Mistério...


Icurto

Recommended Posts

Boas,

 

Aqui vos deixo um mistério que me anda a intrigar à 15 dias:

 

Tenho um aquario com A 40cm* L 40 cm * P 30.

 

Está bastante plantado e tive o cuidado de criar uma zona grande só para os meus reds, uma grande toca feita com pedras, 2 troncos e MONTES de musgo de java.

 

Eles lá andavam todos felizes, todos vermelhinhos, a porem imensos ovos, a sobreviverem bastantes filhotes, enfim, tudo bem.

 

Agora têm aparecido alguns mortos (já lá vão 3).

Mas os que morrem são os maiores, estão bem vermelhos mas estão todos sem cabeça, ou partidos ao meio, o semi-comidos, etc...

 

Também andam mais escondidos.

 

Como acho que não há nenhuma doença que cause tais sintomas :crazyeyes: e os restantes habitantes do aquário são só 10 neons e uns caracóizitos minúsculos, agradecia que me disessem se acham que são eles os assassinos, ou se será outra coisa.

 

PS - O filtro é externo, daqueles de "mochila", fraquito a sugar e os mortos aparecem bem longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu digo que anda aí uma sanguessuga ou outro bicho dos que o egnon tem num tópico dele.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia?A mim aconteceu-me o mesmo e só lá tinha os reds e as ampulárias.Os meus parecia que a cabeça tinha explodido,estava aberta :onfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o facto deles estarem partidos, faltarem partes, sem cabeça etc etc e tal, não significa que tenha algo a ver com a causa da morte, isto pq depois de morrem viram comida para todos os outros camarões e quando tu vês já pode ter sido metade comido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, acabei de fazer os testes, aqui vão os resultados:

 

ph - 6.8

no3 - 10mg/l

no2 - 0 mg/l

Gh>10ºd < 16 º d

Kh 10 º d

 

amónia - 0

 

TPAs semanais de 30 %, sem falhar, com sifonagem (mas com cuidado para não sugar reds!).

 

Acho que os parâmetros tão bem, certo?

 

O aquário já está assim montado há uns meses, só com pequenas alterações de fauna - troquei umas coris pelos reds há uns 2 meses porque achei que o aquário era muito pequeno para elas, e no mês passado troquei 5 falsos neons por 5 neons verdadeiros, porque prefiro ver um cardume de 10 todos iguais do que 2 grupinhos diferentes.

 

De resto tá tudo igual desde Outubro, e o aquário tem-se mantido perfeitamente estável, nunca teve uma única baixa, a não ser agora estes pequenitos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora não há mais más notícias, mas também não há boas, não vejo nenhum camarão.

Já estou arrependida de ter feito um esconderijo tão bom :twisted:

 

O que estará a assustar o tipinhos?

Eles costumavam passear tanto no aquário... agora nem os vejo quando ponho pastilhas de spirulina :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Até agora não há mais más notícias, mas também não há boas, não vejo nenhum camarão.

Já estou arrependida de ter feito um esconderijo tão bom :P

 

O que estará a assustar o tipinhos?

Eles costumavam passear tanto no aquário... agora nem os vejo quando ponho pastilhas de spirulina :(

 

Chamem o Sherlok Homes, temos caso :P

Piadinha.

 

Boa sorte, vê lá se vês os pequeninos e vai dando noticias.

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora não há mais más notícias, mas também não há boas, não vejo nenhum camarão.

Já estou arrependida de ter feito um esconderijo tão bom :)

 

O que estará a assustar o tipinhos?

Eles costumavam passear tanto no aquário... agora nem os vejo quando ponho pastilhas de spirulina :(

 

O facto de eles não apereceram indica que tens um predador (na minha opinião 10 para ser mais preciso nyah )... verifica de noite depois de umas valentes horas com a luz apagada se eles aparecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de eles não apereceram indica que tens um predador (na minha opinião 10 para ser mais preciso :puppydogeyes: )... verifica de noite depois de umas valentes horas com a luz apagada se eles aparecem.

 

Infelizmente tens razão.

 

Está confirmado.

 

Ontem à noite fiquei até tarde a trabalhar e antes de me ir deitar apanhei o flagrante.

 

Foi o ultimo red, era o maior.

 

Acho que eles começaram pelos "bebés" e depois de provarem o marisco nunca mais pararam.

 

Tou lixada. Nunca pensei que neons fizessem isto.

 

Sacanas. Sim, são 10 e bem grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais