Atsu I Sangoshou - A continuação da aventura


Recommended Posts

Como disse no tópico de montagem do meu pequeno aquário --> AQUI <-- , irei continuar aqui os relatos e fotos desta minha primeira aventura nos salgados.

 

Com isto, começo com a última foto geral colocada no outro tópico, um pouco escura, é verdade, mas também estou a dar os primeiros passos na fotografia "mais a sério":

 

atsui_017.jpg

 

E de seguida, o setup do Atsu I Sangoshou (em japonês: Recife de coral quente):

 

Data de montagem:

20/08/2007

 

Aquario:

90 x 40 x 40 - 144Lt

 

Iluminação:

4x39W T5 14.000K (ligada das 20:30 às 2:20)

1x25W T8 Actínica(ligada das 19:30 às 5h)

Moonlight 4 leds (ligada das 16:30 às 19:40 e das 4:50 às 7h)

 

Movimentação/bombas:

2xWave Marea 2400 l/h

+ 1 Powerhead 700 l/h

 

Escumador:

Aquamedic Minifloater

 

Substracto Tipo/Quantidade:

+- 6 cms areão com 1 a 2mm de diâmetro

 

Rocha viva (Kg):

10 kg de Rocha Viva

+ 7 kg Rocha Morta (entretanto já colonizada)

 

Aquecimento:

1 termostato de 200W

 

Peixes:

4 Amphirion Ocellaris (o 5º, o mau da fita, está de castigo no cubo do meu irmão)

 

Corais:

Actinodiscus Vários

Rodachtis Verde, Beje com pontas verdes

Zoanthus Vários

Green Star Polips

Sarcophyton

Sarcophyton "tapete" de pontas verdes

Xénias ?brancas?

Parazoanthus Gracilis

Montipora Australiencis

Montipora sp. Laranja e Verde

Acanthastrea lordhowensis Verde

Seriatopora histrix

Pocillopora Damicornis Castanha, Laranja

Acropora Millepora Verde

Acropora Prostata (penso que roxa)

Acropora sp. (ainda estou para ver se a identifico)

Caulastrea Furcata centro Verde e borda Castanha

 

Invertebrados:

1 Lysmata Amboinensis

2 Lysmata Seticaudata

1 Lysmata Debelius

3 Ermitas Patas Vermelhas

5 Ermitas Patas Brancas

5 Ermitas PatasVerdes

6 Turbo snails

4 Cerithes

Alguns Lusoturbos

Alguns Nassarios

 

Outros:

Vários Ophiuros, Lapas, Bristle Worms, etc.

 

Macroalgas:

"Esparguette" verde :puppydogeyes:

 

Manutenção:

Trocas de 20 lts semanais com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk

 

E penso que seja tudo...

 

Agora... quanto a upgrades/adições futuras:

 

Outro escumador mais potente (já o tenho embora ainda irá passar por testes, visto que é um escumador usado e que, segundo o meu irmão, embora seja hang-on, tem problemas em vedar em alguns pontos.)

Introdução de 1 Amboniensis e 1 Debelius (este último terá que ser muito bem ponderado)

Introdução de um Ctenochaetus Strigosus

Começar a pensar numa sump

Começar a pensar num refúgio

 

Entretanto já tenho andado a tirar mais fotos que as irei colocando à medida que passarem pelo photoshop para redimensionar e "emoldurar".

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Em relação ao layout já comentei no outro topico. Mas gostava, de realçar a cor bem fixe que a tua rocha foi adquirindo. Agora é dar tempo aos corais crescerem.

 

 

Lol Luis, queres é o pessoal com oceanários em casa, como o teu :smile2:

 

 

Cumps

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas está a ficar muito fixe!!!

 

Só uma pergunta, não é melhor comprares um aqua maior? surprised

 

 

 

 

Vai mentendo fotos da evolução, principalmente dos corais.....

 

 

Boas fotos... :sad2:

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de mudar para um aquário maior, só se chegarmos a um acordo cá em casa de nos desfazermos de todos os aquário para fazer só um salgado com dimensões um pouco maiores...mas será muito díficil com que isso aconteça...

 

A única solução que me resta é mesmo deixar isto crescer, e quando tiver uma casa minha, aí sim, farei algo "um pouquinho" maior...eh eh eh :puppydogeyes:

 

Ontem andei a dar miolo de camarão à Acanthastrea e à Caulastrea Furcata, e tirei umas fotos à primeira, com os tentáculos pra fora, que gostei mt... depois coloco aqui. :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zaad.

 

Está a ficar porreiro o aquário. Quando as coisas são feitas com calma, só podem correr bem.

 

Se me permites a sugestão, só acho que devias mostrar mais a areia branca na zona central do aquário e remover aquelas pedras igualmente no centro, que estão na areia. Ias dar mais contraste, um aspecto mais limpo e sobretudo menos cheio.

 

De resto, nada a apontar a não ser pedir-te para colocares mais fotos desses corais duros que aí tens. :puppydogeyes:

 

Quanto às fotos, nota-se bastante a evolução e vais ver que em menos de nada, atinas com a máquina e consegues mostrar ainda melhor a verdadeira beleza desse aquário.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de mudar para um aquário maior, só se chegarmos a um acordo cá em casa de nos desfazermos de todos os aquário para fazer só um salgado com dimensões um pouco maiores...mas será muito díficil com que isso aconteça...

 

A única solução que me resta é mesmo deixar isto crescer, e quando tiver uma casa minha, aí sim, farei algo "um pouquinho" maior...eh eh eh :puppydogeyes:

 

Ontem andei a dar miolo de camarão à Acanthastrea e à Caulastrea Furcata, e tirei umas fotos à primeira, com os tentáculos pra fora, que gostei mt... depois coloco aqui. :snipersmile:

 

tens mais aquas?

 

 

com o que? plantados ou ciclideos?

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pypo, temos um cubo salgado de 60 litros a recuperar dum ataque de cianos que é do meu irmão, e um plantado de 180 litros que está no hall, também do meu irmão. Escusado será referir que, como ele agora trabalha no Algarve, sou eu que trato de tudo... eh eh eh

 

Ontem andei a dar miolo de camarão à bicharada, e reparei nesta situação que acho que é lindíssima... a Acanthastrea com os "tentáculos" de fora, depois de engolir que nem um alarve o camarão...

 

atsui_028.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado a todos...

 

Andre Silvestre, eu permito e agredeço todas as sugestões. O que acontece é que no centro tenho areão grosso que me foi dado no inicio para acelerar a colonização do restante areão... e devido às correntes das bombas, acaba por ficar destapado com a movimentação do areão mais fino... como infelizmente o aquário apenas tem 40 cms de profundidade, não dá para brincar muito com a disposição da rocha...

 

Ricardo Ruffo,Pedro Conceição e guppys, obrigado pelos elogios. Eu assim fico inchado, pois o agradecimento que devem fazer é aos corais, e à máquina fotográfica... eu apenas sou o nabo que carrega no botão e que seguiu os conselhos do Pedro Conceição :rainbowafro:

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado Ricardo. biggrin assim ainda fico convencido... eh eh eh

 

A verdade é que não sei porquê ainda, mas ando com um azar com as Acroporas... não desenvolvem e começam a morrer quando entram no meu aquário... love you . O que me vale é o "hospital" do Luís... o sacana deve ter alguma coisa na água que faz revitalizar os corais moribundos... eh eh eh

 

OBRIGADO Luís

 

e agora uma pequena imagem de um dos meus novíssimos dois espirógrafos... no momento da comida, a papar artémia.

 

atsui_029.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sacana deve ter alguma coisa na água que faz revitalizar os corais moribundos... eh eh eh

 

 

Tenho

 

Calma!!!!

 

não ando a encher o aquario á pressa!

 

e obrigado Ricardo por me dares tantos corais :microwave:

 

e parabens bela foto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro ;)

Eu não ando a aprender.... ainda tou na fazer de aprender a aprender.... eh eh eh

 

Tenho

 

Calma!!!!

 

não ando a encher o aquario á pressa!

 

e obrigado Ricardo por me dares tantos corais nyah

 

e parabens bela foto

 

 

Também há muita calma aqui para estes lados... eh eh eh

 

E não precisas de agradecer pelos corais que te dou, porque senão também tenho que agradecer pelos teus... então assim ficamos quites e não há agradecimentos pa ninguém :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... após uma noite de mudanças, finalmente troquei de escumador, do Miniflotor para o Deltec MCE 600... e retirei as placas de acrílico :wacko:

 

e sem mais demoras, o "extreme makeover - aquarium edition" passou cá por casa, e fez disto:

atsui_017.jpg

nisto: nyah

atsui_030.jpg

 

portanto agora é esperar pelas vossas marretadas na minha cabeça nyah

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns está muito bonito, isso promete bastante.

 

Mas tenho um reparo! Essa pelicula de gordura à superficie é que devia desaparecer, pois dificulta as trocas gasosas na água!!!

 

Mas força aí que esta muito bonito!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, realmente é verdade... passei dum citroen 2 cv para um Integra Type-R modificado pela Spoon, Mugen e HKS tudo junto.

 

Quanto às pedras, saiu uma quantidadezinha de rocha morta que estava por baixo...

 

Goblin, a camada de gordura que falas é da foto do "antes".

 

Actualmente essa camada ainda existe, adicionada às bolhas d'ar vindas do escumador, mas a mudança foi feita a noite passada, agora é deixar a coisa andar... já agora, se alguém souber afinar o Deltec que se chegue à frente... "fáchabor"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.