Plantas acastanhadas em nano


turtle765

Recommended Posts

Há cerca de um mês comprei uns pezinhos de valisneria. Separei-os e coloquei na parte de trás do aquário. A valisneria cresceu ligeiramente, e até surgiram uns dois pés novos, mas ainda só têm folhas de uns 6 cm.

Algumas folhas vinham cortadas em viés, e pelo que vi e pessquisei no forum elas nao crescem a partir daí. Acabam por morrer essas folhas e dão lugar a uma folha nova que vem do pé.

A situação é que tenho reparado que as folhas novas, mesmo as mais pequenas estão a ficar acastanhadas nos rebordos, parecem meio queimadas. As outras folhas maiores ficam também acastanhadas e acabam por ficar mesmo moles e trasnparentes. De tal forma que tenho visto as bolhas de oxigénio da planta a ficarem presas nessa parte trasnparente e frágil.

Qual será o problema que está na base das folhas ficarem castanhas, apodrecerem e largarem-se, por fim?

Tenho ainda uma espécie que nao sei o nome de musgo. Coloquei-o agarrado ao tronco com uma linha. ele já tinha algumas pequenas partes castanhas. Mas parece-me que a extensão está um pouco maior. No entanto há partes que têm uns pequenos rebentos novos de folhinha verde muito tenro, o que me parece bom sinal. Mas de vez em quando vejo esses rebentos a boiar a superficie. parece ervas daninhas. será normal? vou esperar que a parte castanha do musgo se degenere e dê lugar a musgo novo. Será que tenho de faz<zer alguma coisa?

 

Setup do nano:

aquário decapacidade:30L, 50comp, 30 alt, 20 larg

substracto: não tem; apenas cascalho de rio 5mm diametro

rocha e tronco não identificados

filtro: interior aquapor 200l hora

aquecedor aquapor 75W

temperatura: 28º devido a um surto de fungos e pontos brancos (ha 3 dias comecei a baixar dos 30 para os 28º)

luz: lâmpada 14 wats (se que é pouco mas não há com mais wats deste tamanho para colocar na calha de origem)

fauna: 1pleocostumus, 2 mollies, 1CAE, 3 neons

flora: valisnéria e musgo

TPA semanal 5 litros

fertilizante liquido para plantas waterlife aquando da TPA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá turtle!

 

para vallisnerias e musgo, essa luz dá perfeitamente...

com as primeiras, não sei o que se passará, possivelmente falta dum nutriente qualquer;

com o musgo, 'cheira-me' que serão o pleco e/ou o SAE, os responsáveis por soltá-lo, uma vez que, como está no periodo de adaptação, ainda não se agarrou ao tronco...

 

p.s.- esse aquário (30L) não suporta um pleco...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, obrigada. fico mais descansada com a luz, então.

Quanto ao pleco, eu tenho-o há cerca de 3 anos e ainda está com uns 12 cm. nao acredito que ele se desenvolva mais devido ao espaço. Eu sei que é pouco, e se pudesse colocá-lo-ia num sítio melhor. mas neste momento é o único aquário que tenho e aquele é o meu bicho favorito. ele é incrível, e é, de longe, o mais pacifico dos plecos que ja tive. Normalmente está agarrado ao filtro de cabeça para baixo. não é muito de aventuras. o CAE é bem mais mexido.

Bom, talvez os nutrientes sejam a razão. Eu passei a TPA uma semana. Estive completamente sem tempo e só hoje é que fiz a tpa e adicionei mais uma tampa de fertilizante. Também não sei se o facto de não ter um substracto de qualidade afecta isso. Só na semana passada é que comprei um saco de terra, mas estou a fazer um teste numa caixa de 4 litros so com terra, pedras e um bocado de musgo e valisnérias. Mas quanto a colocar no aquário, só depois de muitos testes e certezas.

Esqueci-me de colocar que tenho a luz ligada durante 10 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

uma vez que as vallisnerias não se estão a desenvolver em condições e o musgo parece ainda não se ter adaptado, significa que o fertilizante não está a ser consumido pelas plantas e, ou muito me engano, ou em breve irás ter um surto de algas, que irão tirar partido da aplicação do mesmo... cuidado com isso!

 

devias identificar a espécie do pleco porque das duas, uma: ou é um ancistrus e pode ter chegado ao tamanho adulto, ou é mesmo um pleco e o diminuto volume do aquário está a condicionar-lhe o crescimento... neste caso, uma vez que gostas tanto dele não devia sujeitá-lo a essa situação...

 

10 horas de luz é mais que suficiente e uma TPA semanal de 25% é o ideal.

 

pelo que percebi, tu estás a querer introduzir terra para plantas; isso é completamente desaconselhado e pode provocar uma catástrofe a nível da fauna!!! existe uma gama enorme de substratos ferteis próprios para aquariofilia e só esses é que podes colocar num aquário com vivos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

a ideia da terra está posta de parte dado que seria uma experiência muito arriscada.

Hoje reparei que o musgo está a ganhar uns pequenos filamentos, ainda muito pouco visivéis. a minha máquina nao conseguiu captar.

as vallisnerias têm uns pontos castanhos, mas ha outros pés que até estão bem. Hoje andei a tirar as folhas mortas. mas aqui vai um exemplo Pic_14998_1.jpg

Já que as plantas não estão a conseguir captar os nutrientes e as algas se estão a aproveitar, o que hei-de fazer para que elas se consigam alimentar? e ja agora, para matar as algas...

 

quanto ao pleco, tenho duvidas que seja um ancistrus. parece me mesmo um pleco, e aqui vai a imagem que melhor consegui arranjar Pic_14998_2.jpg

 

E já agora, há uma coisa que me intriga. Hoje de manhã os peixes estavam óptimos. Esta tarde já vi o molly preto com algodoes brancos, e a molly laranja tb tem a cabeça branca e algodão na barbatana dorsal. Os fungos não largam o meu aquário, por mais tratamentos que faça, limpezas do filtro, tpa's e esterilização de algumas pedras, etc. Todas as semansa acabam por aparecer umas manchas brancas. o tratamento que costumo fazer diz que é à base de prata coloidal. nao deu pra apanhar com a maquina.

de qualquer maneira, obrigada pela ajuda ate agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais