muda de pele


turtle765

Recommended Posts

Há uma semana adquiri dois camarões. Não sei que espécie é, estou na dúvida entre os amanos e Atyaephyra desmaresti. Quando vieram para cá tinham uma coloração azulada, mas não muito. Além dissso tinham umas pintas na cauda. peço desculpa pelos termos menos técnicos.

Durante os primeiros 3 dias alojaram-se no filtro, e vinham cá abaixo ao areão à noite. Há uns dois dias que desapareceram. Penso que se escondem entre o musgo d java e tronco, porque reparei hoje que o musgo se está a despegar demasiado do tronco.

Sei que os camarões mudam de casca, e logo no segundo dia vi uma casca, penso que era do mais pequeno. Hoje encontrei uma outra casca, mas reparei que tinha também antenas e patas, coisa que me passou despercevida na outra vez. Será que o camarão acabou por morrer, ou é normal as antenas também terem casca?

quando eles aparecerem tento tirar umas fotos para me ajudarem a identificar a espécie também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando eles aparecerem tento tirar umas fotos para me ajudarem a identificar a espécie também.

 

Boas. Estou contente por ontem ter avistado um dos camarões. Penso que era o maiorzito, porque o pequeno está sempre escondido. Nunca mais o vi desde que se mudou :silly:

de qualquer das formas, aqui fica a foto que melhor consegui arranjar. Como ele só aparece quando já está tudo às escuras, as fotos foram sem flash e com as luzes do aqua apagadas.

Não se vê muito bem, mas a percepção é de que ele é transparentePic_14998_3.jpg

Pic_14998_4.jpg

se alguem conseguir identificar a espécie agradecia a ajuda. queria adquirir mais alguns da mesma espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que sim é um amano. preferia que nao fosse para poder vivenciar aquela coisa da postura de ovos e etc. Ele agora já anda à vista durante todo o dia. Só é pena que ache que é o único. como o outro ainda nao apareceu deduzo que tenha morrido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que sim é um amano. preferia que nao fosse para poder vivenciar aquela coisa da postura de ovos e etc. Ele agora já anda à vista durante todo o dia. Só é pena que ache que é o único. como o outro ainda nao apareceu deduzo que tenha morrido.

 

Boas, tenho quatro camarões que me parecem ser dessa especie, e posso dizer-te que já cheguei a estar mais de 15 dias sem ver nenhum. No entanto sei que estão lá todos, ainda no domingo os vi todos juntos.

Porém penso que é muito chato ter estes engraçados e raramente os vêr.

 

cump.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho quatro camarões que me parecem ser dessa especie, e posso dizer-te que já cheguei a estar mais de 15 dias sem ver nenhum. No entanto sei que estão lá todos, ainda no domingo os vi todos juntos.

Porém penso que é muito chato ter estes engraçados e raramente os vêr.

 

cump.

Pois é. Para meu espanto o pequenito lá apareceu ontem à tarde. Hoje pus meio comprimido para o pleco, e o grande amano dirigiu-se a ele e com toda a lata do mundo arrebatou o meio comprimido e foi-se encostar ao tronco do musgo a devorá-lo. O pequeno apareceu meio medroso, mas também conseguu uma migalha. O desgraçado do pleco nao tocou nele. os guppies e os neons acabaram com tudo.

Bom, e será possivel ver qual o macho e fémea nos amanos? dado que só tenho dois é capaz de ser dificil compara-los, para alem de estarem em niveis de desenvolvimento completamente distintos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é. Para meu espanto o pequenito lá apareceu ontem à tarde. Hoje pus meio comprimido para o pleco, e o grande amano dirigiu-se a ele e com toda a lata do mundo arrebatou o meio comprimido e foi-se encostar ao tronco do musgo a devorá-lo. O pequeno apareceu meio medroso, mas também conseguu uma migalha. O desgraçado do pleco nao tocou nele. os guppies e os neons acabaram com tudo.

Bom, e será possivel ver qual o macho e fémea nos amanos? dado que só tenho dois é capaz de ser dificil compara-los, para alem de estarem em niveis de desenvolvimento completamente distintos.

 

Lamento mas não te posso dizer como distinguir os machos das femeas, porque não sei.

Mas com um pleco junto, bem podes ter machos e femeas que não consegues nada, o pleco durante a noite papa tudo.

 

Cump.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento mas não te posso dizer como distinguir os machos das femeas, porque não sei.

Mas com um pleco junto, bem podes ter machos e femeas que não consegues nada, o pleco durante a noite papa tudo.

 

Cump.

 

a sério? :puppydogeyes: tou feita com ele. Bom, não ha-de ser nada. Também para o desenvolvimento das larvas era preciso a tal água salobra... Não estava a pensar tratar da reprodução. Mas sendo assim também não vai valer a pena investir nums red cherrys, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é. Para meu espanto o pequenito lá apareceu ontem à tarde. Hoje pus meio comprimido para o pleco, e o grande amano dirigiu-se a ele e com toda a lata do mundo arrebatou o meio comprimido e foi-se encostar ao tronco do musgo a devorá-lo. O pequeno apareceu meio medroso, mas também conseguu uma migalha. O desgraçado do pleco nao tocou nele. os guppies e os neons acabaram com tudo.

Bom, e será possivel ver qual o macho e fémea nos amanos? dado que só tenho dois é capaz de ser dificil compara-los, para alem de estarem em niveis de desenvolvimento completamente distintos.

 

Boas,

 

Espero não estar a dizer nada incorrecto, mas pelo que sei e confirmo isso nos meus, as femeas têm nas costas uma pequena mancha de cor que os machos não têm. Em algumas espécies as femeas são também maiores que os machos.

 

Ao nivel dos camarões é pena não apostares em mais ... podes sempre fazer um Nano so para eles, fica mto bem e as espécies não se cruzam.

Não dão trabalho nenhum e são engraçados de se ver.

 

Ao nivel da casca ... é normal sair toda com patas e antenas, se conseguires apanhar uma é interessante até sentires a textura daquilo bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espero não estar a dizer nada incorrecto, mas pelo que sei e confirmo isso nos meus, as femeas têm nas costas uma pequena mancha de cor que os machos não têm. Em algumas espécies as femeas são também maiores que os machos.

 

Ao nivel dos camarões é pena não apostares em mais ... podes sempre fazer um Nano so para eles, fica mto bem e as espécies não se cruzam.

Não dão trabalho nenhum e são engraçados de se ver.

 

Ao nivel da casca ... é normal sair toda com patas e antenas, se conseguires apanhar uma é interessante até sentires a textura daquilo :wink:

 

ja senti. é esquisitissimo. vinha cheia de água quando a retirei. apertei-a nos dedos e parecia uma espécie de gelatina. foi giro, mas na altura tive receio de estar a mexe nos restos mortais de um camarao. mas não. eles estão la os dois, ainda. e estão optimos. Apgra parece-me que posso encomendar mais uns quantos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais