-edem -


Diogo HC Matias

Recommended Posts

boas

 

para baixares mais depressa os nitratos faz-lhe uma tpa de uns 50% a 60% depois é ires controlando com os testes os restantes nutrientes em falta e adecionar potassio diariamente para ajudar as plantas a assimilar mais rapidamente os nutrientes que estao em excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Replies 119
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Passando a citar: "Ah e tal os exames da faculdade..." :lol::tongue:

Sinceramente não há praticamente uma unica boa noticia para estes lados...

Ora começando a lista de calamidades:

 

*o pequenino bolbo de lotus não se aguentou e depois de mandar a primeira folha começou a murchar... falta de luz é a unica razão que eu encontro para isto yikes (desculpa mané por não ter conseguido aguenta-la)

*morreram-me uma werenia (causa desconhecida) e as duas aspidoras (a segunda morreu à pouco, a outra ja ha duas semanas, ambas "inchadas") :twisted:

*sendo que no inicio parecia que tinha conseguido controlar os parametros com a fertelização e consequentemente as algas, falhei as TPAs dois dias que nao tive mesmo tempo e bum... nos dias seguintes era ver as algas pretas a cobrirem toda a eleocharis que restava e estava a recuperar e a estenderem-se para as elodeas e rotalas... se nao tivesse camaroes para contrariar a situação acho que tinha o aquario preto tal a desenvolvencia que elas levam... :)

 

Para entreter fica uma brincadeira que fiz com o meu telelé novo :lol:

 

DSC00003.jpg

 

E um esboço de foto que tirei a um dos red's que agora habitam ca em casa (não ha maquina nem mãozinhas para conseguir tirar fotos a estes pequeninos):

red2.jpg

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho uma calha nova debaixo de olho, 55W pll, estou a espera que chegue a um dos patrocionadores do forum para me fazer a ela :P

Proximo passo, para já, vai ser aumentar CO2 com adição de segunda garrafada a trabalhar ao mesmo tempo...

Será melhor assim com duas garrafas a gerarem co2 para 60 e pcos litros brutos ligar uma bomba de ar à noite?

 

Uma questão relacionada com fertelização: se eu fertelizar com potássio em excesso também estou a originar algas?

Tenho fertelizado diariamente com 15-20 ppm K, 1 ppm P de dois em dois dias e nada de N (há em excesso pela alimentação).

 

Mais uma questão, é possivel que os testes dêm resultados muito desfazados? Tenho usado testes de NO3 e PO4 da marca Wave, e se o de PO4 os valores variam, no de NO3 so uma vez me deu um valor a volta dos 20, de resto tem sido sempre para cima. :tongue:

 

Atacar o aquario em força so para o final de Julho, depois de ter a licenciatura despachada :tongue:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho uma calha nova debaixo de olho, 55W pll, estou a espera que chegue a um dos patrocionadores do forum para me fazer a ela :puppydogeyes:

Proximo passo, para já, vai ser aumentar CO2 com adição de segunda garrafada a trabalhar ao mesmo tempo...

Será melhor assim com duas garrafas a gerarem co2 para 60 e pcos litros brutos ligar uma bomba de ar à noite?

 

Uma questão relacionada com fertelização: se eu fertelizar com potássio em excesso também estou a originar algas?

Tenho fertelizado diariamente com 15-20 ppm K, 1 ppm P de dois em dois dias e nada de N (há em excesso pela alimentação).

 

Mais uma questão, é possivel que os testes dêm resultados muito desfazados? Tenho usado testes de NO3 e PO4 da marca Wave, e se o de PO4 os valores variam, no de NO3 so uma vez me deu um valor a volta dos 20, de resto tem sido sempre para cima. :puppydogeyes:

 

Atacar o aquario em força so para o final de Julho, depois de ter a licenciatura despachada :roll:

 

 

qual é a tua calha ??? e quantos whats tem ?

 

isto nao anda nada bom para andarmos a dispensar dinheiro nestas brincadeiras ainda se ganhace-mos algo com o hobby.

 

eu comprei uma calha ja á quase um ano e mantinha quase todo o tipo de plantas que tinha no aquario

quando chegou a altura de meter as mais exigentes começou a faltar paparoca

 

para nao ter de comprar outra nem a estragar que está practicamente nova

peguei numa dessas normais de tecto e apliquei-a da seguinte maneira

 

18062008004hw8.jpg

 

18062008007wr5.jpg

 

estecticamente mal se nota e nao estraguei a calha antiga com furaçoes e alteraçoes

e sempre forao mais 18W que fazem grande difrença.

 

 

quanto ao co2 tambem optei por duas garrafas caseiras o meu aquario é de 80 litros.

de dia tenho o co2 a bombar e a noite quando as luzes desligao liga a bomba de oxigenio até ao meio dia.

 

nunca notei algo de anormal nos peixes e as plantas saudaveis.

quando começa a estar fraco faço uma garrafa passado 4 dias faço a outra e assim tenho sempre co2 em força e a quebra de co2 nunca é 0 de a garrafa acabar e o tempo de fazer outra e ate que começe a deitar.

 

quanto ao potassio deixei de adicionar todos os dias pois nunca sabemos se esta em excesso ou nao.

adiciono de 3 ou de 4 em 4 dias 10ppm.

 

faço tpa 2 veses por semana e so fertelizo a quantidade minima nessas 2 veses por semana.

nao uso fertelizaçao diaria

 

até agora tem dado resultado.

 

quanto aos testes tenta ver alguem perto de ti com outra marca que os faça para veres se o problema é dos teus.

 

abraços e desculpa lá o post enorme heheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A postar é que a gente se entende... ;)

 

Hoje tive uma iluminação de manhã:

 

"Mas porque é que eu tenho sempre os nitratos altos?" - perguntava-me eu... ora então fui fazer o teste para ver se tinha boas novidades e para meu espanto hoje só tinha 10 ppm :D

 

Pus a cabeça a trabalhar e conclui que só pode ter sido por não ter feito TPA nos ultimos dias!!

Toca de fazer testes à agua da torneira (que vem de um furo, logo tenho agua "grátis" que nunca mais acaba) e o restultado foi 25 ppm de nitratos :crazyeyes::crazyeyes::crazyeyes:

 

E agora ficava a duvida: o problema é da água ou é do teste?

 

Mais um teste, mas desta vez com água engarrafada de uma das marcas mais vendidas e que tem uma nascente la para os lados do luso :drinking:

No rotulo indicava 1,68 mg/L (ppm) de nitratos, logo o teste tinha de dar praticamente transparente, e o resultado bateu certo!!

 

Ou seja, o teste da Wave é razoavel, eu é que não posso mais usar aquela agua para fazer TPAs cabecaduracabecaduracabecadura

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é a tua calha ??? e quantos whats tem ?

 

Pah, a minha calha neste momento é uma adaptação de uma calha de tecto normal, com 36W para 60L efectivos (69 brutos), relação de 0,6 W/L quando devia andar a volta dos 1,1/1,2 para esta litragem, mas acho que com 55W (0,9W/L) já desenrrasca bem, e como a calha também está a um optimo preço, vou investir :crazyeyes:

 

Vou tentar passar a fazer uma fertelização desse genero, porque a diaria é muito chata que se falhamos um dia ta logo tudo estragado :D

 

Gosto bue da adaptação que fizestes na tua calha, vais a ver e se dps me der na cabeça ainda faço o mesmo para chegar aos 70W que era mesmo o ideal... a conta da luz é que depois não deve gostar muito :crazyeyes:

 

Um abraço!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o melhor e mesmo a tpa com a agua da torneira.

fazeres tpa com agua do furo a 25ppm nao é nada bom.

 

tambem podias era fazer uma mestura das duas tipo 60% da torneira e 40% do furo nas tpa´s ficas com uma boa media de nitratos a adicionar e é menos um fertelizante que compras :twisted: lol

depois era so adicionares os fostatos e o potassio.

 

exprimenta fazer isso e ver no teste quanto te dá os nitratos num garrafao 60% torneira mais 40% do furo .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o melhor e mesmo a tpa com a agua da torneira.

fazeres tpa com agua do furo a 25ppm nao é nada bom.

 

tambem podias era fazer uma mestura das duas tipo 60% da torneira e 40% do furo nas tpa´s ficas com uma boa media de nitratos a adicionar e é menos um fertelizante que compras :) lol

depois era so adicionares os fostatos e o potassio.

 

exprimenta fazer isso e ver no teste quanto te dá os nitratos num garrafao 60% torneira mais 40% do furo .

 

Estive a averiguar de onde é que vem a agua que tenho nas torneiras ca em casa e afinal esta nao vem directamente do furo, vem de um poço que é usado como reservatorio para nao ser preciso estar sempre a recorrer ao furo ;)

Portanto o que eu tenho de fazer é requesitar um bidon para mim e ir todas as semanas tirar directamente uns 30L de agua ao furo para as TPAs, supondo que ela vinda directamente do furo, não tem tantos nitratos. De qualquer maneira ainda tenho de fazer também teste aquela agua! Agora ja nao confio: "casa arrombada, trancas na porta!"

Mas a ideia de fertelizar com agua é boa :P :D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Agora com TPAs sem nitratos (tem entre 5 e 10 ppm de NO3 a agua que agora uso), acho que comecei a acertar com a fertelizaçao.

Não estou a usar uma medida certa, mas a fertelização que me parece estar a funcionar melhor é:

 

10 ppm K+ diarios

1 ppm PO4- de dois em dois dias

TPA duas a tres vezes por semana (20% cada vez)

Ferropol (micros + ferro) da JBL com a TPA

 

Com este sistema consegui manter os nitratos em valores pouco superiores a 10 ppm e acho que estou a conseguir puxar a vantagem na guerra contra o alguedo para o meu lado :-D

Além disso finalmente as rotalas se adaptaram na totalidade ao aquario. Vêm mais verdes, mas prefiro verdes e saudaveis que vermelhas e com algas.

 

Agora, o ponto de situação:

02-07-08.jpg

 

Quero ver se durante os meses de julho e agosto consigo implementar varias alterações.

Que acham da troca das elodeas por HM? E acham que HZ é uma planta demasiado grande para este layout?

Vou voltar a apostar em blyxas e replantar a eleocharis depois de ter nova iluminação. E entretanto estou a começar a adicionar vários musgos às pedras que servem de divisão entre areões.

Depois ficará a faltar Pogostemon helferi (é cara!!) e uma serie de experiencias que tenho na cabeça e acho que me vão manter ocupado neste layout até pelo menos o final do ano! ;)

 

Outra questão que gostava que me dessem opinião é sobre especies a adicionar.

A fauna actualmente é constituida por:

 

10 Xiphophorus helleri (uma praga... vendo/ofereço 10, passado 2 meses tenho tantos iguais :tongue:)

4 Iriatherina werneri

5 Corydoras habrosus

1 Corydoras plateus (estou a espera que ma venham ca buscar :tongue:)

1 Chromobotia macracanthus (é de estimação, está comigo há quase 1 ano!)

1 Gyrinocheilus aymonieri (CAE)

 

2 Cardina Multidentata

~20 Neocaridina heteropoda var. red

 

Dos quais serão para continuar:

 

4 Iriatherina werneri

5 Corydoras habrosus

1 Chromobotia macracanthus

 

2 Cardina Multidentata

X Neocaridina heteropoda var. red

 

E face ao espaço que fica livre estou a pensar juntar 10 Cardinais (Paracheirodon axelrodi), e não sei se mais alguma especie.

Gostaria talvez de adicionar outra especie de invertebrado:

*Tigershrimp?

*Hummel?

*CPO? (talvez demasiado agressivo)

 

E peixes:

 

4 de uma destas especies?

Nematobrycon palmeri (tetra imperador)

Hemigrammus bleheri (nariz de bebado)

Pseudomugil gertrudae (este acho que nao tem nome conhecido por ca)

Boraras brigittae ou maculatus (idem)

 

ou

 

1/2 casais de Badis bengalensis

 

E de equipa de limpeza (com saida do CAE):

3 Otocinclus sp

ou

2 Parotocinclus cesarpintoi (LDA 25)

 

Desculpem la a seca, mas eu sei que voces gostam de mandar bitates!

Abraços ao pessoal!

(edit: adição dos nomes comuns das especies ;) )

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

isso está a melhorar ;)

 

quanto a plantaçao acho que devias de seguir o esboço que ai meteste uma vez.

acho que tinha bastante potencial.

 

as HZ podes manter muito bem ai se puxares com uma lampeda de maiores kelvins atraz nao crescerá tanto em altura e ficará bem densa fazendo uma moita porreira.

 

quanto a fauna vou pesquisar depois pelos nomes que tem algumas que nao conheço pelo nome cientifico.

mas tem por ai umas bem a maneira que escolheste. :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferropol (micros + ferro) da sachem com a TPA

Não será antes da JBL? :)

 

1 Corydoras plateus (estou a espera que ma venham ca buscar :tongue: )

Isso era para mim? É que eu era pa ir buscar uma corydora paleatus, mas assim fiquei na dúvida. :P

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a fauna vou pesquisar depois pelos nomes que tem algumas que nao conheço pelo nome cientifico.

mas tem por ai umas bem a maneira que escolheste. :wink:

 

Já la está! Força com os bitates agora!

 

Não será antes da JBL? :drinking:

 

 

Isso era para mim? É que eu era pa ir buscar uma corydora paleatus, mas assim fiquei na dúvida. :twisted:

 

Correcto, vou ja emendar!

Sim é pra ti! :tongue:

Tentei falar contigo no messenger a bocado, mas tava sempre a dar erro desisti! Espero que ja sejas mais um perigo publico nas estradas :tongue::cry:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sendo assim

 

equipa de limpesa :

 

3 Otocinclus

2 Lda 25 ou 1

2 Sae´s ou 1

2 neretinas

 

fauna:

 

quantidades fica ao teu criterio

 

? Pseudomugil gertrudae

? Boraras

? Iriatherina werneri

 

+ o botia de estimaçao ( nao sei é se irás ter sorte com os invertebrados )

 

acho que ficava bem fixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 neretinas

 

+ o botia de estimaçao ( nao sei é se irás ter sorte com os invertebrados )

 

Épa... digamos que o meu botia é fino e so come caracolinho do bom :P

Eu tenho uma caixa vodafone cheia de physas que é a fonte de alimento vivo do bótia!

Nos camarões ele não toca, so gosta mesmo de caracolada bigsmile so lhe faltam as moelitas e a cervejola para fazer um banquete!

Pelo que as neretinas tão fora de questão.

 

Eu acho que cardinais vai entrar de qualquer maneira... é que tanto as werenias como as "gertrudes" ao longe não se percebe a beleza, e ai entram os cardinais que dão muita cor ao aquario a grande distancia.

 

10 cardinais

4 I. werenia

4 P. gertrudae / outro?

5 C. habrosus

3 Otos

1 LDA 25 / SAE ?

 

Por outro lado, não sei até que ponto o SAE seria boa ideia... compro-o pequeno e comedor de algas, passado 2 ou 3 meses tem o dobro do tamanho, é rapido, stressa os outros peixes com territorialismo e não come algas... algo a pensar se compensa!

 

Falta so a sugestão de camaroada...

 

cambarellus.patzcuarensis.gifcaridina.breviata.bumblebee.gifcaridina.cantonensis.tiger.gif

 

Sendo que o primeiro é carote, os segundos sensiveis e os terceiros de reprodução algo lenta.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

epá esse o Caramellus Patzeuarensis ai da primeira foto sao fixes mas parece que sao maus como as cobras para os restantes companheiros bigsmile

 

depois optar por optar por camarões preferia aqueles Rebuçados que sao vermelhos e brancos que um gajo ve-os perdidos no meio da mata e parece que andas a procura de onde está o wally :P

 

hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

epá esse o CaramellusPatzeuarensis ai da primeira foto sao fixes mas parece que sao maus como as cobras para os restantes companheiros :tongue:

 

depois optar por optar por camarões preferia aqueles Rebuçados que sao vermelhos e brancos que um gajo ve-os perdidos no meio da mata e parece que andas a procura de onde está o wally :P

 

hehehe

 

Epá eu gosto de caramelos, mas uns Cambarellus era mais fixe :tongue:

Ofereces-me uns rubeçados? A 20€ cada um :roll:;)cabecaduracabecadura

Acho que vou optar pelos primos dos rubeçados de morango (crystal red) e fico com rubeçados de chocolate (bumblebee / hummel).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá eu gosto de caramelos, mas uns Cambarellus era mais fixe bang

Ofereces-me uns rubeçados? A 20€ cada um :roll:bigsmile:wink:nyah

Acho que vou optar pelos primos dos rubeçados de morango (crystal red) e fico com rubeçados de chocolate (bumblebee / hummel).

 

 

puxa tao caros ???

 

isso é se já for de uma grade mais apurada.

 

já os vi a 5€ cada numa das lojas dos patrocinadores do forao, depois com paciencia vais os tu apurando

e nao deixao de ser bem bonitos.

 

mas mesmo os 5€ pensei pra mim que nao deixa de ser caro por uma coisa tao pequenina e como isto anda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Por agora há esta:

 

P7114787.jpg

 

bang:o :-D ;) :-D :-D

 

Divertimento à brava!!! ;)

 

Ando desde ontem a mexer no aquario para enquadrar a maioria das plantas, está muito perto daquilo que eu ideializei... falta tempo para deixar maturar as plantas novas, para dar forma ao layout e as rotalas ainda não estão grande coisa por causa de virem enrroladas. Estou é com uma pena de já começar a ver as tuas indicas a começarem a perder a cor :o mas sem a calha nova nada feito!

 

Agora o aquario está cheio de nevoeiro de tanta mexida que levou e ainda teve direito a uma TPA de 50% + micros para agora levar a fertelização a serio!

Mais logo fotos de como ficou ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe força nisso deve de ter ficado fixe ;)

 

edit: já há mais de duas semanas que nao era fertelizado o meu aquario mas mesmo assim estavao com uma cor bonita nao ??

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.