-edem -


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Estavam optimas!

Quem me dera ter plantas assim a fertelizar! Quanto mais sem nada!

Ora fica so uma foto com o nevoeiro um pouco menos intenso. Mais fotos só à noite que a minha maquina so a essa hora e que tira bem (de dia é so reflexos) ;)

P7124798.jpg

 

A rotala ainda está uma confusão :wink: acho que so quando crescer é que a consigo organizar... e tenho tipos de plantas a mais num pouco espaço, vou deixa-las evoluir e depois logo decido quais saem.

 

No lado esquerdo o tapete de glosso fica mesmo bem! :D se ela se adaptar fica optimo! Agora na esquerda não sei se deixe o tapete de glosso, se tente novamente eleocharis, se tente lileapolis new-zelandae, se urticalia.

 

Fica a faltar as lotus crescerem mais um pouco para plantar, sendo que so deve ficar uma, vamos ver a que se adapta melhor. Falta também blyxas... duas para a direita.. e na esquerda talvez sim, talvez não.

 

Sugestões?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 119
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

ficou muito fixe agora é deixar isso crescer para se ver como fica.

eu gosto de ver os aquarios assim com bastante variadades de plantas tipo holandês e com um pouco de layout.

 

entao e a marcileia que é tipo a glosso, nao plantaste ???

 

essa tambem pega bem demora é um pouco de mais tempo a crescer e estavao no nano a janela so com agua.

 

podias espalhar alguns pesinhos juntos as rochas do lado da areia branca

dá um efeito fixe e nao se espalha assim como a glosso, e controla-sse bem.

 

o meu tambem ficou com esse efeito das rotalas mas uma semaninha e estao mais espevitadas.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então ca ficam as plantas ja mais arrebitaditas :tongue: e algumas adições!

E até me dei ao trabalho de tirar a maioria do equipamento para as fotos... a qualidade do fotografo / maquina é que deixa a desejar... :roll:

 

P7144854.jpg

P7144855.jpg

P71448562-2.jpg

 

Actualizando a flora:

 

P71448542.jpg

 

1 - Glossostigma elatinoides

2 - Marsilea hirsuta

3 - Anubia bateri

4 - Cryptocoryne undulata

5 - Hydrocotyle verticillata

6 - Hydrocotyle Leucocephala

7 - Blyxa Japonica

8 - Eleocharis sp.

9 - Taxiphyllum barbieri

10 - Rotala rotundifolia

11 - Egeria densa

12 - Hemianthus micranthemoides

13 - Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

14 - Heteranthera zosterifolia

Por plantar: Nymphaea lotus (zenkeri)

 

Um grande obrigado ao Kriptical por me ter fornecido a grande maioria das plantas que aqui estão!

Sem ele o aquario não podia estar como está agora :-D

 

Qualquer opinião é util, comentem!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha que levaste umas 3 qualidades de rotalas ;)

parecem todas iguais mas nao sao.

por isso nao te admires de umas começarem a parecer difrentes das outras :D

 

optaste por um layout triangular :)

isso vai ficar expetacular quando as moitas estiverem compactas e ai ja se percebe bem as plantas em questao.

 

aperta com elas agora com ferro , micros , e potassio para espevitarem e crescerem fortes e um pouco de calcio tambem.

 

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha que levaste umas 3 qualidades de rotalas :D

(...)

aperta com elas agora com ferro , micros , e potassio para espevitarem e crescerem fortes e um pouco de calcio tambem.

 

Sim ja comecei a notar ali a presença de umas macandra que tão a ficar laranjinhas :D em quando chegarem mais perto da superficie devem ficar vermelhas ;)

Depois ha rotundofila e indica, mas entre estas duas não sei distinguir :?

 

Tenho dado bastantes micros+ferro e mantido as doses de potassio. Falta talvez o calcio, mas as trocas de agua por agora devem dar conta do recado!

 

Rui Abreu, obrigado pelo comentario, está semelhante em certa medida sim, mas o vencedor da AGA 2007 não foi a principal fonte de inspiração deste aquario, que contou com alguns dias de estudo das disposições sendo que a ideia ja tinha surgido uns meses antes ;)

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica mais uma a ver se mais pessoal comenta:

 

P7154871.jpg

 

Os varios tipos de rotala ja apresentam uma cor alaranjada, depois de crescerem mais um pouco devem ficar vermelhas ;)

Nunca pensei que fosse possivel com esta iluminação. Mas também tenho carregado no ferro ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

As plantas andam um bocado chateadas comigo por eu não lhes dar mais luz... mas não há meio de chegar a calha nova :)

Tenho novo ataque de algas... deixei o CO2 diminuir e deu nisto...

Entretanto também ja fiz ontem a primeira poda nas rotalas, hygrofilas e HZ. Agora é esperar que cresça e compacte.

Algumas fotos:

 

Gerais

P7314922.jpg

P7314939.jpg

 

Vista de cima

P7314937.jpg

Close up da lotus já com bastantes folhas (e também dos fetinhos de java que juntei ali)

P7314918.jpg

E uma pseudo-macro de um red

P7314926.jpg

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um video:

 

É a unica maneira de se ver um aquario na sua totalidade, mostrando o movimento que as fotos não captam... pena não conseguir maior qualidade, mas fica o cheirinho :tongue:

 

edit: acho que o video não ficou... fica o link para quem quiser ver: http://br.youtube.com/watch?v=DGLn9BH38as

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Então e uma actualização disto?! Não apetece?!

 

Epá, já há uns tempos que não vinha ver o teu aquário, mas estas últimas fotos têm-me deixado um bocado decepcionado. A meu ver, e isto é uma opinião totalmente subjectiva, o aquário ganhava mais quando não tinha tanta espécie de plantas.

 

Se tu reduzisses o número de espécies um pouco, mas ficasses com a mesmo quantidade de massa vegetal aí, o aquário ganhava. Ganhava porque cada tipo de planta ia ganhar mais protagonismo. Vê as coisas deste modo:

 

- Se tiveres 4 tipos de plantas, em igual quantidade, cada uma pode ter 25% de protagonismo. Enquanto que se tiveres 8 tipo de plantas, cada uma só poderá ter 12.5% de protagonismo!

 

A meu ver, a nossa vista perde-se muito mais a tentar apreciar tanta planta diferente do que se fossem menos, e assim a leitura do layout era mais rápida e menos monótona.

 

Claro que ter 10 plantas diferentes num aquário de 70L é diferente de os ter num aquário de 300L.

 

Desculpa lá tanta crítica! :D

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruizinho ruizinho, ai esses comentarios :twisted::tongue:

Na brinca, venham mais!!! Assim é que se consegue evoluir, dizer que está bom, pouco adianta, sem ser motivar, o que também acaba por ser importante.

 

Sinceramente também não gosto de como o aquario está agora, especialmente porque as plantas estão em stand by à espera de calha...

Quando finalmente chegar a tão aguardada calha sunsun 55W, acho que ja consigo manter as plantas como eu quero. E quando ela chegar, vou tirar um dia inteiro para mexer no aquario e poder passar para o -edem- v2.0, com varias modificações no hardscape e como tu me aconselhastes (e bem!), limitando o numero de especies diferentes no aquario.

 

Já agora se quiserem deixar algumas sugestões:

 

Vou substituir parte dos seixos que tenho como divisoria entre substratos e trocar por outro tipo de rocha:

Qual o tipo de rocha que ficaria melhor na divisão entre substratos?

 

Coloco musgo nas rochas ou deixo-as "limpas"?

 

Estou a pensar deixar apenas glosso na parte esquerda do aquario e na direita deixar eleocharis... ou deixo apenas uma das especies? Se sim:

Glosso ou eleocharis?

 

Cumprimentos

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Diogo, ainda bem que levaste na boa o que disse. :lol:

 

Agora tentando responder às tuas questões:

 

Qual o tipo de rocha que ficaria melhor na divisão entre substratos?

Aqui, sinceramente não sei como te ajudar. Não tenho grande olho para a coisa! Eu tenho preferência por rocha escura, para contrastar com a cor das plantas. O negro ou castanho escuro contrasta mais que rocha clarinha.

 

Coloco musgo nas rochas ou deixo-as "limpas"?

Pessoalmente acho que as deves deixar limpas, visto que o aquário não é muito grande e as pedras necessitam de algum protagonismo dentro do plano geral. Se conseguires colocar pedras que saltem bem à vista na leitura do aquário e gostes de ter umas com musgo, força nisso!

 

Glosso ou eleocharis?

Se tiveres luz para isso, Glosso! Por duas razões: Primeiro, o aqua não é muito alto, e com a Eleocharis ias subir muito o nível do tapete, e assim tanto as pedras como as plantas traseiras, iam passar bastante para segundo plano.

Segundo, com a Eleocharis vais andar muitas vezes de tesoura em punho e armado em barbeiro! :lol:

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho andado a mexer um bocado no aquario... acho que consegui fazer algumas mudanças para melhor. Mas continua a não estar nada por ai alem.

 

P8215022.jpg

 

Não fertelizo há duas semanas e nem por isso as plantas parecem ter-se dado mal! Aliás, consegui tirar o verdume das pedras.

Dei uma enorme poda na rotala, HM e HZ, para que agora cresçam muito mais compactas. A glosso é que nem avança nem recua... falta luz...

A lotus está a fazer o efeito que eu queria :lol: mas vai ser dificil de manter assim!

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso com a calha nova vai ao sitio, o meu passou de 18 para 72W e em 2 dias já noto uma diferença brutal :( , se quiseres troncos de videira encontrei hoje mesmo ao lado de um terreno meu uma autentica mina deles com 2 anos de corte lol, trouxe 4 mas tem la 2 pilhas enormes.Pedras escuras tambem ja caçei um monte delas numa ponte...tenho que la encostar o carro um bocadinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá!

Este aquario está em vias de ser desmontado. Não para já,devido a falta de tempo, mas no máximo por altura do natal irei começar outra montagem, muito diferente desta. Esta serviu para aprender muita coisa, mas as limitações tecnicas (falta de iluminação, falta de fertelização adequada...) nunca lhe permitiram atingir um patamar superior... um dia talvez retome a ideia deste layout, mas num aquario maior, pois neste aquario a manutenção tornava-se muito dificil em tão pouco espaço, com tantas plantas.

 

Apenas para actualizar deixo uma foto e uma surpresa :D

 

 

P9215078.jpg

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

porque é que nunca ponderaste adicionar uma pll nessa calha ??

 

a lotus parece estar muito bonita :D

 

ainda falta algum tempinho até a nova montagem mas até lá continua a atualizar este aquario.

 

boa sorte para o proximo projecto.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.