Ajuda - Aquario


Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Sou novo nisto de aquários e aconteceu me o seguinte. Montei o aquário (100X50X40), comprei decorações e um filtro em Cascata da Tetratec que dizia que dava para 270L. Acontece que depois de lá ter os peixes (agua fria), após 2 semanas tinha a agua verde.

Que me aconselham a fazer?? Comprar + um filtro que aquele não chega? Tipo cascata terá sido uma mal escolha? Algum produto para ajudar a limpeza?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Atentamente

Filipe Duarte

Editado por filipecduarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água verde são algas, não me parece que tenha alguma coisa ver com o filtro.

 

Tens o aquário junto a alguma janela aberta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Pelo que entendi, compraste o filtro Cascata da Tetratec à parte. O aquário não trazia equipamento. Se assim foi, e por aquilo que eu consigo encontrar, o filtro em causa é largamente insuficiente.

 

Eu apenas consigo encontrar, da Tetra, filtros em cascata (Easy Cristal) para aquários até 60 litros de capacidade. Estes filtros poderão ter um débito de 270 litros por hora. Mas o débito é muito diferente da capacidade do aquário. O teu aquário deverá ter uma capacidade de cerca de 180 litros.

 

Peço desculpa se a minha pesquisa foi insuficiente e estou a meter a pata na poça, mas parece-me que esse filtro, a ser o que penso, não chega nem aos calcanhares do que é preciso para esse aquário. Sendo assim não é de admirar que tenhas a água verde (e com os valores todos desregulados).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar obrigado a todos.

Agora o aquário está numa sala e não apanha luz directa. Eu estou com duvidas se será da bomba porque a agua apenas está turva e verde, não há mais sujidade a "boiar". A bomba não irá filtrar só a sujidade? O verde mesmo com a bomba não fica verde na mesma?

Eu como tinha o aquário sem nada comprei tudo à parte. A bomba pelo tamanho para ter 170 litros/hora parece-me muito pouco, mas também não posso conferir pois o aquário esta em Castelo Branco e eu agora estou em Lx. Agora eu ainda não comprei aquelas luzes que normalmente se põem por cima, será disso?

Editado por filipecduarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vamos lá começar pelo inicio...

 

Em primeiro lugar deves adicionar o setup do teu aqua para o pessoal saber o que tens e como o estás a utilizar.

Junto ás janelas não se devem ter aquários pela proliferação de algas.

Segundo ponto... não existe nenhum filtro da tertatec de mochila com capacidade para esse aqua.

 

Começamos então do inicio: mete o setup do aqua... o que tens e o que tens lá dentro. Depois o pessoal aqui de certeza que te dará bons conselhos e soluções

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desculpem a demora mas neste momento já posso colocar o setup do meu aquario. Então é o seguinte:

 

Tamanho: 100X50X40cm

Bomba de ar 2 saídas + 2 pedras difusoras.

Filtro: Aguaclean70 e não tetratec (desculpem enganei-me) http://www.hagen.com/france/aquatic/product.cfm?CAT=1&SUBCAT=107&PROD_ID=01006150040102

Este filtro está num dos cantos do aquario.

 

Decoração: 1 Ruina, 1 ponte e plantas artificiais. (isto não deve ter a ver com a sujidade mas pronto).

 

Peixes: 7 peixes mas não sei a espécie deles, sei que são de agua fria.

 

Iluminação: Ainda não a comprei pois tinha ficado para ultimo mas primeiro tinha que resolver a cena da agua.

 

Bem, não sei mais que vos diga.

 

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

Filipe Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Filipe, desculpa a demora na resposta.

 

Olha, para esse aquário o filtro que tens é claramente insuficiente. Aconselho a compra de um filtro externo e podes usar esse como auxiliar.

 

Quanto a que filtro comprar... aí as opiniões são mais que muitas... informa-te junto de uma loja em condições mas eu apesar de ter Fluval, compraria um Eihem.

Se quiseres possi dizer que para esse aqua qualquer fluval da série 300 dá.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Olha n30, pelo que vi no site Francês da Hagen, esse filtro é suficiente para o aquário, desde que no débito máximo, ou seja 1135 l/h (ou lá perto). Os 378 l/h de mínimo é pouco. Chama-se Filtro Aquaclear 70 (e não Aguaclean).

 

De que tamanho são os teus 7 peixes de água fria? Estes peixes têm tendência a sujar mais que os outros. Se forem grandes, poderás ter um elevado valor de nitratos (alimento para micro-algas).

 

Quanta comida é posta por dia e de cada vez? A comida contém fosfatos (outro alimento para micro-algas) que se libertam na água em contacto com esta e posta em excesso poderá provocar um crescimento explosivo de algas.

 

Visto que não tens nenhuma fonte de luz (Sol ou artificial) inclino-me mais para esta 2ª hipótese. É preciso ter cuidado com a quantidade de comida posta ce cada vez. Deve desaparecer em 2 a 3 minutos. Eu, normalmente, ponho comida 3 vezes ao dia, quando tenho tempo. Senão, 2 vezes. mas faço para que comam tudo (ou quase) para evitar que a comida se infiltre entre as pedras do fundo e continue lá, fora do alcance dos peixes, a libertar fosfatos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Este tipo de algas (flutuantes) costuma aparecer quando há luz a mais. Mesmo não havendo luz directa do sol, pode haver proximidade de uma janela ou outra fonte de luz indirecta com alguma intensidade e persistência.

 

Quanto à comida, pelo que percebi, não és tu que os alimentas, já que estás em Lisboa e o aquário em Castelo Branco. Será que quem o faz tem a devida conta e medida na quantidade de comida dada?

 

Já agora, a água é da torneira ou de algum furo?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

Pois realmente não sou eu que lhes dou de comida. Este aquário foi uma prenda de eu montei. Já tínhamos o aquário só faltava o recheio. Pelo que sei apenas se lhe dão comida uma vez por dia, e penso que não deve ser em excesso.

Bem eu na Pascoa vou tirar metade da agua e vou colocar nova. Vou também por a bomba mais no centro do aquário, para ver se resolve alguma coisa.Vamos ver no que dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mudar o filtro de sítio não me parece ajudar em grande coisa. Conviria saber os níveis de nitratos e sobretudo de fosfatos da água. Por vezes há lojas que fazem os testes por uma determinada quantia que, segundo ouvi dizer, não é muito elevada, pelo menos se não quiseres comprar os testes para ter em casa.

 

Remexendo as pedras do fundo tem-se uma ideia se está muito sujo ou não. Se levantar uma "nuvem ", podem bem ser fosfatos a mais a causar essa explosão de micro-algas. TPA de meio aquário está bem se a origem do problema estiver resolvida. Futuramente 1/4 a 1/3 do aquário de 15 em 15 dias e limpeza do fundo regularmente, mesmo que não seja esse o problema actual.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

 

Eu não gosto de ser teimoso, especialmente porque as sugestões dadas pelo Taliapa têm sido realmente adequadas, mas mesmo com o que diz no site esse filtro não chega. Eu sei isso por experiência própria. Eu continuo a usar os Fluval embora não sejam os melhores mas mochila para essa coluna de água só como filtro auxiliar como eu tenho.

 

Para retirares as algas filamentosas podes usar um Phosforemover da hagen ou de outra marca qualquer, mas com o cuidado de assim que as algas deminuirem retirar as resinas senão matam as plantas também. Aconselho ainda a usarem zeolite durante uns tempos.

Eu como tenho dois filtros é fácil fazer a distribuição das matérias de compensação.

 

Na minha modesta opinião eu comprava um filtro externo e mantinha o mochila como auxiliar.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.