''claro Silêncio''


Vasco Matos

Recommended Posts

Deixo-vos fotos do meu novo projecto.Para este aqua pensei fazer algo simples.

 

Nome: ''Claro Silêncio''

Dimensão: 42x24x24 (20 Litros)

Iluminação: 2x T8 de 15W cada (30W total)

Fauna: (ainda a pensar)

Flora: Hemianthus Callichtroides ''Cuba''

Hardscape: Pedras Brancas

Substrato: TetraPlant ''Complet Substrate'' ; Areia Branca

Filtragem: Filtro de Cascata ''Nirox'' 300L/h

CO2: Sistema caseiro

 

ClaroSilncio8.jpg

 

ClaroSilncio7.jpg

 

ClaroSilncio6.jpg

 

ClaroSilncio4.jpg

 

ClaroSilncio3.jpg

 

ClaroSilncio2.jpg

 

ClaroSilncio1.jpg

Editado por Luis Rodrigues

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas Zogli

 

isso tá com bom aspecto vais colocar algum fundo?

Olá NMCL! Vou mas ainda não sei que cor...se preto,se branco ou azul.Contudo ainda não sei se cole a cartolina ao vidro do aqua,ou à parede que está atrás.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito sim sr!

 

So um aparte, se a tua opção foi por "cuba", ainda por cima em molhinhos, concerteza que o teu objectivo é um tapete em cuba. Se assim é porque não te limitas-te a colocar TetraPlant ''Complet Substrate''? A areia branca , que supostamente é inerte, vai ser tapada pelo tapete, isto se o tapete evoluir. Penso que vai evoluir devido a teres 1,5W/L mais o CO2.

 

E tem cuidade, as algas!

 

E por fim, penso que fundo preto é o melhor.

 

e os meus parabens! ta simples! e bonito.

 

Cumps,

Tiago santos

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli,

 

Acho que está aí um projecto, para além de simples, bem diferente do que é habitual ver-se por aqui. Ainda não sei se gosto dessa areia branca... mas as pedras e a sua disposição gosto bastante.

 

A intenção é mesmo não colocar mais nenhuma planta? Acho que ficava bem, por exemplo, blyxa japonica no canto esquerdo, continuava simples como parece ser a intenção.

 

Estou curioso para ver a evolução! :)

 

Penso que vai evoluir devido a teres 1,1W/L mais o CO2.

O aqua é de 20 lts e tem 30W, logo, são 1,5 W/L e não 1,1...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muito bonito este aqua, gosto muito da disposição das pedras isso com o tapete formado vai ficar muito bom.

estou curioso para ver como a hc se vai dar nesse substrato, espero que corra bem eu já tive em areia de rio (um pouco mais grossa)mas sem o substrato fértil e não correu bem.

 

acho que vais ter problemas com corrente criada pelo filtro que te vai estar sempre a fazer uma cratera na areia, por esta ser muito fina e a altura do aqua ser pouca... já testas-te isso?

 

que pensas em por no aqua?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários! :)

 

Black Dragon o Tetra ''Complete substrate'' é um substrato fértil,e convém colocar um substrato não-fértil em cima,para reter minimamente os nutrientes lá em baixo.

 

A elevação no meio é acompanhada pelo substrato fértil por baixo,de forma que as raizes da H.''Cuba'' cheguem aos nutrientes.Porém há sitio que se calhar coloquei areia em demasia...pensei nisso depois de fazer a montagem,mas espero que as raizes da planta encontrem o caminho!

 

Quanto às algas...vamos ver.Nas primeiras semanas não vou fertilizar na coluna de água,tpa's de 40% 2x por semana,retirar nutrientes da coluna de água e CO2 a bombar.Umas gotas de Flourish Excel também.

 

Jorge Gonçalves,a areia branca também me deixou indeciso confesso...não gosto muito de substratos claros,mas como a H.''Cuba'' irá tapar todo o substrato menos mal. Eu coloquei a areia pois como sabia que este aqua era só para H.''Cuba (e outra se calhar),e com esta areia foi muito fácil plantá-la.

 

Quanto a colocar outra planta,estava a pensar em 2 ou 3 pés de Eleocharis minima,a colocarem pontos estratégicos,de modo a dar um toque mais agreste.Mas ainda não sei bem...tal como sugeriste também pensei na Blixa,mas tornar-se-ia muito grande...

 

a_feijao ontem montei o aqua e ainda não coloquei o filtro a trabalhar,só o CO2 e a luz.Mas agora que dizes,talvez terei de comprar outro filtro,do tipo externo,pois este de cascata pode fazer o que tu disseste...abrir um buraco na areia. :)

 

Quanto à Fauna,ainda é muito cedo,só para o mês que vem é que vou pensar nisso.Por agora contento-me com o divertimento que é ver as plantas a crescer. Mas depois estou aberto a sugestões! um casal de Iriatherina's ou 5 Corydoras Pigmaeus. Ou então umas Micro Rásboras! :D

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas pedras parecem calcareas. Nao sao pois nao ?

De resto vamos ver se a 'cuba' se desenvolve num substrato tao compacto, espero que sim.

 

Boa sorte

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas pedras parecem calcareas. Nao sao pois nao ?

De resto vamos ver se a 'cuba' se desenvolve num substrato tao compacto, espero que sim.

 

Boa sorte

Olá Andrecardoso! Não as pedras não são calcárias. Sei porque dizes isso há umas parecidas,à venda nas lojas para aquas de ciclideos.

Estas apanhei-as na rua,numas escavações.

 

Pois...o maior problema é mesmo esse,o facto da areia ser compacta...também espero que sim,que se desenvolva bem...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Zogli,

 

Gosto da ideia do teu projecto mas não gosto de como está o teu layout, não gosto porque, precisa inevitavelmente de areia branca por tras das pedras, já que colocaste a areia no meio das pedras tens que colocar também na parte de tras, quase a altura das pedras, isto para que dê continuidade à areia que está no meio e assim conseguires profundidade. Neste momento tens areia no meio das pedras e com declive muito bem, mas depois chegas ás pedras e acaba, desaparece não se vê.. e tem que se ver. Sugiro que coloques a areia nesse sitio e verás que o resultado será muito melhor.

 

Pelas fotos parece-me que a tua cuba está com carências as folhas estão muito pequenas, isto normalmente é muita luz (longo fotoperíodo) ou então falta de micros. No teu caso, já que disseste que não estás a fertelizar (o que é o normal nos primeiro dias após a montagem se as plantas não apresentarem carências) acredito que seja falta de mircos. Não dês a dosagem normal, mas aconselhava-te a fertilizar com metade da dose, dia sim dia não, com micros, porque se não ela vai ressentir-se ainda mais.

 

 

Quanto ao fundo, areia clara flora verde.. talvez preto :P

 

Flora.. talvez uns pés da rotala wallichi que te vendi ficassem bem atras das pedras.. surprised

 

Fauna.. para essas dimensões com essa areia branquinha.. umas boraras maculatos que são vermelhas.. ficavam 5*

 

Esta é apenas a minha opinião, espero ter ajudado, um grande abraço

 

e.. Força!!!

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!

Compreendo o que estás a dizer,pelo que percebi,a parte de trás do aqua devia estar mais alta,certo,de modo a dar profundidade. Sim,olhando para o aqua concordo contigo,vou ver se rectifico.

 

A Cuba era do Pedro Nuno,devia estar fora do aqua há algum tempo,por isso é que as folhas estão com carências. Agora com luz e CO2 vai ao sitio.

 

Quanto a pôr mais plantas,acho que este aqua vai ficar só mesmo com a Cuba.Juntar qualquer outra planta acho que retiraria o sentido ao aqua. Mas a tua ideia dos Boraras é muito fixe! cheers

 

Um abraço Ricardo e vai dando uns conselhos às actualizações,tá? :wink:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é um dos aquas que vou acompanhar a sua evolução, penso que irá ficar brutal...´

 

Quanto ao fundo eu colocava preto, acho que sera o que vai realcar mais...

 

Abração e força nisso!

Editado por Acoreano

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é um dos aquas que vou acompanhar a sua evolução, penso que irá ficar brutal...´

 

Quanto ao fundo eu colocava preto, acho que sera o que vai realcar mais...

 

Abração e força nisso!

Vou fazer assim,vou colocar 2 fotos,uma com fundo preto,outra com branco,vamos ver a mais fixe! :smile2:

 

Afinal o filtro não fez mossa na areia,tudo calmo. Agora a H.C.''Cuba'' tem muito que crescer...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Parece um bom começo... :smile2:

 

O fundo colocava-o no aquario e não na parede. Azul escuro ou preto.

 

Quanto à flora também continuava a apostar apenas na cuba.

 

As pedras parecem-me calcareas, verifica melhor isso...

 

Boa sorte com a evolução.

 

Força nisso!

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois é mais um aqua :rolleyes:

 

penso que a ideia é boa mas as pedras deveriao ser ligeiramente mais altas

quando essa cuba crescer e compactar bem, as pedras vao ser desporpcionais ao tamanho do aquario.

quanto ao fundo optava por um claro, essa e´a minha opiniao.

 

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é Primo? :puppydogeyes: Não pá,não é mais um,o 'layout' é novo mas o aqua não.Era o antigo de ariação de Guppy's!

 

Sabes as fotos pode-se ficar com essa sensação de a ''Cuba'' ao crescer poder tapar as pedras,se calhar as mais pequenas sim,mas as principais será dificil.

 

E olha,optei por um fundo claro,coloquei preto e branco e o branco ficava melhor.

 

E coloquei mais uma planta: Eleocharis Parvula.

 

Também agarrei na sugestão do Ricardobrosa e coloquei mais areia em certas partes na traseira do aqua,de modo a dar mais profundidade,notando-se areia para lá das pedras. Ficou bem melhor!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é Primo? :rainbowafro: Não pá,não é mais um,o 'layout' é novo mas o aqua não.Era o antigo de ariação de Guppy's!

 

Sabes as fotos pode-se ficar com essa sensação de a ''Cuba'' ao crescer poder tapar as pedras,se calhar as mais pequenas sim,mas as principais será dificil.

 

E olha,optei por um fundo claro,coloquei preto e branco e o branco ficava melhor.

 

E coloquei mais uma planta: Eleocharis Parvula.

 

Também agarrei na sugestão do Ricardobrosa e coloquei mais areia em certas partes na traseira do aqua,de modo a dar mais profundidade,notando-se areia para lá das pedras. Ficou bem melhor!

 

boas

 

eu reparei logo qual era o aquario :smile2:

 

quanto a inclinaçao sim deve de ficar bem melhor e isso podes reparar no meu notasse bem uma grande difrença.

 

o fundo branco tambem vi logo que seria a melhor opçao para nao dar um ar assim tao dark e solitario.

 

agora queria e que fizeces o favor de meter ai uma foto para ver como essa cuba se esta a dar na areia porque acho que vou trocar a minha glosso por cuba bigsmile

 

ja agora qual delas a mais exigente lol é que cuba nunca tive ? . :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora qual delas a mais exigente lol é que cuba nunca tive ? . :crazyeyes:

As duas precisam de boas condições...são as duas razoavelmente exigentes,não te sei dizer qual.Mas consegue-se na boa manter qualquer uma delas,com boa luz,CO2 e nutrientes todos na ordem!

 

Aqui ficam novas fotos! Mais uma vez desculpem a qualidade...Mas a minha digital está quase pronta!!!

A Cuba está a progredir muito bem,já se nota ela a aparecer por entre a areia.A Eleocharis é a segunda planta do ''layout'' e fica por aqui.

 

cl3.jpg

 

cl2.jpg

 

cL1.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario ja está com uma outra visão que antes nao transmitia :)

 

agora uma pergunta tu usaste substracto fertil né ?

 

como sera que a cuba se adaptará sem substracto fertil e so fertelizando na coluna de agua ?

 

a glosso demora a crescer mas sempre se safa, mas gosto mais do efeito da cuba dai quero tirar o maximo de informaçao antes de fazer besteira de novo.

 

ja pensei em fazer so um cantinho e ver se ela pega pra teste e depois dai ir alargando o espaço da cuba e ir desplantando a glosso que achas da ideia ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,se calhar era boa ideia...

Se bem que um substrato fértil faz toda a diferença.Eu neste por debaixo da areia tenho,de modo a que as raizes tenham sempre uma reserva de nutrientes,pelo menos nos primeiros tempos é importante,visto que ainda não comecei a fertilizar na coluna de água. Vou começar dentro em breve com Micros e Potassio.

 

Mas sinceramente não sei como a H.C.''Cuba'' se dá no teu aqua só com areia...Mas não há nada como tentar! Uma coisa eu sei: A ''Cuba'' na areia fica mais facil de ser retirada pelos peixes que andem à procura de comida.As Cory's por ex. são um pesadelo!

 

E o aqua ficou muito melhor com um aumento da altura da areia na parte de trás. Mesmo só colocando areia em 2 pontos estratégicos já deu mais a noção de profundidade.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

reparei ficou muito melhor com essas ondulaçoes tanto atraz como a meio do aquario.

 

bom aquanto a peixes de fundo nao tenho nada neste aquario

so no de 80 litros e que tenho corys panda e pigmeus e algumas variadades de botias e um ancistro.

 

neste de 70 litros que é o plantado so tenho a tua colecçao de caracois :)

 

se visses o tamanho ja das ampularias e dos ruby estao lindos e enormes.

mais uns quantos camaroes por la espalhados e a criaçao de guppys e dois ottos perdidos por lá subreviventes do desastre anterior lol :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zogli!

 

ese aquário estava mesmo a pedir essa eleocharis!

vou seguir a evolução :)

Olá José! Sim também acho que a Eleocharis Parvula deu um ar mais natural ao aqua.

 

Quando a ''Cuba'' crescer vou ver como faço para ela não ficar aos montes...é que plantar pé a pé é uma trabalheira e tanto...Quando o tapete estiver completo se calhar com uma tesoura vou apara-la como se faz à relva o que acham? Ficará mais uniforme?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.