DESESPERADO!


Recommended Posts

Estou completamente desesperado, aborrecido, e desmotivado com o meu aquário.

 

À certa de 3 anos iniciei-me neste viciante hobbie, que é a aquáriofilia. O que inicialmente para mim era apenas algo bonito e divertido de se ver, tornou-se um hobbie de tal modo que passou a ocupar-me grande parte do meu tempo livre. Depois de ter tido três aquários, essencialmente de viviparos, decidi dar um passo em frente e tentar fazer um aquário para ser habitado por discus.

Tive a felicidade de me oferecerem um aquário de 250 lt neste Natal e assim comecei a "monta-lo" o mais minuciosamente possivel. Fui acrescentando peixes de pequeno porte e diferentes sensibilidade. Comecei por inserir Tetra Serpaes, mais tarde Neons e Narizes de Bebado, acabando assim por adicionar os Discus. Mas à "pouco tempo" começou o meu verdadeiro stress... Alguns Discus apanharam parasitas internos (pelo menos penso que sim). Então dirigi-me à loja aflito e recomendaram-me dar eSHa Hexamita. Repeti o tratamento duas vezes seguidas, com um intervalo de três dias e uma troca parcial de água. E ai começaram as minhas verdadeiras preocupações. A água ganhou nitritos, muitos Neons morreram e os Discus não ficaram completamente curados. :puppydogeyes:

Assim dedici trocar 50% da água do aquário, lavar o filtro e toda a matéria e inserir bactérias no aquário. Devido a estas andanças, um dos meus discus penso ter ficado stressado. Mudou de cor (ficando quase todo preto), meio murcho e de lábios "inchados" ou com uma espécie de pele solta. Assim iniciei um tratamento com um produto da API chamado Melafix. Passado o tratamento, o Disco voltou a ganhar a sua cor e a ficar mais esperto. No entanto ainda havia o problema dos parasitas! Em especial com um dos Discus... Pois este deixou de comer e começou a esconder-se sempre que punha o comer. E tal também originou a tremenda magreza do peixe. Então dedici começar a tratar do peixe com Sterazin da Waterlife. Só que o que aconteceu desta vez? Os nitritos parecem ter começado a subir de novo... Mudei ontem 10% da água e hoje também mudei outros 10%. Em ambas as vezes inseri bactérias para ajudarem a combater os nitritos. Actualmente eles encontram-se a 0.1 ou 0.2.

 

Sinceramente já não sei o que fazer... Estou complecamente desesperado e desgostoso com tudo isto. Além do mais com um enorme receio de que um dos meus Discus morra. :)

Actualmente até ando a pensar em esvaziar o aquário, limpa-lo, mudar de areão e montar tudo de novo... Não sei mesmo o que fazer! Cada vez que me dirijo a uma loja ou alguém que partilhe este hobbie, dizem algo diferente. Mas o meu desespero já é tal que já estou por tudo...

 

Por isso peço a todos que dêem um pouco de atenção a este meu tópico e que de alguma forma me orientem. Por favor! :(

 

Já agora, também peço desculpas se não estou a colocar este tópico no sitio mais adequado. Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva boa noite,

 

Desde já te digo, que esse tipo de stress e preocupação, também fazem parte da aquariofilia, mas no teu caso, se fosse eu acalmava-me e mantinha-me na linha do: Muda de agua apenas quando os níveis de nitritos estiverem elevados(se tiverem em nivel baixo deixas estar) e a fazer o tratamento com waterlife octozin (comprimidos) desfeito e misturado com comida viva (tentanto assim fazer uma desparatização intestinal) e vais dando aos poucos para não haver sobras e depois aumentares os nitritos, e experimentava alimentar com a luz desligada para tentar evitar o stress.

 

Conheço um amigo meu que já ficou com o disco negro e a largar uma secreção, muito semehante ao que descreveste, e não morreu apenas estava stressado..

 

Depois da noticias

 

Cumprimentos

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Assim dedici trocar 50% da água do aquário, lavar o filtro e toda a matéria e inserir bactérias no aquário."

 

Boas!

 

Isto NUNCA se faz! Nunca se lava um filtro que seja unico de alto a baixo..

 

Abraço e não desistas :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva boa noite,

 

Desde já te digo, que esse tipo de stress e preocupação, também fazem parte da aquariofilia, mas no teu caso, se fosse eu acalmava-me e mantinha-me na linha do: Muda de agua apenas quando os níveis de nitritos estiverem elevados(se tiverem em nivel baixo deixas estar) e a fazer o tratamento com waterlife octozin (comprimidos) desfeito e misturado com comida viva (tentanto assim fazer uma desparatização intestinal) e vais dando aos poucos para não haver sobras e depois aumentares os nitritos, e experimentava alimentar com a luz desligada para tentar evitar o stress.

 

Conheço um amigo meu que já ficou com o disco negro e a largar uma secreção, muito semehante ao que descreveste, e não morreu apenas estava stressado..

 

Depois da noticias

 

Cumprimentos

 

A partir de que valores se considera que os nitritos estão elevados? E o disco que se encontra pior, não come mesmo nada. :drinking:

 

 

"Assim dedici trocar 50% da água do aquário, lavar o filtro e toda a matéria e inserir bactérias no aquário."

 

Boas!

 

Isto NUNCA se faz! Nunca se lava um filtro que seja unico de alto a baixo..

 

Abraço e não desistas love you

 

Neste caso tive mesmo de mudar 50% porque todos os dias era um ou mais neons mortos que apanhava e não conseguia baixar. Sobre o filtro, a intenção foi mesmo "reinicia-lo" pois a comunidade de bactérias já era inexistente ou muito fraca. E inseri novos materiais.

 

Posso ir colocando bactérias que não há mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o que os discus precisam para viver bem e comida e agua, muita agua (TPAs)

 

Não faço idea dos valores de nitritos tolerados mas deviam estar a 0..

 

Nestas condiçoes os 50% da agua não está mal agora o filtro e que não deves lavar assim td d uma vez.. O problema não está no filtro. Se precisares de lhe fazer a manutençao lavas so parte dele de cada vez e com agua proveniente do aquario. Mas não mexas mais no filtro por enquanto!

Eu nunca utilizei dessas bacterias por isso não posso dar grande palpite.. Eu prefiro deixa-las desenvolverem se sozinhas por isso é que não lavo o filtro todo de uma vez =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o que os discus precisam para viver bem e comida e agua, muita agua (TPAs)

 

Não faço idea dos valores de nitritos tolerados mas deviam estar a 0..

 

Nestas condiçoes os 50% da agua não está mal agora o filtro e que não deves lavar assim td d uma vez.. O problema não está no filtro. Se precisares de lhe fazer a manutençao lavas so parte dele de cada vez e com agua proveniente do aquario. Mas não mexas mais no filtro por enquanto!

Eu nunca utilizei dessas bacterias por isso não posso dar grande palpite.. Eu prefiro deixa-las desenvolverem se sozinhas por isso é que não lavo o filtro todo de uma vez =P

 

Compreendo, mas se os nitridos dispararam de uma vez e não baixavam é porque as bactérias eram inexistentes. Por isso é que mudei parte da matéria e lavei com água tratada com o anti-cloro. Felizmente vi à pouco os nitridos e se o aquário os tem, está a 0.1. Mas ainda esta semana vou comprar um filtro externo RENA xP4 para ajudar o meu Eheim 2217.

Infelizmente os Discus ainda estão com parasitas. Vou continuar com o tratamento ver no que isto dá... :/ O que vale é que eles andam espertos e comem (à excepção do tal que está magro e se esconde).

A mim já me disseram para eu esvaziar o aquário todo e "monta-lo" de novo... :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montar tudo de novo é um bocado radical eu acho..

Até porque esses parazitas intestinais estão quase sempre presentes nos peixes só que em pequenas quantidades, e começam-se a multiplicar quando os peixes tem o sistema imunitario em baixo (stress por exemplo).. Apanhares os peixes, lavares aquilo tudo, meteres os peixes la outra vez e depois faze-los passar pelos problemas de amonia e nitritos outra vez vai deixa-los mais stressados ainda e possivelmente piorar o seu estado..

 

Se os nitritos estão a baixar é porque o filtro já está a estabilizar! E os discus a comer também porque facilita o tratamento.

 

Eu não percebo assim muito de tratamentos por não sou a melhor pessoal para te aconcelhar nisso :S

Só sei do metronidazol para as desparazitacões intestinais.. É o que tenho cá em casa para o caso de vir a ter problemas..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouvi falar em pessoal que dá Flagil (não sei se é assim que se escreve). Por acaso alguém sabe como dar com o comer?

 

Boas,

 

Por acaso, estou agora a tratar com Flagyl os meus CAs. Vê este post: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...4&hl=flagyl

 

É estranho que te tenham começado a aparecer nitritos no aqua. Tenho ideia que o Esha Hexamita não prejudica a colónia de bactérias. Eventualmente o problema poderá ter sido a conjugação dos três medicamentos no aqua ....? Creio que será sempre recomendável remover completamente os restos de um medicamentea antes de iniciar o tratamento com nova medicação, a menos que na(s) bula(s) se diga outra coisa. Não só dás algum tempo aos peixes para "recuperarem", como evitas que potenciais combinações letais de químicos ocorram na água.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A JBL tem um preparado de bactérias vivas que deves utilizar no tal novo filtro que vais comprar. Assim evitas o compasso de espera para que se formem novas bactérias.

Quanto a mudar tod a a água... podes vir a perder os discos por causa das oscilações e a ciclagem inicial pode mesmo trazer-te problemas ao bichos.

 

Eu faria o tratamento até ao fim, não colocava nada de antibacterianos por enquanto e assim que possível passava o carvão profissional da Hagen por esse aqua para retirar essa mistela de medicamentos toda que já lá tens.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho cá o novo filtro (Rena xP4) e vou o montar hoje. Sem duvida que vou inserir bactérias nele (API - Stress Zime). Ando é meio indeciso em que local colocar a saída e entrada de água...

 

Vamos lá ver se os nitritos ficam controlados e os Discus doentes safam-se...

 

Aproveito desde já para agradecer a todos pela a atenção até agora dada! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A saída e entrada do filtro, na minha opinião e é lógico, devem ser colocados do mesmo lado do aquário.

 

Cumprimentos.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.