Sign in to follow this  
João Lopes

Riccia e nitratos

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho andado com umas mortes suspeitas, e pergunto-me a riccia que fica após da poda a flutuar no aqua poderá ser uma fonte de nitratos?

Abraço

Boa tarde,

Tenho andado com umas mortes suspeitas, e pergunto-me a riccia que fica após da poda a flutuar no aqua poderá ser uma fonte de nitratos?

Abraço

Não me parece...aliás, a riccia fica a flutuar e continua a desenvolver-se tal e qual como aquela que acabaste de podar.

Não me parece...aliás, a riccia fica a flutuar e continua a desenvolver-se tal e qual como aquela que acabaste de podar.

Pois, eu tambem penso assim, mas ando a tentar apurar causas para a morte dos peixes, mas olha que alguma que fica presa nas plantas na coluna de agua, nota-se crecimento, e eu nas que estão mesmo ao de cimo nao noto nada..

Pois, eu tambem penso assim, mas ando a tentar apurar causas para a morte dos peixes, mas olha que alguma que fica presa nas plantas na coluna de agua, nota-se crecimento, e eu nas que estão mesmo ao de cimo nao noto nada..

É estranho, até porque há muita gente que a deixa à superficie. Presumo que estejas a falar da Riccia Fluitans que, como o próprio nome indica, é uma planta flutuante na natureza.

referências:

http://en.wikipedia.org/wiki/Riccia_fluitans

http://www.calypso.org.uk/Aquarticles/arti...a_fluitans.html

Edited by Kualla

É estranho, até porque há muita gente que a deixa à superficie. Presumo que estejas a falar da Riccia Fluitans que, como o próprio nome indica, é uma planta flutuante na natureza.

referências:

http://en.wikipedia.org/wiki/Riccia_fluitans

http://www.calypso.org.uk/Aquarticles/arti...a_fluitans.html

Mais depressa apodrece a que está em baixo que a que está a flutuar.

Sim é essa mesmo, mas o que noto na minha é que forma uma papa á superficie, em caso de duvidas já a retirei.. É que tenho alguma coisa no aquário que me forma materia organica (nitratos e afins que eu nem sei bem o que é) que depois acaba por formar uma camada gordurosa ao cimo da água, e noto que desde que tem aparecido esta camada é desde que os peixes têm morrido.. Ando para descobrir o que anda no aquário para criar tanta materia organica, porque o aquário está como tava ha 1 mes e nao tinha esta camada ao cimo da água, raramente quando estava 1 semana sem tpa!

E só tenho lá agora 3 corydoras...

Edited by João Lopes

Se calhar tens é restos de comida no meio dessa riccia, ou entao a fonte de nitratos até poderá nem vir dessa riccia mas sim de outro ponto do aquario.

Já testaste a agua com que fazes as TPAs ?

Se calhar tens é restos de comida no meio dessa riccia, ou entao a fonte de nitratos até poderá nem vir dessa riccia mas sim de outro ponto do aquario.

Já testaste a agua com que fazes as TPAs ?

Só tenho teste da amonia (tirando o pH e KH que nãoo interessam para esta situação), e dá-me 0.

A camada superficial é tipicamente formada por gorduras e proteinas e pela fauna bacteriana que cresce a elas agarrada. Tipicamente a fonte dessa camada é a comida, e apenas se forma em aquarios cuja circulação nao faz com que a mesma se desagregue.

verifica que comida estás a usar, a quantidade de comida que dás e a circulação. A riccia, no minimo está a ajudar-te, no máximo é inocua, pode no entanto ser responsavel por nao exisitir circulação, e aprisionar alguns restos, por cima dos molhos flutuantes.

Mas a fonte do teu problema não é a riccia.

A camada superficial é tipicamente formada por gorduras e proteinas e pela fauna bacteriana que cresce a elas agarrada. Tipicamente a fonte dessa camada é a comida, e apenas se forma em aquarios cuja circulação nao faz com que a mesma se desagregue.

verifica que comida estás a usar, a quantidade de comida que dás e a circulação. A riccia, no minimo está a ajudar-te, no máximo é inocua, pode no entanto ser responsavel por nao exisitir circulação, e aprisionar alguns restos, por cima dos molhos flutuantes.

Mas a fonte do teu problema não é a riccia.

Obrigado pela explicação, a comida que costumo usar é granulado da Sera e uns Flocos Tetra (que tou a pensar comprar da Sera, não gosto muito destes..). Mas é bastante estranho mesmo reduzindo ao minimo a quantidade de comida tenho sempre esta camada de gordura (até logo a seguir á tpa), e da circulação penso que não seja, tenho o mesmo que no mês passado e só agora aparece. Vou ver isso da comida presa na riccia..

Boas de novo,

Digam-me se isto é normal, mal meti 2 cladophoras (bola de algas) que tinha cá em casa, acabou-se camada gordurosa e a água esta límpida como estava dantes! Nem há vestígios da "nhanha" que ficava a superfície...

Acham normal? Poderes "milagrosos" da cladophora..

a cladophora é um excelente filtro!!! costumas espremê-las de vez em quando?

Eu tinha duas num nano, mas a caixa da vodafone rachou, e então passei-as agora para cima... Parece que deu bom resultado!

Sim, de vez em quando espremo-as e rodo-as!

Edited by João Lopes

Onde arranjam essas bolas de Cladophora aegagropila ????

Não encontro isso.

Obrigado

Nas lojas costuma-se vender.. Ou até aqui no forum ( na oferta) és capaz de encontrar..

Sign in to follow this