GARDENA Water Timer WT 1030


Recommended Posts

Olá

alguém conhece a utlizacao deste tipo de material para automatizar as TPA´s

se sim como se faz?

eu acho que ja vi algures na net uma página que falava de TPA´s automaticas mas nao me lembro bem onde...

será que me podiam ajudar

 

descricao do produto : For taps with a 26.5 mm (G 3/4) and 33.3 mm (G 1) thread.

Operating pressure 0.5 - 12 bar.

 

Switches on and off automatically.

Up to 3 watering programs a day.

Watering time from 1 - 180 minutes

Water Timer operates for approximately 1 year with 1 x 9 V alkaline battery

(not included).

4-colour presentation packaging.

01825-20_gr.jpg

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso disso para automatizar a rega do meu jardim. Já está a funcionar faz 1 ano e tem-se portado bastante bem, mesmo no exterior à chuva. Agora tens é de ver se queres meter água directamente da torneira...ou engendar outra qualquer situação...Tambem tens de tirar a àgua do aquario, etc...

 

Provavelmente vais ter de colocar uma bomba a ligar com timer a mandar água fora e colocar um dispositivo como esse(esse na realidade é apenas uma electrovalvula com um programador) a deixar a àgua da torneira, ou de outro deposito passar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

motar, não é verdade, podes utilizar redutores, T's , tudo equipamento de micro-rega para mandar a àgua para os vários aquarios. Claro que se eles estiverem muito separados...vais ter de estar como que a meter mais uma canalização :lol:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

no caso de ter mais aquários posso usar uma peca destas

01194-20_gr.jpg

 

quanto a extrair a água nao é nada que uma bomba com timer nao faca...

se ainda por cima usar uma sump ainda é mais fácil, porque basta tirar da sump...

 

quanto a adicionar água directamente da torneira... ? nao é assim que voces fazem? pelo menos de água doce? mas também se pode usar outro reservatório para o caso de usar água de osmose ou assim nao é?

e no caso de uma bateria de aquarios as vantagens acho que sao muitas...

nao é? :)

 

será "fazivel"?

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É perfeitamente fazivel.

 

Quanto a colocar água da torneira eu uso "condicionares" antes de a colocar no aquario (cloro e metais pesados). Depois tens a questão de equilibrar a água que sai com a água que entra. ai é que a porca torce o rabo...especialmente se forem vários aquarios.

 

Pensando por alto tens várias alternativas,por exemplo, meter um sensor de altura de água ou ir "ajustando".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desconhecia esse desmultiplicador.

Mas assim terias de fazer todas as mudas ao mesmo tempo, e so iria funcionar com um sistema de transbordo com filtro. tipo um ralo no nivel maximo do aqua, para que quando fosse altura de muda a agua entrava por um lado e saia pelo tal transbordo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

e conhecendo o caudal de entrada e de saida, calculdo pela expessura das mangueiras e pelo funcionamento de ambos os sistemas nao é posivel regular?

pelo menos em fisica de 12 dizia que era possivel :)

 

e nao se pode usar uma simples boia? daquelas de auticlismo?, embora seja inestético, poderia-se reduzir o local de exposicao com plantas ou algo assim. :);)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

"Fazivél" é, mas acho que tem mais alguns entraves...

 

Como controlaria o nivel da água?

É que mesmo que programe a bomba para esvaziar antesde encher o aquario, pode ter o problema de encher demasiado e vazar, se existir muita pressão de água, ou não encher o suficiente.

 

Um sistema mais complexo, poderia ser feito, utilizando um sensor de nivel da água, que desligaria a torneira, mesmo que não tivesse terminado o tempo.

 

Este sensor, poderia ser feito atravez de uma "ampôla" de mercurio, preso a algo que boie... Quando a aqua atingisse a ampola, esta levantaria e desligaria a torneira.

 

Um outro problema de usar a água da torneira, é o facto de não estar repousada... Mas, caso tivesse essa possibilidade, poderia ter um depósito para a água, num nivel superior ao aquário. Mas, teria o problema de encher o depósito......

 

Em fim, será que vale a pena?

Ou há algum metodo de regular, com precisão, o caudal de água que entra e sai do aquário?

 

Um abraço.

Rui Peixeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no meu caso uso mudas muito frequentes, por isso a agua e directamente da torneira para os aquas, a agua da minnha zona e boa, e os peixes tao habituados. pois a boia e a soloçao para os dois casos:

quando uma bomba para vazar, funcionasse e aqua aingisse determinado nivel a boia desligaria a bomba talvez com um rele, e ligava esse aparelho para encher, quando chegasse ao nivel maximo desligaria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu também constumo utiliza a água directamente da rede, excepto no aquario dos camaroes porque nesse apenas adiciono agua destilada para repor a agua evaporada.

 

quanto ao problema da pressao para subir a uma tanque superior qualquer predio de 5 andares tens água no ultimo andar por isso acho que nao iria ser problema.:)

 

acho que teria de primeiro tirar a água e so depois adicionar, e no caso de ter uma sump seria mais facil porque tiraria da sump e nao podia aspirar os peixes por engano.

 

quanto ao caudal, se for bem calculado nao pode passar mais agua numa mangueira do que a mangueira permite, as mangueiras sao felxiveis mas nao tao flexiveis.

 

mas no fundo acho este sistema apenas funciona se se tiver muitos aquarios, ou se se for muito preguicoso :)

 

tambem tava a pensar que se quizesse ir de férias e nao ter ninguem para cuidar do aquario, como posso automatizar tudo de modo a que aguente pelo menos um mes. se funcionasse claro que deveria funcionar o ano inteiro ;) ;)

 

ainda nao tenho nenhum aquario que necessite de tanta manuntencao mas tou a tentar ver como se poderia fazer :) como todos sabemos se se planear as coisas desde o inicio é mais fácil :) e para alem disso evita-se erros para mais tarde :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questao importante é que o aquarios tem que ser isolado, no sentido que as perdas por evaporacao tem que ser minimas senao arrisco-me que ao fim do mes nao tenha agua do aquario e isso nao em serve de nada :) :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por causa das perdas e das diferenças de pressão é que possivelmente, um sistema com um medidor de nivel, ou pelo menos, um sensor no nivel máximo, era o ideal.

 

Pois assim, poderia meter um temporizador a despejar durante um X tempo. Aí, como é com uma bomba, o caudal é sempre muito semelhante, logo, pode calcular/verificar o tempo ideal, para a água pretendida.

 

Depois, era por o outro a encher. Para isso, poderia usar a "torneira temporizada" que referiu, mas associada ao dito sensor. Assim, poderia por sempre um tempo maior que o normal para o enchimento, que ela se desligaria.

 

O sensor que falei, de mercurio ou os de esfera, já os vi em fuincionamento em vários sistemas, entre eles umas bombas para encher poços e para ligar a luz da mala do Citroen AX (na sucata poderia encontrar um barato).

Este sensor é uma ampola de vidro ou plástico, com mercurio lá dentro ou uma esfera (respectivamente) e dois contactos numa das estremidades.

Como estas "coisas" normalmente não aguentam os 220v, teria de usar um relé e um transformador para o alimentar.

Depois, bastaria fazer algo tipo um pequeno pêndolo, com um pedaço de esferovite numa ponta e o sensor na outra, que se poderia prender ao aquário, comuma ventosa, depois quando a água subisse, o pendolo (devido à esferovite) subiria e a esfera ou o mercurio, cortaria a corrente, desligando o relé, que por sua vez, desligaria a torneira.

 

Bem, esta é a minha sugestão...

Os meus cumprimentos,

Rui Peixeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

por favor nao me trates por voce :) parece que sou muito velho e nao gosto de me sentir velho... sim eu sei que é boa educacao mas nao é preciso :)

 

muito obrigado pelas sugestoes, vou analisar as ideias e quando construir uma bateria de aquario, ou quando fizer um maior que 600l vou tentar implemtenar isso ;)

 

a minha ideia era fazer um aquario autonomo de modo a poder ser montado em qualquer lado (restaurante, bar, consultório médico ou casa privada) sem que fosse necessário andar sempre algum cmo algum conhecimento tecnico a verificar as coisas :)

sonhos... :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como não conheço as pessoas e sou novo neste forúm, não quiz abusar...

Mas, ok, vou tratar-te por tu...

 

E a mim, fica a mesma coisa, afinal, ainda nem 25 tenho...

 

 

O que pretendes, não são só sonhos...

Tudo é possível e há sempre duas hipoteses, ou se é rico, e compra-se feito, ou manda-se alguém inventar, ou então comalgum esforço e DIY, também se fáz...

 

Vou tentar esquematizar numa imagem a minha ideia...

Quem sabe, se não fazemos aqui um projecto, que ficaria disponivel para todos os que quizessem implementar...

 

Eu, com o meu pequeno aquários de 25 Litros, não preciso.

Mas, um dia quero ter um "tanque" em casa e aí....

 

Um abraço,

Rui Peixeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

isso de disponibilizar aqui um imagem que demostre a ideia é muito bom, assim se o pessoal procurar por este assunto encontra este tópico e se calhar tem mais facilidade em implementar uma coisa dessas :)

 

para além uma imagem ajuda sempre a visualizar melhor :)

 

porque nao preencher todos os teus dados do perfil, assim seria mais fácil o pessoas saber a tua idade :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para automatizar as TPAs o melhor mesmo é faze-lo com overflow na sump a descarregar para o esgoto e pequenas entradas de água ao longo do dia. É claro que isto importa alguma engenharia de canalização, mas para fishrooms é uma das soluções mais utilizadas.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.