Limnophila s. com aspecto de estarem cozidas


Luís Lampreia

Recommended Posts

No aquário da minha escola tenho Limnophila sessiflora a escurecer. De fora parece que os caules e folhas ficam negros e este processo está a expandir-se ao longo da planta. As extremidades ainda não estão afectadas continuam com uma cor verde normal e de aspecto saudável.

Parece uma mancha que se expande pela planta e que começou no meio.

Mais nenhuma planta no aquário está assim.

Já alguém me sugeriu que fosse um fungo.

Os parâmetros da água não os tenho.

Posso referir que tem um substracto de húmus de minhoca desde Maio passado e não coloco qualquer aditivo.

Outras plantas apresentam uma perda de cor significativa -estão amarelas- mas não escurecem como esta.

A luz até há uma semana era de 23 W 6500K 12h/dia para 86l (desde Agosto) mas só de há talvez dois meses para cá este problema se manifestou. Agora temos 72W 6500K 12h/dia (notou-se logo no crescimento desta planta).

CO2 só desde há uma semana e poucos peixes.

 

Agradeço a vossa ajuda.

Luís Lampreia

 

http://bp1.blogger.com/_yJwK4kxkfe8/R7czyn...00-h/foto+3.jpg

 

 

Visitem o nosso blog

 

Desculpem lá não consegui colocar aqui as imagens visíveis.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que poderá ser, essa planta no meu aquário cresce tanto que todas as semanas tenho que a cortar. E penso que o teu problema não será falta de luz, a minha crescia bem em 15W para 54L. Agora que aumentas a luz ainda devia estar melhor... Não serão algas?

 

Se poderes põe uma foto!

 

Edit: só agora vi que tinha foto! vou ver!

 

Edit 2: Devias ter tirado com ela dentro do aquário percebia-se melhor, mas penso que serão algas!

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e não coloco qualquer aditivo.

Outras plantas apresentam uma perda de cor significativa -estão amarelas- mas não escurecem como esta.

 

Talvez esteja aqui o problema. Quais são as outras plantas que ficam amarelas?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15W? realmente... e que substracto tinha?

 

Vou tentar fotografá-la segunda-feira.

Não sei o nome das outras, vou identificá-las segunda-feira.

 

O problema na identificação das algas é que onde consultei as fotos mostram basicamente algas filamentosas, "cabelos", coisas volumosas. Esta coisa... tenho que a por numa lupa para ver se forma um revestimento externo e a identificação iria para algas castanhas? ou diatomácias?, acho que vou apostar no microscópio e segunda-feira dou notícias.

 

Obrigado

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EStão iguais ás minhas, e estou longe de conseguir identificar o que é...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não vou desistir. Estou a experimentar num saco à parte, colocar um fungicida (o do ictio), 1 gota em 0,5 l. Se não resultar corto as partes doentes e planto o que sobrar esperando que não estejam contaminadas. Amanhã vou reforçar o CO2 e vou colocar adubo foliar da Bayer (5-8-10) que também traz micronutrientes.

Azoto (N)-50;

anidrido fosfórico (P2O5-80;

óxido de potássio (K2O)-100; óxido de magnésio (MgO)-2;

enxofre (S)-0,16;

boro (B)-0,2;

cobre (Cu)-0,01;

ferro (Fe)-0,1;

molibdénio (Mo)-0,05;

zinco (Zn)-0,05

 

Já agora se o Luís estiver a ver isto agradecia a sua opinião.

Vai perguntar o porquê deste adubo, o dinheiro do clube de aquariofilia da escola não dá para mais e sempre é um adubo composto com bastante K, que N chega o dos peixes e matéria orgânica em decomposição.

 

Cumprimentos

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ao invés de usarem esse fertilizante, que não é nada indicado para plantas de aquário :smilecolros:, tentem falar com os responsáveis pelo departamento de Química/Físico-Química da vossa escola. Se eles tiverem KCl (Cloreto de Potássio), KNO3 (Nitrato de Potássio) e KH2PO4 (Mono-Fosfato de Potássio), peçam umas quantas gramas desses compostos (são baratos) e façam os vossos próprios Macro-Nutrientes, ao invés de usarem uma coisa que é própria para plantas não aquáticas :)

 

Caso contrário, e como é para uma escola/algo didático, terei todo o prazer em vos fornecer esses fertilizantes.

 

Quanto a mais coisas erradas...

 

12 horas de luz é um abuso. Usem no máximo dos máximos 10.

 

Se elas estão amarelas, eu apostaria numa carência de NO3, ou mesmo de K. Mas isso teríamos de ter um teste para comprovar isso. Mas enfim, podem ser diversas coisas, pois a carência de um nutriente impede a assimilação dos outros. Eles estão todos equilibrados e influenciam-se uns aos outros. Daí a importância dos testes...

 

Se não fossem de tão longe, eu até dava um pulo aí à vossa escola e dava-vos umas dicas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Mesmo a calhar este esclarecimento. Amanhã vou devolver o adubo ao Leroy Merlin e passo no nosso armário de reagentes para ver o que temos por lá (Biologia), se necessário lá irei à química.

 

Depois calculo as dosagens segundo os parâmetros dados numa postagem:

 

Os nitratos devem de estar presentes entre 8 a 15ppms mais coisa menos coisa

Os fosfatos devem de estar presentes entre 1,5 a 2ppms mais coisa menos coisa

O potássio deve de estar presente entre 15 a 30ppms mais coisa menos coisa

 

como não tenho os testes vou considerar que tenho pouco de cada um e dosear pelo menor valor.

Vamos ver o que dá.

 

Obrigado mais uma vez

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Carências de nutrientes e/ou algas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Mesmo a calhar este esclarecimento. Amanhã vou devolver o adubo ao Leroy Merlin e passo no nosso armário de reagentes para ver o que temos por lá (Biologia), se necessário lá irei à química.

 

Depois calculo as dosagens segundo os parâmetros dados numa postagem:

 

Os nitratos devem de estar presentes entre 8 a 15ppms mais coisa menos coisa

Os fosfatos devem de estar presentes entre 1,5 a 2ppms mais coisa menos coisa

O potássio deve de estar presente entre 15 a 30ppms mais coisa menos coisa

 

como não tenho os testes vou considerar que tenho pouco de cada um e dosear pelo menor valor.

Vamos ver o que dá.

 

Obrigado mais uma vez

 

Luís Lampreia

 

 

Luis, os testes de Nitratos e Fosfatos são mesmo essenciais para que não se ande a fertilizar às cegas evitando desiquilibrios de nutrientes. Eu moro aí perto (Cruz de Pau) e não me importo de levar os testes para que possam ver em que estado estão as coisas. O ideal seria mesmo comprar pq é uma coisa a que se recorre com alguma frequencia (especialmente no início) enquanto ainda estamos a tentar perceber qual o consumo de nutrientes que as plantas fazem de dia para dia.

Para calcular os gramas de fertilizante que necessitas usa esta calculadora http://aquariofilia.do.sapo.pt/CLfertilizante.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Kuala

 

O dos nitratos nós temos, vou fazer esse teste. Também temos o da amónia, o dos fosfatos é que não. Para vir à minha escola terão que se ver bem o meu e o seu horário de trabalho, é uma questão a ver. Entretanto vou perguntar a algum professor de química se me poderá determinar o valor de fosfatos, também é interessante para as aulas deles.

 

Entretanto darei novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Só para finalizar este tópico, para que seja útil a alguém.

 

Este problema resolveu-se com a substituição da lâmpada de 23W 6500k (para 80 l e pendurada numa parede) por 2x36w 6500k sobre o aquário, adição de CO2 caseiro, pela receita da gelatina, com produção regular e a bom ritmo e a adição de nitrato de K nas doses recomendadas pela leitura aqui do fórum.

 

A limnóphila cresceu exponencialmente e saudável (invadiu todo o aquário), as que estavam castanhas parece-me que se ficaram, só revendo. As restantes plantas também estão saudáveis.

 

Saudações a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais