Que aquario escolher?


Recommended Posts

Boas Sus Pro's em aqurios :arrow:

cá vai uma dúvida na qual presciso da vossa ajuda!

Recentemente venho a ter um enorme interesse em ter um aquario jeitozito, (os vossos encantam-me :arrow:), como tal keu algo para a especie ciclideos.

orçamento = 600€

Perg 1 - que aquario devo comprar e onde? (visto que sou da zona do porto)

quais os ciclideos que devo por?

agradecia a vossa ajuda :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com esse orçamento já consegues um bom aquário... não te esqueças que deverás também incluir aqui o sistema de filtragem (externo de preferência)!

 

O conselho que te posso dar é: "Compra o maior que puderes!"

 

Quanto à população do aquário o que referes é demasiado genérico. Que tipo de ciclideos? Sul americanos? Anões Sul americanos? Africanos? De que Lago? Ou preferes de Rio?

 

Obviamente que deverás decidir isto antes da compra do aquário ou então adaptares a tua escolha em função do aquário que vieres a adquirir!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com esse orçamento já consegues um bom aquário... não te esqueças que deverás também incluir aqui o sistema de filtragem (externo de preferência)!

 

O conselho que te posso dar é: "Compra o maior que puderes!"

 

Quanto à população do aquário o que referes é demasiado genérico. Que tipo de ciclideos? Sul americanos? Anões Sul americanos? Africanos? De que Lago? Ou preferes de Rio?

 

Obviamente que deverás decidir isto antes da compra do aquário ou então adaptares a tua escolha em função do aquário que vieres a adquirir!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

Sabes alguma referencia no porto onde poderia comprar um? kia algo com 200L-300L, tenho um ciclideo limao e mais 2 ciclideos aos quais nao sei o nome.

ainda hoje estive a ver aqurios tds eles acima de 400 € e tds com biobox, fikei a pensar no filtro externo bowdown

kia os peixes como tem neste post: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...9678&st=125 axo-os bem interessantes.

estive a ver os seguintes aquarios mas nao sei se serão boa compra:

 

 

AMBIANCE HORIZON 100

Estrutura em alumínio anodizado Cobertas em ABS

Sistema de iluminação ajustável e amovível

Porta para comida compatível com a maior parte dos alimentadores

Vidro FLOAT com arestas polidas

Colado com silicone preto

 

 

Iluminação

2 x 30W T8

 

 

Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.)

100x40x56 cm

 

Volume

170 L

k axas deste? 550 € :) nao sei tou mesmo cheio de duvidas...

espero que em ajudem ;)

 

 

gosto particularmente dos Pseudotropheus Saulosi ;)

Editado por enhoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema de filtragem Biobox já comporta um volume de matérias filtrantes mecânicas e biológicas bastante bom. Com uma bomba de 550 l/h è suficiente.

É incrível, mas aqui em Alcochete vi um aquário igual a € 380,00. Será promoção? (e tinha móvel). Pena ser tão longe.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes alguma referencia no porto onde poderia comprar um? kia algo com 200L-300L, tenho um ciclideo limao e mais 2 ciclideos aos quais nao sei o nome.

ainda hoje estive a ver aqurios tds eles acima de 400 € e tds com biobox, fikei a pensar no filtro externo :evil:

kia os peixes como tem neste post: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...9678&st=125 axo-os bem interessantes.

estive a ver os seguintes aquarios mas nao sei se serão boa compra:

 

 

AMBIANCE HORIZON 100

Estrutura em alumínio anodizado Cobertas em ABS

Sistema de iluminação ajustável e amovível

Porta para comida compatível com a maior parte dos alimentadores

Vidro FLOAT com arestas polidas

Colado com silicone preto

 

 

Iluminação

2 x 30W T8

Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.)

100x40x56 cm

 

Volume

170 L

k axas deste? 550 € :mrgreen: nao sei tou mesmo cheio de duvidas...

espero que em ajudem :tongue:

gosto particularmente dos Pseudotropheus Saulosi :blush:

 

 

Boas

 

 

Desculpem-me a intromissão mas, podes dizer-me em que lojas do Porto andas a verificar preços de aquas?

 

Eu queria comprar um tb mas como estudo em Coimbra não tive ainda muito tempo para andar a conhecer lojas no norte. Precisava de uma dicas sobre lojas.. :rolleyes:

 

Ah, já quase que me esquecia, acho que com 600 euros de orçamento ficavas melhor servido se mandasses fazer o teu aqua por medida e comprasses o restante material em separado, até mesmo aqui no fórum - encontra-se bom material usado e dá para poupar uns euros. Aí no norte há uma casa que faz aquas por encomenda com bons acabamentos e a preços bem em conta.

 

Cumprimentos

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desculpem-me a intromissão mas, podes dizer-me em que lojas do Porto andas a verificar preços de aquas?

 

Eu queria comprar um tb mas como estudo em Coimbra não tive ainda muito tempo para andar a conhecer lojas no norte. Precisava de uma dicas sobre lojas.. :mrgreen:

 

Ah, já quase que me esquecia, acho que com 600 euros de orçamento ficavas melhor servido se mandasses fazer o teu aqua por medida e comprasses o restante material em separado, até mesmo aqui no fórum - encontra-se bom material usado e dá para poupar uns euros. Aí no norte há uma casa que faz aquas por encomenda com bons acabamentos e a preços bem em conta.

 

Cumprimentos

 

é um armazem em vila do conde, tem alguma variedade de aquas ;) tds eles com movel desde 400 até 1500€,kem xega ao porto basta apanhar o metro até a povoa, alguem interesado até posso la levar :), eu kia um aqua mas já com um móvel :puppydogeyes: hj comprei um livro "Manual dos Peixes de aquario" é bastante interessante pois fala de mais de 200 especies de peixes, tds eles de agua doce, incluindo alimentação, respectiva origem dos peixes (pais),tempertatura perfeita para a especia, tamanho adulto, dificuldade de manutenção, e o respectivo ph! acho indispensavel para qualquer pessoa k possua aquarios :) Preço 18€ com 256 pag :)

continuo a aguardar dicas sobre aquarios :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais um reparo... evita escreveres com "escrita SMS" faz parte das regras do Forum... preza-se a lingua Portuguesa no seu estado natural! Não te esqueças que o Fórum é consultado por pessoas de todas as idades e de todo o Mundo e o facto de se escrever em portugues correcto facilita e muito a comunicação... já agora como não parece que o tenhas feito... dá uma leitura às regras do Fórum.

 

Quanto ao aquário em causa... parece-me caro!

 

Como te disse antes... compra o maior que puderes comprar, sem te esqueceres de reservar orçamento para sistema de filtragem! Evita as biobox apesar de um apararente bom volume para massas filtrantes a sua eficiência é reduzida e será sempre preferível um filtro externo.

 

Podes sempre tentar constuir um aquário à tua medida, existem vários locais de confiança para o fazerem perto de ti!

 

Para teres uma ideia, o meu aquário (1500x450x500) ficou por 300 Euros!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais um reparo... evita escreveres com "escrita SMS" faz parte das regras do Forum... preza-se a lingua Portuguesa no seu estado natural! Não te esqueças que o Fórum é consultado por pessoas de todas as idades e de todo o Mundo e o facto de se escrever em portugues correcto facilita e muito a comunicação... já agora como não parece que o tenhas feito... dá uma leitura às regras do Fórum.

 

Quanto ao aquário em causa... parece-me caro!

 

Como te disse antes... compra o maior que puderes comprar, sem te esqueceres de reservar orçamento para sistema de filtragem! Evita as biobox apesar de um apararente bom volume para massas filtrantes a sua eficiência é reduzida e será sempre preferível um filtro externo.

 

Podes sempre tentar constuir um aquário à tua medida, existem vários locais de confiança para o fazerem perto de ti!

 

Para teres uma ideia, o meu aquário (1500x450x500) ficou por 300 Euros!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

boas,

 

 

agradeço a tua correcção pela maneira como escrevo o texto :oops:

mandase fazer um aquario ou uma piscina?

o problema é k eu queria um aquario com movel a condizer com o mesmo aquario, um aquario com 200L acham que um filtro exteriro com 1100 L/hora seja adequado?

tou a pensar em peixes do lago malawi! axam que 200L é adequado?

obrigado pela vossa ajuda :rainbowafro:

 

Fábio Freitas

Editado por enhoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim 1100 litros / hora para 200 Litros de água é um bom sistema de filtragem!

 

Agora depende do que queres montar... se a tua opção passar por ciclideos africanos ou peixes de maior porte um aquário com, no mínimo 1,50 m é a melhor opção!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim 1100 litros / hora para 200 Litros de água é um bom sistema de filtragem!

 

Agora depende do que queres montar... se a tua opção passar por ciclideos africanos ou peixes de maior porte um aquário com, no mínimo 1,50 m é a melhor opção!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

boas mais uma vez,

 

então achas que um aquario de 100*40*70 não seja o mais indicada para ciclideos do lago malawi?

ñao tenho que ter necessariamente muitos peixes, apenas os suficientes para o tornar num sitio bastante atractivo e tranquilizante.

Continuo a agradecer as vossas respostas :)

Editado por enhoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse, com essa dimensão para Lago Malawi podes, no máximo, meter dois trios de duas espécies de Mbunas (e apenas estes) dos mais pacíficos e pequenos!

 

Penso que assim um aquário de Malawi perde um pouco a sua piada!

 

Com 1,20 m poderias meter 3 a 4 trios e com 1,50 m 5 a 7 trios! Assim as coisas ganham mais piada, cor e movimento!

 

Com apenas um metro para além do que te disse podes sempre optar pelo Lago Tanganyika (3 espécies já ficam bem aí) ou Rios Africanos.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse, com essa dimensão para Lago Malawi podes, no máximo, meter dois trios de duas espécies de Mbunas (e apenas estes) dos mais pacíficos e pequenos!

 

Penso que assim um aquário de Malawi perde um pouco a sua piada!

 

Com 1,20 m poderias meter 3 a 4 trios e com 1,50 m 5 a 7 trios! Assim as coisas ganham mais piada, cor e movimento!

 

Com apenas um metro para além do que te disse podes sempre optar pelo Lago Tanganyika (3 espécies já ficam bem aí) ou Rios Africanos.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

boas,

 

Neste presciso momento tive um desgosto em saber que nao seria indicado as especies do lago de malawi,

mesmo assim poderias indicar-me que 3 especies do Lago Tanganyika, que fikariam engraçado e que davam bastante vida num aqua de 200L?

Penso arrancar em breve o meu projecto, mas prefiro ter antes uma ideia e um projecto (Teórico) ja construido antes de passar para o prático!

gosto muito de especies coloridas :) (Se é que já ajuda na escolha )

mais uma vez muito obrigado pela ajuda e aguardo resposta.

 

Fábio Freitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Resumidamente os peixes do Lago Malawi são mais coloridos (talvez só ultrpassados pelos do Lago Victoria) e os do Tanganyika são mais interessantes em termos de comportamento. Por outro lado, no Lago Tanganyika podes ocupar várias estratos da coluna de água ao invés dos Mbunas que partilham todos os mesmos estratos! Ainda e finalmente em termos de formas e comportamentos os peixes do Tanganyika têm maior variedade.

 

Para apenas um metro de aquário, como te disse, acho complicado manter em condições Mbunas do Malawi (acho que um aquário de um metro com 3 peixes de 10-12 cm não tem muita piada), mas é a minha opinião.

 

Ao optares pelo Lago Tanganyika poderás manter sem grandes problemas 3 espécies de peixes de diferentes habitats / estratos:

 

Peixes de águas livres:

 

Opção 1 - Cardume de Cyprichromis leptosoma (2 Machos e 4 Fêmeas)

 

Foto de 2 Machos "Mpulungu"

pa230007copy640cg4.jpg

 

Foto de 1 Macho e 1 Fêmea

p6230084cyprisli8.jpg

 

 

 

Opção 2 - Cardume de Paracyprichromis nigripinis

 

Paracyprichromis Macho

100_1743.jpg

Foto de Nelson Mangana

100_1780.jpg

Foto de Nelson Mangana

 

Paracyprichromis Femea

100_1720.jpg

Foto de Nelson Mangana

 

 

Peixes para Zona de Rochas:

 

Opção 1 - Julidochromis transcriptus

 

http://img172.imageshack.us/my.php?image=p1050019copyry7.jpg

 

p1050023copyvq3.jpg

 

 

Opção 2 - Lamprologus caudopuctatus

 

punk1.jpg

Foto de Nelson Mangana

 

 

Peixes de Cochas / Conchículas

 

Opção 1 - 'Lamprologus' ocelaltus

Macho e Fêmea

p8020026copymb7.jpg

 

 

Opção 2 - 'Lamprologus' similis ou 'Lamprologus' multifasciatus

Multifasciatus macho

100_1730.jpg

Foto de Nelson Mangana

 

 

Opção 3 - Altolamprologus sp. "compressiceps Shell" "Sumbu"

100_1776.jpg

Foto de Nelson Mangana

 

Existem muitas mais variedades mas algumas não dão para somente 1 metro de aquário!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Resumidamente os peixes do Lago Malawi são mais coloridos (talvez só ultrpassados pelos do Lago Victoria) e os do Tanganyika são mais interessantes em termos de comportamento. Por outro lado, no Lago Tanganyika podes ocupar várias estratos da coluna de água ao invés dos Mbunas que partilham todos os mesmos estratos! Ainda e finalmente em termos de formas e comportamentos os peixes do Tanganyika têm maior variedade.

 

Para apenas um metro de aquário, como te disse, acho complicado manter em condições Mbunas do Malawi (acho que um aquário de um metro com 3 peixes de 10-12 cm não tem muita piada), mas é a minha opinião.

 

Ao optares pelo Lago Tanganyika poderás manter sem grandes problemas 3 espécies de peixes de diferentes habitats / estratos:

 

Peixes de águas livres:

 

Opção 1 - Cardume de Cyprichromis leptosoma (2 Machos e 4 Fêmeas)

 

Foto de 2 Machos "Mpulungu"

pa230007copy640cg4.jpg

 

Foto de 1 Macho e 1 Fêmea

p6230084cyprisli8.jpg

Opção 2 - Cardume de Paracyprichromis nigripinis

 

Paracyprichromis Macho

100_1743.jpg

Foto de Nelson Mangana

100_1780.jpg

Foto de Nelson Mangana

 

Paracyprichromis Femea

100_1720.jpg

Foto de Nelson Mangana

Peixes para Zona de Rochas:

 

Opção 1 - Julidochromis transcriptus

 

http://img172.imageshack.us/my.php?image=p1050019copyry7.jpg

 

p1050023copyvq3.jpg

Opção 2 - Lamprologus caudopuctatus

 

punk1.jpg

Foto de Nelson Mangana

Peixes de Cochas / Conchículas

 

Opção 1 - 'Lamprologus' ocelaltus

Macho e Fêmea

p8020026copymb7.jpg

Opção 2 - 'Lamprologus' similis ou 'Lamprologus' multifasciatus

Multifasciatus macho

100_1730.jpg

Foto de Nelson Mangana

Opção 3 - Altolamprologus sp. "compressiceps Shell" "Sumbu"

100_1776.jpg

Foto de Nelson Mangana

 

Existem muitas mais variedades mas algumas não dão para somente 1 metro de aquário!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

Boas,

 

Realmente irei optar por LAGO TANGANYIKA, creio que tem uma variedade bastante interesante,

estive a ler sobre algumas das especies mencionadas e fiquei bastante curioso pois tem um comportamento bastante interesante ;)

estive a pesquisar sobre um fundo 3d, e como pensei em ciclideos ja fiz uma encomenda.

Que acham deste: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...p6TzYIwTaohCcdS

é um fundo rochoso, pelo que penso k fiquará lindamente no aquario ;)

visto que tb gostei desta combinação quandos deverei introduzir de cada especie?

 

Lamprologus' similis ou 'Lamprologus' multifasciatus

 

Lamprologus caudopuctatus

 

Cardume de Cyprichromis leptosoma

 

 

esperarei mais respostas e ideias :)

Editado por enhoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses fundos resultam bem, acho que foi uma boa escolha!

 

Quanto à fauna:

 

Cyprichromis - como já tinha dito 1 a 2 machos e 3 a 4 fêmeas. O ideal 2 Machos e 4 Fêmeas!

 

Similis ou multifasciatus - sendo peixes de colónia, pelo menos 4 a 6, mas apenas uma das espécies não mistures as duas!

 

Caudopunctatus - Casal já formado ou 4 a 6 individuos até teres um casal, depois retiras os restantes!

 

Está uma pessoa nas ofertas a vender casais já formados de Caudopuctatus!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses fundos resultam bem, acho que foi uma boa escolha!

 

Quanto à fauna:

 

Cyprichromis - como já tinha dito 1 a 2 machos e 3 a 4 fêmeas. O ideal 2 Machos e 4 Fêmeas!

 

Similis ou multifasciatus - sendo peixes de colónia, pelo menos 4 a 6, mas apenas uma das espécies não mistures as duas!

 

Caudopunctatus - Casal já formado ou 4 a 6 individuos até teres um casal, depois retiras os restantes!

 

Está uma pessoa nas ofertas a vender casais já formados de Caudopuctatus!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

boas,

 

Mais uma vez muito obrigado por ajudar!

em relação aos peixes vou seguir os teus concelhos

relativamente a pergunta Similis ou multifasciatus? vou optar por Similis.

agora tenho mais uma duvida,

em termos de algumas especies de "come algas" aconselhas alguma? ou não é necesario intruduzir?

E quanto a alimentação o que aconselham?

mais uma vez muito obrigado pela ajuda! banana rock

Editado por enhoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em termos de algumas especies de "come algas" aconselhas alguma? ou não é necesario intruduzir?

E quanto a alimentação o que aconselham?

mais uma vez muito obrigado pela ajuda! banana rock

 

 

Come algas = Pomacea bridgesii (Caracol Maçã, Pomácia Amarela) são bons aliados!

 

Quanto à alimentação evita dar larvas de mosquito e opta sempre por alimentos de elevada qualidade e variados (2 a 3 tipos comida para ir variando).

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Come algas = Pomacea bridgesii (Caracol Maçã, Pomácia Amarela) são bons aliados!

 

Quanto à alimentação evita dar larvas de mosquito e opta sempre por alimentos de elevada qualidade e variados (2 a 3 tipos comida para ir variando).

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

quantos Pomacea bridgesii deverei por?

Ja ando a fazer uma lista do que presciso banana rock

obrigado pela ajuda :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.