Montagem do meu Tanganika de 300l


caterina

Recommended Posts

Como já disse num outro tópico, optei por comprar um aqua de 300l. Depois coloco o setup completo.

 

Também já tenho a fauna, mais ou menos, pensada:

 

- colónia de 8 Tropheus red moliro - muitas rochas - herbívoros (spirulina)

 

- casal de Eretmodus cyanostictus - areia com algumas rochas - herbívoros (spirulina)

 

- 4 juvenis Altolamprolugus compressiceps "sumbu" (formar casal)- areia fina, algumas rochas para o macho e conchas para a fêmea - granulado e dieta à base de proteínas (artémia e daphnia)

 

- 10 Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" - cimo do aqua - quase todo o tipo de alimento

 

Agora estou a pensar o layout:

 

- areia ou areão do mais fino? Gosto mais da areia, mas aconselharam-me o areão por ser mais fácil de limpar e por não ganhar tantas algas. O que acham?

 

- rochas? As calcárias já sei que são óptimas para o pH, mas não encontro nenhumas que me agradem. Por outro lado o aqua é muito alto e terei de empilhar bastantes para não ficar só com rochas no fundo.

 

- troncos? É possível ou é de todo não recomendado? Vi 2 espetaculares. Um deles cheio de cavidades e parecia feito à medida para este aqua, mas será que os tropheus gostariam? É que apesar de o aspecto ser óptimo e cheio de esconderijos, não são rochas.

 

- conchas? Não consigo encontrar!!!

 

Desde já obrigada pelos vossos sábios conselhos :)

Editado por caterina

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais e relativamente à fauna parece-me bem apesar de não achar que 1,20 m de aquário pode ser um bocado curto para um cardume de Cypris desse tamanho, espcialmente com 8 Tropheus como companhia.

 

No que concerne à alimentação e uma vez que vais ter Tropheus, esquece a Artémia e, especialmente, as Daphnias. Deverás alimentar todo o aquário à base de comidas vegetais de elvada qualidade (o facto de ser spirulina não é grantia de que tudo corra bem) e só 2 a 3 vezes por semana poderás fornecer um alimento mais proteico... mas nunca Daphnias!

 

No que diz respeito ao substracto eu pessoalmente prefiro a areia e é, também, mais adequada para os peixes escavarem e tanto os Eretmodus como os Sumbu's especialmente estes últimos gostam de fazer algumas "obras".

 

As rochas ficam ao teu cirtério. Como, quase na generalidade dos casos, se deverá usar um buffer para ajustar os parâmetros da água, penso que não é muito importante as pedras serem calcáreas!

 

Quanto aos troncos esquece! A libertação de taninos e polifenois na água vai fazer exactamente o efeito contrário ao que pretendes ou seja, baixar o pH e a dureza da água... para além de que terá tendência em tornar a água amarela!

 

As conchas... se optares pelos Sumbu convém serem granditas mas sem exageros... tenta em lojas de decoração (Tribo, Casa, Gato Preto,...) ou em Lojas do Chineses!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Subscrevo o que o João disse e acrescento que poderás dar Sera discus basic para complementar a alimentação de todos, inclusivamente dos tropheus.

Reduz o numero da fauna e muita fruta!

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Subscrevo o que o João disse e acrescento que poderás dar Sera discus basic para complementar a alimentação de todos, inclusivamente dos tropheus.

Reduz o numero da fauna e muita fruta!

 

 

E assim:

 

- colónia de 6 Tropheus red moliro

 

- casal de Eretmodus cyanostictus

 

- casal de Altolamprolugus compressiceps "sumbu"

 

- 6 Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" (2M + 4F)

 

Acham mais equilibrado?

 

Ou será melhor retirar também o casal de "sumbu"?

Editado por caterina

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E assim:

 

- colónia de 6 Tropheus red moliro

 

- casal de Eretmodus cyanostictus

 

- casal de Altolamprolugus compressiceps "sumbu"

 

- 6 Cyprichromis leptosoma "Mpulungu" (2M + 4F)

 

Acham mais equilibrado?

 

Ou será melhor retirar também o casal de "sumbu"?

 

 

Boas,

 

Eu não reduzia nos Tropheus... a redução de do nº de individuos pode aumentar drasticamente a agressividade entre eles! Como disse 1,20 não é o ideal para manter Tropheus... cabem, mas não é o ideal.

 

Penso que só dois trios de Cyps como indicas fica bem...

 

Uma vez que o aquáio não é muito grande talvez trocasse os Sumbu's por outro conchícula mais pequeno!

 

Continua

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não aconselho colocarem cypris e tropheus no mesmo aqua, atrapalham-se uns aos outros...

 

Um abraço

 

 

Boas

Totalmente de acordo com o nuno

Cypris e tropheus não jogam muito bem,os cypris chateiam muito os tropheus

Parece-me que 6 tropheus é muito pouco para se poder apreciar o seu verdadeiro comportamento

E outro pormenor com os sumbu e os eretmodus criações dos tropheus é dificil

Cumprimentos

BATTLES ARE DONE FOR THOSE WITH THE COURAGE TO ACHIEVE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E outro pormenor com os sumbu e os eretmodus criações dos tropheus é dificil

 

 

pois... este pormenor é importante e esqueci-me de o referir!

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não aconselho colocarem cypris e tropheus no mesmo aqua, atrapalham-se uns aos outros...

 

Um abraço

 

A ideia dos Cypris é ocupar a zona superior do aqua, uma vez que este tem 60cm de altura. Sendo alto, achas que ainda se atrapalharão?

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não reduzia nos Tropheus... a redução de do nº de individuos pode aumentar drasticamente a agressividade entre eles! Como disse 1,20 não é o ideal para manter Tropheus... cabem, mas não é o ideal.

 

Penso que só dois trios de Cyps como indicas fica bem...

 

Uma vez que o aquáio não é muito grande talvez trocasse os Sumbu's por outro conchícula mais pequeno!

 

Continua

 

João Nuno Cruz

 

Ok, percebida a ideia. Se pretendo troheus tem pelo menos de ser 8 a 10, certo?

 

Quanto aos sumbu, posso pensar em retirar ou substituir. Qual seria a opção mais eficaz? E em caso de substituição quais as espécis mais indicadas?

 

Obrigada pelos conselhos.

Editado por caterina

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Totalmente de acordo com o nuno

Cypris e tropheus não jogam muito bem,os cypris chateiam muito os tropheus

Parece-me que 6 tropheus é muito pouco para se poder apreciar o seu verdadeiro comportamento

E outro pormenor com os sumbu e os eretmodus criações dos tropheus é dificil

Cumprimentos

 

 

E se ficasse apenas com os eretmodus e os treopheus, ainda seria complicado?

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pegando em tudo o que te foi já dito, e olhando para a minha experiencia com essas especies (menos eretmodus que ainda nao tenho), sendo que os cypris incomodam os tropheus e vice-versa, o unico senão, será menos incubações.

Os sumbu´s e eretmodus gostam de uns petiscos (alevins), mas os tropheus também.

E possivel teres essas especies, mas no teu aqua de 120 é apertado.

No teu caso e olhando para a tua lista de preferencias, eu iria para:

8 tropheus ou entao um cardume de cypris.

Ou sumbu´s ou eretmodus e depois optaria por uma especie de conchicolas, talvez uma colonia de..., já que ele conseguem proteger a colonia ou entao para um casal de conchicolas.

Mas claro deveras estudar muito bem o layout do aqua para não haver disputa de territorios entre eles.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Respeitando as opiniões de todos, não estou totalmente de acordo com a "incompatibilidade" de Tropheus e Cyprichromis!

 

Mantenho ambos no meu aquário e tenho tido sucesso em ambos... ninguém se chateia, pese amebora se alguém incomodar alguém, então são os Tropheus que incomodam os Cyps e não o contrário, pois não respeitam territórios, áreas, enfim... nada!

 

É claro que no teu aquário, nunca é demais relembrar só tem 1,20m, as coisas podem ser muito diferentes pois os peixes não têm muito espaço para se esticarem!

 

A única chatice dos Cyprichromis é a sua constante actividade (correrias para todo o lado) mas, afinal, os Tropheus são a mesma coisa, por isso não sei quem chateia quem!

 

Para 1,20m de aquário o ideal seriam 3 espécies (4 já arriscando um pouco) sendo que uma seria de águas livres, Cyprichromis ou Paracyprichromis, sem bem que estes últimos apreciam mais umas rochas mas também são mais calmos; uma segunda seria uma espécie de Rocha, poderão ser os Tropheus mas estes não são verdadeiramente de Rocha... são de todo o lado com pouso nas Rochas e uma espécie de fundo (conchas ou areia). Se quiseres uma alternativa aos conchículas para a zona de fundo, umas Xenotilapias, menos vulgares, ficariam muito bem ou então os Eretmodus.

 

Com estes últimos e uma vez mais considerando o tamanho do aquário, de facto os conchiculas mais adequados, seriam os Sumbu's!

 

Bem, mas isto tudo é conversa, vê as várias alternativas e pensa naquela que mais de agradaria... com a selecção que fizeste não existe nenhum grande drama, mas correrás o risco de teres que retirar uma espécie no futuro!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que acham deste projecto inicial? Desculpem não se ver bem.

 

aqua%20CA.GIF

 

Posso retirar o casal de sumbu (zona amarela) e ficar apenas com as 3 espécies: tropheus (zona vermelha), cypris e eretmodus (zona azul).

 

Os cypris não têm território no esquema, parto do princípio que andariam pela zona superior do aqua.

 

Representado em vários tons de verde estão algumas valisnérias (mais escuro), anúbias barteri (a separar as zonas de rochas) e anubias anãs (à frente do aqua)

 

Setup:

 

- 120 © x 40 (l) x 60 (a)

- termostato 300w

- filtros fluval 305 + eheim 2217

- calha glo com 2 t5 de 54w cada

Editado por caterina

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Caterina antes de te dar a minha opinião deixa-me dizer-te que

tenho um aqua parecido com esse.Só difere a altura,o meu tem 55cm

Só tenho lá 11 tropheus bemba e a "equipa de limpeza"(2 bótias e 2 peckoltias)

Tenho a noção de que não posso pôr mais nada porque o aqua está no limite para os tropheus

quanto mais para outra espécie

No máximo colocaria os sumbu e mais nada

Apesar dos nossos conselhos a decisão será sempre tua mas tens de considerar

se queres ter menos espécies e apreciar os seus comportamentos naturais ou ter mais espécies

e os peixes andarem a acotovelarem-se uns aos outros

Espero que não te tenha deixado mais confundida :?

 

Cumprimentos

BATTLES ARE DONE FOR THOSE WITH THE COURAGE TO ACHIEVE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O problema que vais ter é que nem Cypris nem Tropheus vão respeitar qualquer área e muito menos os Eretmodus! Ou seja acabaste por escolher 3 espécies que são muito desleixadas quanto a territórios.

 

O maior problema, se bem que não seja nenhum drama, será a convivência entre Tropheus e Cypris, pois para 1,20m isso fica um pouco curto mas, como disse, não é nenhum drama e podes corrigir no futuro se vires que não está mesmo a dar!

 

Boa sorte

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, depois dos vossos conselhos estou a ponderar seriamente se devo ou não manter este projecto.

Quando adquiri este aqua (achei que era uma oportunidade a não perder) pensei nestas espécies porque são realmente as minhas favoritas, mas atendendo a todas as considerações acho que elas estavam melhor num aqua com outras dimensões, pelo que vou explorar outras opções para este, deixando este projecto como está pensado, para um futuro aqua de medidas mais adequadas. Preciso refletir bastate antes de iniciar qualquer projecto.

Ainda assim agradeço todas as sugestões pois aprendi bastante e obrigaram-me a refletir sobre o comportamento de todas as espécies e ter um conhecimento mais aprofundado de cada uma. Valeu bowdown

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Bom, depois dos vossos conselhos estou a ponderar seriamente se devo ou não manter este projecto.

Quando adquiri este aqua (achei que era uma oportunidade a não perder) pensei nestas espécies porque são realmente as minhas favoritas, mas atendendo a todas as considerações acho que elas estavam melhor num aqua com outras dimensões, pelo que vou explorar outras opções para este, deixando este projecto como está pensado, para um futuro aqua de medidas mais adequadas. Preciso refletir bastate antes de iniciar qualquer projecto.

Ainda assim agradeço todas as sugestões pois aprendi bastante e obrigaram-me a refletir sobre o comportamento de todas as espécies e ter um conhecimento mais aprofundado de cada uma. Valeu :smile2:

 

 

E depois de muita reflexão, cheguei à conclusão que é mesmo um tanga que quero.

 

Que fazer? É destes que gosto :P

 

E cá estou de novo a pensar no layout ideal.

 

Entretanto lembrei-me do seguinte:

Tal como disse o João Nuno:

 

O problema que vais ter é que nem Cypris nem Tropheus vão respeitar qualquer área e muito menos os Eretmodus! Ou seja acabaste por escolher 3 espécies que são muito desleixadas quanto a territórios.

 

E se em vez dos eretmodus, optasse por um casal de Julis? Seria mais adequado? Estes ficam mais pelas rochas, ou não?

E se em vez de sumbo, optasse por uma colónia de conchículas, talvez uns brevis?

 

Se fosse assim ficaria com a área vermelha para os tropheus, a azul para os julis, amarelo para conchículas e gostaria de tentar manter os 6 cypris.

Parece-vos mais equilibrado? Ou será problemático?

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é uma boa opção.

Apenas faria o seguinte, o vermelho para os conchicolas, a azul para as julis e a amarela para os tropheus, isto porque os tropheus vão correr todo o aquario, nao tendo nenhuma zona pré-definido. Assim com as julis de um lado e os brevis do outro não havera problemas entre eles.

Força e vai em frente

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Agora que já tenho o aqua a funcionar há algum tempo, está na altura de pensar em introduzir as primeiras espécies.

Sugerem alguma ordem em especial? Tinha pensado em introduzir os tropheus no final.

E quanto a equipa de limpeza? O que costumam ter?

Obrigada

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, apesar de não ter tido respostas ao meu último post, venho de novo pedir a vossa colaboração.

 

Sabem dizer-me qual a melhor forma de distinguir as Julis marlieri das transcriptus?

 

Obrigada desde já.

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei a resposta aqui

 

Excelente artigo.

 

Boas,

 

O artigo é interessante, mas... enfim a distinção entre julies não é tão linear assim...

 

O ideal é comprares exemplares bem catalogados e mantê-los sem cruzamentos. A grande maioria das lojas manda vir os ciclideos de importadores pouco credenciados e assim muito provavelmente nas lojas não conseguirás identificar ao certo o peixe. Com as julies acontece muito.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Catarina esse teu projecto já está rolando? sempre optaste pelos Tropheus red Moliro?

vai dando noticias e se poderes meter aqui um foto sempre dava para o pessoal opinar/aconselhar melhor a disposição do Layout

 

Beijos até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais