Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva

Este é um problema que me está a acontecer recentemente.

Comecei a utilizar água do poço, mas só utilizo esta água depois de ser filtrada pelo filtro de Osmose Inversa, isto porque a água do poço foi analisada e continha uns emterococos fecais, e os engº do laboratório aconselharam, que a podia utilizar nos áquas mas para ser mais seguro filtrar no filtro de OI.

Acontece que esta água sai do poço com pelo menos 1250 mS, e PH 7.2, depois de passar na OI fica com uns 6.5 de PH e 250 mS.

Junto água da torneira para ficar com um PH de 7,0 e cerca de 350 mS.

Depois de fazer as TPA's diárias de cerca de 10 a 20% nos 8 áquas com Discus, passadas poucas horas estão todos com um PH de 7,3 a 7,5, sobe muito rápido, claro que faço baixar gradualmente para não haver grandes choques, mas gostava de perceber o que se está a passar, pois dava jeito continuar a utilizar água do poço, é que é de borla, mas se continua assim tenho de voltar á da torneira.

Alguém arranja uma explicação/solução para este fenómeno.

Abraço

OBS, normalmente mantenho o PH nos 7,0.

Editado por Manuel Carvalho

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

boas tardes

acho que nos estas a dar erradamente

os valores da agua que sai do poço

pelo menos o ph deve ser bem mais alto.

mlaurisoa

Publicado:
boas tardes

acho que nos estas a dar erradamente

os valores da agua que sai do poço

pelo menos o ph deve ser bem mais alto.

mlaurisoa

Viva

E Obrigado pela colaboração, quanto aos valores da água do Poço, acabei de os confirmar e deu o seguinte:

PH = 6,85

Condutividade = 1261 mS

Da última vez que tinha feito esta verificação o PH estava nos 7,2 agora dá menos ainda.

Achas que podes ajudar.

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Grande Manuel.

Ando a procura do gajo das esponjas...... :D

O ph sobe pois a àgua do poço, parada vem "descarregada" de oxigénio e ao ser oxigenada, liberta Co2 e como tal o ph sobe......digo eu..... :angel: .

Eu faria assim......passava na osmose....fazia a mistura......oxigenava-a 24h e depois media....

Como o ph ia dar uns 7,4........agia....esquecendo o assunto :D

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Grande Manuel.

Ando a procura do gajo das esponjas...... :D

O ph sobe pois a àgua do poço, parada vem "descarregada" de oxigénio e ao ser oxigenada, liberta Co2 e como tal o ph sobe......digo eu..... :angel: .

Eu faria assim......passava na osmose....fazia a mistura......oxigenava-a 24h e depois media....

Como o ph ia dar uns 7,4........agia....esquecendo o assunto :D

JPM

Viva, João

Mais uma boa sugestão/solução, da tua parte, vou experimentar, e depois digo o que resultou, é que de facto a água do poço é de borla, dá muito jeito.

Quando ás esponjas, quando tiveres diz.

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!