Alvelins de escalar


cmcndsc

Recommended Posts

Boas,

 

iniciei-me na reproduçao de escalares, so que os escalares babys so estao a aceitar artemia recem eclodida, mandando-me comer os flocos que foram previamente triturados.

 

O que poderei fazer para inverter esta situação?

 

Eles tao com 1cm +/-

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo aqui tens a solução :bad-words:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=84717

 

 

Abraços tuning_sound

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo aqui tens a solução :mrgreen:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=84717

Abraços tuning_sound

 

Se vier com uma embalagem de ovos nova até comprava. Preciso mesmo é que eles comessem flocos... :bad-words:

Editado por cmcndsc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vier com uma embalagem de ovos nova até comprava. Preciso mesmo é que eles comessem flocos... :bad-words:

 

Amigo isto até te ofereço :mrgreen:

 

Não te querendo desanimar, não os vais conseguir por a comer flocos de certeza, pois ainda são muito pequenos..

 

Pode ser que algum membro tenha outra ideia claro..

 

Venham dai ideias para o nosso colega...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque motivo queres já parara com a Artémia eclodida??

 

Se é por falta de tempo ou paciência, o que faço quando eles têm cerca de 15 dias, o que deve ser o caso é em vez de eclodir a artémia , retiro apenas a casca dos ovos com lixivia e assim de manhã dou-lhe uma quantidade razoável para eles ficarem entretidos e gordos o dia quase todo.

 

Flocos eles só começam a comer lá para as 6 semanas e tens de os ir habituando aos poucos misturando na artémia.

 

Quando eles tiverem cerca de 7 semanas e já perto dos 2 cm´s já tem uma boca grande o suficiente para dares mistura para Ciclideos triturada e comem os flocos perfeitamente.

 

Com cerca de 8 semanas já começam a comer artémia congelada ( não muito grande).

 

A partir daqui tudo o meteres lá para dentro desapareçe..

 

Deixas 1 dia sem pôr comida e ficas com o Aquário mais limpo que já alguma vez viste, saõ comilões mesmo!!

 

Nunca me morreu nenhum Escalar com esta formula e neste momento tenho cerca de 300 a 400 escalares

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque motivo queres já parara com a Artémia eclodida??

 

Se é por falta de tempo ou paciência, o que faço quando eles têm cerca de 15 dias, o que deve ser o caso é em vez de eclodir a artémia , retiro apenas a casca dos ovos com lixivia e assim de manhã dou-lhe uma quantidade razoável para eles ficarem entretidos e gordos o dia quase todo.

 

Flocos eles só começam a comer lá para as 6 semanas e tens de os ir habituando aos poucos misturando na artémia.

 

Quando eles tiverem cerca de 7 semanas e já perto dos 2 cm´s já tem uma boca grande o suficiente para dares mistura para Ciclideos triturada e comem os flocos perfeitamente.

 

Com cerca de 8 semanas já começam a comer artémia congelada ( não muito grande).

 

A partir daqui tudo o meteres lá para dentro desapareçe..

 

Deixas 1 dia sem pôr comida e ficas com o Aquário mais limpo que já alguma vez viste, saõ comilões mesmo!!

 

Nunca me morreu nenhum Escalar com esta formula e neste momento tenho cerca de 300 a 400 escalares

 

Pedro

obrigado pedro. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ppl digam-me uma coisa...ja que fazem criação...voces nao gastam mt dinheiro a comprar a artémia...?

 

tipo quanto é que gasta ate eles atingirem os 3 cm (se nao for descrição claro....)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ppl digam-me uma coisa...ja que fazem criação...voces nao gastam mt dinheiro a comprar a artémia...?

 

tipo quanto é que gasta ate eles atingirem os 3 cm (se nao for descrição claro....)

 

e já agora qual a quantidade que deitam para uma ninhada e quantas vezes ao dia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas eu faço criação de escalares e até cerca de 1 mês só lhes dou artémia recem eclodida depois começo aos poucos a meter artémia congelada e flocos.

O ideal para minimizar os gastos com artémia é comprar às embalagens de 500gramas da aquaristic.net (aprox 36€) até agora não arranjei mais barato!

Não vale apena tentar reduzir na artémia pois a unica coisa que vais conseguir é abrandar o crescimento e talvez ganhar umas mortes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se gastar 1€ por postura de escalares é muito,eu dou-lhes microvermes de aveia.Na minha primeira postura ainda fui como vocês a dar artémia mas o meu bolso não aguentava depois tive a sorte de conseguir microvermes de aveira e comecei a dar a partir da 2ª semana nessa minha primeira postura e correu tudo bem,agora nestas posturas recentes dou desde o inicio e não tem morrido nenhum,só gasto uns 5 centimos em fermento por semana e os flocos de aveia foi 0,89 centimos e dá para um ou 2 meses mas á vontade mesmo.Fazendo as contas ... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se gastar 1€ por postura de escalares é muito,eu dou-lhes microvermes de aveia.Na minha primeira postura ainda fui como vocês a dar artémia mas o meu bolso não aguentava depois tive a sorte de conseguir microvermes de aveira e comecei a dar a partir da 2ª semana nessa minha primeira postura e correu tudo bem,agora nestas posturas recentes dou desde o inicio e não tem morrido nenhum,só gasto uns 5 centimos em fermento por semana e os flocos de aveia foi 0,89 centimos e dá para um ou 2 meses mas á vontade mesmo.Fazendo as contas ... :P

 

Sublinho tudo. Afinal o objectivo é poupar... ;)

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se gastar 1€ por postura de escalares é muito,eu dou-lhes microvermes de aveia.Na minha primeira postura ainda fui como vocês a dar artémia mas o meu bolso não aguentava depois tive a sorte de conseguir microvermes de aveira e comecei a dar a partir da 2ª semana nessa minha primeira postura e correu tudo bem,agora nestas posturas recentes dou desde o inicio e não tem morrido nenhum,só gasto uns 5 centimos em fermento por semana e os flocos de aveia foi 0,89 centimos e dá para um ou 2 meses mas á vontade mesmo.Fazendo as contas ... spammer

 

tenho sorte! os meus comem tudo , artemia, micronizado da sera ,flocos triturados.....tudoooooo :?

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se gastar 1€ por postura de escalares é muito,eu dou-lhes microvermes de aveia.Na minha primeira postura ainda fui como vocês a dar artémia mas o meu bolso não aguentava depois tive a sorte de conseguir microvermes de aveira e comecei a dar a partir da 2ª semana nessa minha primeira postura e correu tudo bem,agora nestas posturas recentes dou desde o inicio e não tem morrido nenhum,só gasto uns 5 centimos em fermento por semana e os flocos de aveia foi 0,89 centimos e dá para um ou 2 meses mas á vontade mesmo.Fazendo as contas ... :)

Boas

 

explica lá como é que fazes essa "receita" é capaz de ser interessante :D

 

 

Eu tenho usado NobilFluid da JBL, eles crescem bem e não há baixas.

 

Boas

 

mas fica muito caro :) gastas um frasco por postura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Eu se gastar 1€ por postura de escalares é muito,eu dou-lhes microvermes de aveia.Na minha primeira postura ainda fui como vocês a dar artémia mas o meu bolso não aguentava depois tive a sorte de conseguir microvermes de aveira e comecei a dar a partir da 2ª semana nessa minha primeira postura e correu tudo bem,agora nestas posturas recentes dou desde o inicio e não tem morrido nenhum,só gasto uns 5 centimos em fermento por semana e os flocos de aveia foi 0,89 centimos e dá para um ou 2 meses mas á vontade mesmo.Fazendo as contas ... ::D:

 

Viva,

Dá para enviar um bocadito disso pelo correio para iniciar umas culturas? :wink:

 

É que eu em 3 semanas já lá vão 10 aérios... :? E são apenas cerca de 40 e picos mini-escalares...

 

Cumprimentos

 

PS: Já agora, que estamos a falar nisto, alguem me indica ovos de artemia em conta e de boa qualidade??

É que apenas tenho encontrado aquelas saquetas da Sera já com sal. Tá bem que aquilo é eficaz e com uma taxa de eclosão a rondar os 100%, mas custa 1€ e sal tenho eu de borla...

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só clicarem na minha assinatura e já vêm como se faz.Posso enviar desde que me paguem os portes e se quiserem dar algo para o trabalho tudo bem senão é na boa mas ao menos os portes é que já me "lixaram" 2 vezes e já não tenho grande vontade de andar a ajudar a malta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só clicarem na minha assinatura e já vêm como se faz.Posso enviar desde que me paguem os portes e se quiserem dar algo para o trabalho tudo bem senão é na boa mas ao menos os portes é que já me "lixaram" 2 vezes e já não tenho grande vontade de andar a ajudar a malta.

 

Épá... eu não quero "lixar" ninguém... cruzes!...

 

Quando falei em enviar por correio, era pagando (pelo menos) os portes evidentemente.

 

Basta dizer quanto é por PM (mais o NIB e o contacto) e a gente logo vê... mas não há-se ser nenhuma fortuna... digo eu... ::D:

 

Dá para fazer isso?

É que parece-me uma alternativa interessante à artemia, mesmo que o valor nutritivo seja mais baixo aos dos nauplios recem eclodidos, sempre dá para alternar e poupar uns bons aériozitos...

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ppl digam-me uma coisa...ja que fazem criação...voces nao gastam mt dinheiro a comprar a artémia...?

 

tipo quanto é que gasta ate eles atingirem os 3 cm (se nao for descrição claro....)

 

e já agora qual a quantidade que deitam para uma ninhada e quantas vezes ao dia?

 

ora bem , neste momento tenho cerca de 200 juvenis em crescimento!!!!

Muita artémia , sim sr!! nada barata , mas eu mando-a vir de Singapura mais em conta ....uns 10€ por 100g, mas dá para muito tempo

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem , neste momento tenho cerca de 200 juvenis em crescimento!!!!

Muita artémia , sim sr!! nada barata , mas eu mando-a vir de Singapura mais em conta ....uns 10€ por 100g, mas dá para muito tempo

 

E a taxa de eclosão é boa?

 

Quando no início dos anos 90 criei vivíparos, arranjaram-me ovos de artémia barata mas que nem metade eclodia...

 

Entretanto estive afastado muitos anos dos peixes e perdi todos os contactos. Agora deu-me na bolha levar avante uma ninhada de escalares (a 7ª, porque nas anteriores não estive a fim de criar e os alevins serviram sempre de alimento vivo para outros habitantes do aquário), e os ovos de artémia estão pela "hora da morte"...

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou sem máquina fotográfica, mas lá consegui uma máquina emprestada há pouco... e aproveito para postar umas fotos dos meus alevins que entretanto passaram a crias... Mudaram de forma num ápice e crescem para caramba!!...

 

não ficou lá grande coisa, mas penso que dá para perceber...

 

A maior aproximação possível que consegui de alguns exemplares dos catraios:

esc01.jpg

 

Aqui a bagunçada toda. Para alem de maternidade e "engorda", ainda serve para eclodir artémia... :P

esc02.jpg

 

Estas garrafas de refrigerante do LIDL, são um espectáculo para eclodir artémia!

esc03.jpg

 

 

O meu "Dog", o pai da "ninhada" em atitude de defesa da prole. :P

esc04.jpg

 

Aqui dá para ver o desbaste que os catraios já fizeram nas algas que deixei crescer na traseira do aquário. Já começam a devorar tudo! bigsmile

esc05.jpg

 

Novamente o macho...

esc06.jpg

 

O casal...

esc07.jpg

 

a fêmea... que anda agressiva como nunca vi... chega a ultrapassar a superfície para tentar atacar as minhas mãos...

esc08.jpg

 

Agora estou é a começar a ter falta de espaço no aquario e muito brevemente vou ter que arranjar alojamento para as crias, sob pena de começar a ter problemas... nyah

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macho é altamente :? e que acharam eles dos microvermes ?

 

Viva,

 

O meu macho é realmente um "gajo" especial, muito interactivo e conhece-me a metros (daí a alcunha "Dog"). Curiosamente, embora ataque literalmente qualquer objecto que eu introduza no aquario/maternidade em defesa da prole, não ataca os meus dedos, ao contrário da fêmea. De qualquer modo, são os 2 super-proteccionistas e numa das ultimas posturas mataram um pleco de 10 cm, ficando também eles feridos. Daí que optei por os colocar neste aqua à parte e resolver criar a prole, porque senão seria postura todos os 15 dias e briga até mais não.

 

Quanto aos microvermes, as crias comem-nos muito bem!! cheers Pegam-lhe tão bem como na artémia!

Assim a artémia começa a render mais! E ainda bem, porque é cara como tudo! ;)

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais