Dúvida aquisição Ramirezi


andre_inacio

Recommended Posts

Olá.

Tenho vindo a ficar bastante interessado por estas beldades, os ramirezis, e estou a pensar comprar pra já um casalinho para o meu aquário. A minha questão é se o deva fazer ou não, porque, pelo que já tenho lido por aqui, eles são peixes bastante sensíveis, e a água da minha torneira sai com um ph de 7.6, no entanto, ela não fica assim muito tempo, pois com a inejcção de CO2 (caseiro), passado um dia +/- ela desce para os 6.0 Ou seja, eu de domingo a domingo, faço uma TPA de 20 a 30% +-, e a água que lá meto (ph 7.6) fica pelo menos um dia misturada com a de ph6, mas depois é claro que desce e volta tudo aos 6. Será que os ramirezis aguentam isto? No aquário, um comunitario de 180L, tenho no momento dois escalares, 4 peixes arlequins, e uma colisa. E todos eles estão de perfeita saúde há já mais de um ano, e sempre com o mesmo sistema de TPA que descrevi anteriormente.

 

 

Abraço.

Editado por andre_inacio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que não haverá grande problema, embora não seja o melhor né. Se um dia tiveres alevins é que é pior!

 

Mas porque não arranjas um reservatório grande e metes um bocado de turfa? Assim quando metesses a água no aqua já iria com um ph mais próximo da água do aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim também já pensei nisso, mas é que eu quando faço as TPAs, trago a água já quente do esquentador, para não afectar mais os peixes devido á diferença da temperatura, e os termostatos ainda levam um bocado até atingir a temperatura "normal" e estabilizá-la. Tenho medo que faça pior ela já vir fria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Olha, por experiência própria digo te que uma tpa de 20 ou 30% não é muito mau. Sempre fiz com água fria, vinda do reservatório, e nunca tive problemas!

 

Há até quem tenha discus e meta água fria, directamente da torneira, sem qualquer tipo de tratamento, e dizem que os peixes gostam! O FAAO por exemplo... E o que é certo é que os peixes estão de perfeita saúde.

Nos meus nunca notei nada fora do normal e a água vai fria!

 

Mas agora lembrei-me, ve lá se depois meteres turfa se isso não desce demais o ph, pois a turfa irá descê-lo, e posteriormente no aqua o que lá tens e provoca a descida também irá descer, e provavelmente fica abaixo dos 6.

 

O melhor secalhar é tu meteres a água assim, mas a decisão final é tua, isto é só uma opinião!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais vale uma água com pH alta e estável do que uma com pH baixo e instável...

Eles abituam-se ao pH, às variações constantes é que é pior!

 

Estou a achar essa descida de pH com co2 caseiro muito grande. De que tamanho é o teu aqua?

E não te esqueças que o fluxo de co2 caseiro vai diminuindo ao longo do tempo, logo o pH terá tendência a aumentar.

Qto à tpa's de 30%, se ela vai a 7.6 vai-te fazer subir o pH de certeza, pq o CO2 th desce o kH. Não consegues fazer tpa's mais pequenas e mais frequentes? Tipo 10% dia sim dia não.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais vale uma água com pH alta e estável do que uma com pH baixo e instável...

Eles abituam-se ao pH, às variações constantes é que é pior!

 

Estou a achar essa descida de pH com co2 caseiro muito grande. De que tamanho é o teu aqua?

E não te esqueças que o fluxo de co2 caseiro vai diminuindo ao longo do tempo, logo o pH terá tendência a aumentar.

Qto à tpa's de 30%, se ela vai a 7.6 vai-te fazer subir o pH de certeza, pq o CO2 th desce o kH. Não consegues fazer tpa's mais pequenas e mais frequentes? Tipo 10% dia sim dia não.

 

abx

 

Ok, então em relação á água fria pelo que tenho lido em princípio não deverá haver problema. Em relação á turfa fazer descer mais o ph, penso que o CO2 não o fará descer muito mais, pois ele nunca baixa mais que 6, e tenho troncos e akadama novos que segundo o que tenho lido também ajudam a baixar o ph.

 

O meu aqua tem 90x40x50 (CxLxA) e leva 180L brutos (uns 140 reais).

Em relação ao fluxo do co2, também constatei isso no início quando comecei com o co2, pelo que a solução que encontrei foi ter duas garrafas com co2 caseiro, e adicionar uma no início da semana, e a outra no meio da semana, assim nunca há perca de fluxo nem mais variações de ph :P

Quanto ás tpa's, não tenho oportunidade de o fazer dia sim dia não como gostava, devido á faculdade. Só ao fim de semana é que disponho de tempo para o fazer (e ás vezes nem isso).

Editado por andre_inacio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem estou a pensar em por um casal de ramirezis no meu aqua. So que o ph atualmente é de 5.5. E eu acho que está baixo de mais, mas não tenho a certeza.

 

Desculpem lá estar a usar este tópico, foi só para não estar a abrir outro com o mesmo tema.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem estou a pensar em por um casal de ramirezis no meu aqua. So que o ph atualmente é de 5.5. E eu acho que está baixo de mais, mas não tenho a certeza.

 

Desculpem lá estar a usar este tópico, foi só para não estar a abrir outro com o mesmo tema.

Boas

Rams 6.5

Boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá mais uma vez. No seguimento deste tópico, decidi então experimentar o método que me aconselharam acima. Enchi um jarrican de água, e vazei pra lá 10L de turfa, um resto que tinha aqui pra casa, para tentar baixar o ph da água. A minha dúvida é que, aquilo, tem um aspecto horrível! A mistura ficou uma nhanha tal, que não consigo sequer ver o fundo do jarrican, a água ficou simplesmente preta. Era suposto ter feito algo antes de meter a turfa na água? Ou não estamos a falar do mesmo tipo de turfa :puppydogeyes:?

É que não me parece que vá meter aquela água no meu aquário :wink:

Editado por andre_inacio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez. No seguimento deste tópico, decidi então experimentar o método que me aconselharam acima. Enchi um jarrican de água, e vazei pra lá 10L de turfa, um resto que tinha aqui pra casa, para tentar baixar o ph da água. A minha dúvida é que, aquilo, tem um aspecto horrível! A mistura ficou uma nhanha tal, que não consigo sequer ver o fundo do jarrican, a água ficou simplesmente preta. Era suposto ter feito algo antes de meter a turfa na água? Ou não estamos a falar do mesmo tipo de turfa :P?

É que não me parece que vá meter aquela água no meu aquário :P

 

Boas

 

que turfa utilizaste ? tens que colocar turfa para aquarofilia ,porque existe para as plantas normais e esse não serve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

que turfa utilizaste ? tens que colocar turfa para aquarofilia ,porque existe para as plantas normais e esse não serve.

 

Ok, a resposta está dada. Escapou-se-me esse pequeno pormenor, meti turfa para plantas xD. A turfa para aquariofilia é muito cara? E diga-se que também nunca a vi á venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fora do tópico turfa,

Acho que deves ir pelos conselhos dos que te dizem ph estável.

Se a água é estável num PH, não lhe mexas para pôr no chamado "PH ideal".

Eu tenho o meu a 7,0 normalmente, com tpa de 10 a 20% semanais, e como podes ver por um outro tópico, eles crescem e reproduzem-se.

Tirar dois garrafões de água do aqua demora 10 minutos, logo podes ir fazendo a tpa durante a semana.

Arranja uma mangueira que chegue ao aqua a partir de uma torneira e uma saida de água, e a tpa demora ainda menos.

 

Inté,

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fora do tópico turfa,

Acho que deves ir pelos conselhos dos que te dizem ph estável.

Se a água é estável num PH, não lhe mexas para pôr no chamado "PH ideal".

Eu tenho o meu a 7,0 normalmente, com tpa de 10 a 20% semanais, e como podes ver por um outro tópico, eles crescem e reproduzem-se.

Tirar dois garrafões de água do aqua demora 10 minutos, logo podes ir fazendo a tpa durante a semana.

Arranja uma mangueira que chegue ao aqua a partir de uma torneira e uma saida de água, e a tpa demora ainda menos.

 

Inté,

JRA

Demora menos, mas prejudica mais. Convém deixar a água a "tratar" umas boas horas antes de a colocar no aqua, devido ao cloro e metais pesados e também porque a água da torneira, ou vai-te sair muito quente ou muito fria. Na minha opinião, eu preferia ter mais trabalho, e andar com garrafões de água pela sala do que ir pela maneira mais fácil (que nem sempre é a melhor).

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais