim a duração da garrafa de Co2. Estando no escuro dura mais.

 

É indiferente, pois a luz não afecta a fermentação e, por conseguinte, a "duração" da garrafada.

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!

 

Vou ver se me informo melhor nisto. Ja ouviste falar na folha de gelatina? Ferver a folha de gelatina, depois deixar arrefecer. Utilizar essa água e colocar o bicabornato de sodio, cubo de fermento de padeiro fresco e açucar. Também faz com que a garrafa dure mais. :wink: Mas nunca experimentei, tenho so ouvido falar.

 

HAsta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais