Minhocas de rio em plantado


Egnom

Recommended Posts

Olá

A minha questão é a seguinte:

 

Se eu for a um rio e recolher minhocas daquelas normais que se encontram junto às margens e que até se usam para a pesca, e as colocar num aquário plantado, o que acontecerá?

 

1º - Elas trazem alguma vantagem ao decomporem os restos de comida, fertelizando assim o areão?

 

2º - Este tipo de minhocas provocam algum tipo de dano nas folhas ou nas raízes das plantas?

 

3º - Poluem a água de alguma forma?

 

4º - Resumindo, quais os possíveis prós e contras de colocar estas minhocas num aquário plantado?

 

Para finalizar, resta-me dizer que já uma vez coloquei destas minhocas num aquário, mas era um aquário apenas com algumas (poucas) plantas e peixes, não era um verdadeiro plantado.

Passados alguns meses, quando desmontei o aquário, o areão estava completamente colonizado por estes seres.

 

Fica então lançado o debate sobre minhocas em aquários. Digam de vossa justiça. bigsmile

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas isso nao te vai desenterrar as plantas com elas a enterrarem-se

 

 

Boas

 

Por exemplo, eu tenho caracóis Melanóides e Pomaceas bridgesii no meu plantado e eles remexem bastante o areão, e no entanto não me chegam a desenraizar as plantas.

Penso que as minhocas também não conseguiriam desenraizar plantas com a sua actividade no areão.

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas os caracois so remechem no areao por cima enquanto as minhocas enterran-se nele fazendo buracos e remechendo todo o substrato de cima a baixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas os caracois so remechem no areao por cima enquanto as minhocas enterran-se nele fazendo buracos e remechendo todo o substrato de cima a baixo...

 

Ok.

Talvez um areão bem colonizado por minhocas tenha esse problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas os caracois so remechem no areao por cima enquanto as minhocas enterran-se nele fazendo buracos e remechendo todo o substrato de cima a baixo...

 

 

nao é bem assim, nao deves conhecer os melanoides, eu quando montei o meu aqua de metro, coloquei umas centenas deles que estavam noutro aqua e ja se devem ter multiplicado bastante e no entanto so os ves quando acendes as luzes depois de o aqua estar as escuras durante varias horas, e logo se apressam a desaparecer enterrando-se no substracto...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é bem assim, nao deves conhecer os melanoides, eu quando montei o meu aqua de metro, coloquei umas centenas deles que estavam noutro aqua e ja se devem ter multiplicado bastante e no entanto so os ves quando acendes as luzes depois de o aqua estar as escuras durante varias horas, e logo se apressam a desaparecer enterrando-se no substracto...

 

 

Pessoal, concentrem-se nas minhocas.... O remexer do areão e o desenraizar das plantas talvez seja um problema (eu estou convencido que não) mas e o resto das questões? bigsmile

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também depende do tipo de raiz das plantas e se já estão bem fixas ou não..

Essas minhocas devem soltar uns pés de glosso ou cuba que esteja plantada há menos de umas 4 semanas com facilidade (mas isso também há muitos peixes que o fazem).. Mas não as estou a ver soltarem Criptos ou enchinodorus o Hygrophila (etc) que já esteja há uns dois meses no aquário que as raizes já andam todas enroladas umas nas outras e que vão quase de uma ponta á outra do aquário.. Eu próprio sei o que custa arrancar essas plantas com raiz..

 

É só a minha opinião..

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao posso provar nada, é apenas o que acho...

 

nao me parece que possa poluir a agua a nao ser a normal amonia

 

pode trazer parasitas indesejados para o aquario, mas podes sempre fazer uma quarentena com um antiparazitico que sempre te deixa mais tranquilo

 

nao sei se causm danos as raizes(as folhas e caule nao me acredito), mas se nao causarem danos, pode ser de muito valor, pois remexem o substrato promovendo assim uma maior circulaçao de nutrientes...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem fotos desse tipo de minhoca?

 

As minhocas de que falo são muito parecidas ás terrestres:

minhoca.jpg

 

Pesquisando um pouco no google encontrei estes sites:

 

https://www.iscovivo.com/Scripts/default.as...tedCurrency=EUR

http://www.planetapesca.com/fevereiro2006.asp

http://curlygirl.naturlink.pt/anelideos.htm

http://www.portaldoagronegocio.com.br/inde...p;&idN=4818

 

A informação não é muita....

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora encontrei mais estes que são discussões semelhantes por parte dos colegas brasileiros: :lol:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=41466

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....asc&start=0

 

http://www.aquahobby.com/b2004/viewtopic.php?t=10321

 

Ao ler estes tópicos descobri mais um possivel problema:

Num aquário com substracto fértil, as minhocas rompem a camada inerte, misturando o areão inerte com o areão fértil, pondo assim a camada de areão fértil em contacto com a coluna de água e libertando muitos nutrientes, o que pode originar algas.

No meu caso isto não se aplica porque só tenho areão inerte. 8)

 

Ainda segundo a experiência deles, as minhocas produzem muita "sujeira", que suja areões de cor clara. Ou seja, devem produzir muitas fezes.

Mas isto também deve estar relacionado com a disponibilidade de alimento/matéria orgânica no substrato.

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em tempos também alimentava os meus apistos com minhocas que apanhava dentro de uma barrica, onde a minha mãe punha terra do pinhal com alguma matéria orgânica ainda não decomposta, essa terra tinha sempre muita humidade, por vezes no inverno a terra estava mesmo saturada de agua...quando desmontei esse aquário lá estavam as minhocas, vivinhas penso não se terem reproduzido muito pois não vi muitas, umas 4 ou 5.

 

agora lendo o tópico do fórum brasileiro vejo aqui algumas controvérsias, as minhas minhocas eram da terra pois a matéria que estava dentro da barrica foi recolhida de um pinhal....

se as minhocas respiram pela pele, não podem respirar o oxigénio da agua?? no entanto também já vi minhocas mortas devido a afogamento, normalmente uma espécie bem grande.

 

as minhas mesmo tendo passado talvez um ano ou mais no aqua a maior teria uns 4/5cm de comprimento e 1/2 mm no máximo de grossura. (estas medidas são sempre um pouco relativas mas é só pra dar uma ideia)

eu usava nesse aqua areão de rio 3/4mm e com o tamanho das minhas minhas minhocas era imposivel elas desenterrarem plantas, ate mesmo para moverem os grãos de cascalho de 3/4mm principalmente se tivesse a mais de alguns milimetros de profundidade, pois já não é o peso de um grão de cascalho mas sim de muitos....

 

quando a ser benefico eu acho que sim, pois as minhocas só comem materia organica em decomposição, dando assim uma ajuda as bacterias....

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas mesmo tendo passado talvez um ano ou mais no aqua a maior teria uns 4/5cm de comprimento e 1/2 mm no máximo de grossura. (estas medidas são sempre um pouco relativas mas é só pra dar uma ideia)

 

Pois as que eu falo também terão mais ou menos este tamanho.

Mas também já uma vez encontrei minhocas num rio do alentejo que eram bem maiores, chegando talvez até aos 10 centimetros.

 

As minhocas de que eu falo não podem ser terrestres, pois eu apanho-as escavando no leito submerso do rio, ou seja, completamente dentro de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu ainda no fim de semana passado estive a fazer limpezas no lago la do jardim e tinha muitas minhocas la dentro nao sei como elas respiravam so sei que tirei umas 10 pelo menos e bem grandes e todas vivas, nao sei se cairam se foram para la de proposito mas normalmente onde tem agua elas estao la.

e essas minhocas nao podem trazer doenças do rio para o aquario, sera que elas aguentam os remedios para tratar os peixes de aquario? muitas duvidas e poucas respostas pois nao é muito normal telas la por livre vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...